TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Um Grito De Justiça

Casos: Filme Um Grito De Justiça. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 2

Daens – Um Grito de Justiça

A degradação que a população era submetida no processo de industrialização

Ricardo FlaittClássicos & Cults, Destaque, DVDteca Básica29.09.2012

Share on email

Share on print

Comente

A segunda metade do século XIX é marcada pela consolidação do sistema de produção capitalista.

Considerado por historiadores como a Segunda Revolução Industrial, este período apresentou grande avanço tecnológico e científico. Com isso, naturalmente, o mundo do trabalho também sofrera profundas transformações.

Sob essa nova ordem socioeconômica, homens, mulheres e crianças, para sobreviver, viam-se obrigadas a vender o único bem que lhes restavam: sua força de trabalho.

Como engrenagens do Sistema, as pessoas eram submetidas a desumanas jornadas de trabalho de até 16 horas diárias, em locais insalubres, tendo que repetir incessantemente (divisão do trabalho) o mesmo movimento nas máquinas.

Não existiam leis e garantias trabalhistas, o que dava margem a terríveis abusos patronais como assédios morais e sexuais.

O filme “Daens – Um Grito de Justiça” narra a história do padre belga Adolf Daens, que se transfere para a cidade Aalst, no final do século XIX. Chegando lá, depara-se com a degradação em que a população era submetida nesse processo agudo de industrialização.

Sensível e esclarecido homem de seu tempo, Daens indigna-se ao se deparar com as constantes mortes por acidentes nas indústrias, pela fome, congeladas pelo frio, e demais causas devido às condições miseráveis em que viviam as famílias operárias.

Em Aalst, Daens instala-se na casa do irmão Peter, dono do jornal local “O Operário”. Por meio do instrumento ideológico do irmão, Daens publica o artigo “Chega de Crianças Mortas em AAlst”, denunciando a exploração do trabalho infantil nas fábricas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com