TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O filme Daens um grito de justiça

Por:   •  18/11/2015  •  Resenha  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  3.223 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo

O filme Daens um grito de justiça tem a sua trama retratada no final do século XIX em Aalst uma cidade da Bélgica. Esse período histórico é marcado pelo domínio das ciências, vistas de forma clara na Revolução Industrial momento em que há uma transição da produção artesanal para a maquinaria.

        De autônomos, os artesãos foram rebaixados para funcionários dos empresários donos das fábricas. Sendo escravizados por um sistema altamente capitalista, que prioriza não só o acumulo de riquezas, mas também o poder politico e social.

         Adolf Daens padre Belga volta à cidade e se transforma num justiceiro da classe oprimida. Embora, seja maioria, a massa trabalhadora é dominada por essa minoria composta de burgueses, empresários, políticos e principalmente a Igreja. Uma das principais vilãs do enredo.

        Diversas correntes politicas e sociais são manifestadas, entre elas estão o socialismo e o radicalismo. O socialismo buscava uma transformação social através da distribuição equilibrada de riquezas, não deveria haver classes sociais e uma reforma precisaria ser feita, o que de fato não foi bem aceito por essas classes dominantes. Já os radicais eram oriundos da massa que estavam insatisfeitos com o trabalho exaustivo nas fábricas.

        As grandes indústrias tomaram o bem mais precioso dessas pessoas, que era a sua força de trabalho. Não existiam leis trabalhistas, pessoas chegavam a trabalhar mais de 16 horas por dia, com fome e em condições insalubres, muitos não sobreviviam, pois não conseguiam voltar para casa e morriam congeladas.

        É inverno, os moradores dessa pequena cidade, precisam se aquecer para não morrer de frio, o carvão é a fonte energética utilizada por esses indivíduos. Mas nem todos tem a chance de chegar sã e salvo em casa e esse foi o caso de uma pequena menina chamada Nini.

        Nini estava grávida, mas não foi amparada por sua família, ao invés disso foi humilhada e subjugada. Por quem deveria dar a mão, no entanto, é jogada no abismo da solidão. Morreu como uma indigente, muitos diziam que não era gente como a gente, nem sabiam o que fazer com o seu corpo, então entra ai a figura do grande personagem da história.

        Daens se revolta, chega a pagar para que essa pequena garotinha seja enterrada como deve ser feito. Mas sua indignação não fica por ai, na gráfica do seu irmão Peter, escreve a seguinte manchete: CHEGA DE CRIANÇAS MORTAS EM AALST. Num artigo ainda cita que ‘‘crianças morrem de frio diante de fábricas de roupas para ricos’’.

        Logo, as classes dominantes se revoltam com o conteúdo da matéria, cogitam a possibilidade de falar com o Woeste presidente do partido católico e defensor dos interesses da burguesia no parlamento. Eugene Borremans dono da fábrica é um dos mais insatisfeitos e busca reduzir o salário de 1,60 francos por 14 horas, para 1,40 na mesma faixa de tempo.

Um comitê é chamado para investigar a presença dessas crianças na indústria de tecidos, mas estas são trancadas em um armário e só saem quando Schmitt as chama. Este por sua vez é mandachuva dos poderosos, mesmo sendo de classe baixa.

        Nette Scholliers até tenta alertar os investigadores, mas estes não entendem a sua língua Flamenga e fica por isso mesmo. Logo, a extensa rotina de trabalho é mantida e as crianças voltam aos seus postos no serviço. As mulheres e crianças são contratadas em grande escala por serem mãos de obra baratas. E milhares de homens são proibidos de voltar para as suas antigas funções.

        O estupro é visto como uma prática comum nesses ambientes, tanto é que ela sobre um abuso pelo contramestre Schmitt. De lá pra cá muitas coisas mudaram em relação a isso, mas em alguns países é legalizado pela constituição que mulheres sejam estupradas, um deles é o Estado Islâmico que permitiu o direito de estuprar uma adolescente de 12 anos só porque possuía uma religião diferente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com