TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME "DAENS - UM GRITO DE JUSTIÇA"

Por:   •  23/12/2015  •  Resenha  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  2.106 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DO CEARA

RESENHA DO FILME

DAENS – UM GRITO DE JUSTIÇA

Aluna: Ana Paula Gonçalves Lima

Professora: Maiara Campos

Questão Social e Serviço Social

Iguatu

Dezembro 2015

“DAENS – UM GRITO DE JUSTIÇA”

TITULO: DAENS

DIRETOR: STIJN CONINX

PRODUÇÃO: BEL/1992

GENERO: BIOGRAFIA/ DRAMA

 O filme nos traz momentos em que o padre Daens busca intervir e ajudar a classe trabalhadora, classe essa humilhada explorada que vivia em situações degradantes por melhores condições de vida. Esses trabalhadores participavam de uma equipe que trabalhava em uma fabrica têxtil. O ano descrito é meados e 1890, onde mulheres e crianças eram super explorados não havia nenhuma preocupação por parte dos empregadores, ou melhor, da burguesia em dar melhores condições para esses trabalhadores porque visava sempre o lucro. Um marco importante que acontece no filme é a Revolução industrial onde essa classe esmagada cria consciência de luta em busca de uma causa própria melhorias para a sua classe.

As grandes indústrias preferiam empregar mulheres e crianças sendo essas muitas vezes menores de 7 anos, eles eram submetidos a longas jornadas de trabalho de ate 16 horas por dia, e sem nenhuma proteção mínima, eram vitimas de graves acidentes onde perdiam membros nos grandes teares ou ate mesmo a vida como retrata o filme com a morte da criança em uma das maquinas, que causa uma grande revolta entre os trabalhadores. Nisso a classe era extremamente pobre e morava em casas pequenas e em lugares sujos e insalubres o que ganhavam nessas fabricas mal dava para sobreviver, eram obrigadas pelas condições sócias em que viviam a se manter em seus serviços sendo explorados.

O filme, ainda traz elementos como o “exercito industrial de reserva” que lemos no livro da autora Josiane Soares, esses trabalhadores tinham que produzir absurdamente para manter o Maximo de lucro possível para o capital e acumular mais-valia, e o detalhe mais absurdo seria o que se esses trabalhadores não suportassem tamanha exploração e sua força de trabalho não gerasse lucro havia milhares de outras pessoas aguardando essa vaga nas indústrias, pois a situação era de extrema pobreza, onde a procura era bem maior que a oferta.

Um outro tópico do filme que merece destaque é a participação da Igreja ou melhor a não participação , a entidade tem e sempre teve ate hoje o poder de interferir nessas questões de forma positiva, mas nessa fase do capitalismo não esteve preocupada com o bem estar ou apenas com as melhorias de condições desses operários, e em oposição a isso fez foi manter uma relação de perseguição ao padre Daens que estava a favor do povo perante o estado.

Vimos que esse pequeno grupo de lutadores não foi suficiente para mobilizar a Igreja da época a interceder por sua classe oprimida.

Hoje temos grandes e consideráveis mudanças nas leis trabalhistas, onde crianças são proibidas de trabalhar e as jornadas de trabalhos diminuíram praticamente pela metade, temos varias organizações de trabalhadores e sindicatos que crescem e se fortalecem a cada dia. Enfim mudanças sociais foram preciso e conseguimos muitas conquistas perante a burguesia.

Vimos que a luta e os movimentos sociais são totalmente válidos e que devemos sim questionar, brigar e reinvidicar os nossos direitos nessa sociedade extremamente capitalista onde a riqueza é socialmente produzida e cumulada nas mãos de poucos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com