TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Por:   •  20/11/2015  •  Abstract  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

2. Contextualização do tema

2.1 A origem da escrita

Desde os primórdios (40.000 a.C.) até hoje em dia o mundo é repleto de imagens e escritas de diversos contextos: registros de presenças, artísticas, políticas entre outras.

Fazendo um regaste histórico podemos entender quando surgiram essas expressões e qual a ligação delas com grafite. A Arte Rupestre, é a forma de expressão e registro mais antigo da ação humana, ou seja, grafias e desenhos nas paredes das cavernas, onde supostamente o homem paleolítico registrou sua presença.

Temos também os registros em túmulos dos faraós Egípcios em que imagens e textos contam histórias, essa forma de comunicação também foi utilizada por povos do Oriente, como China e Índia. Em Roma, os primeiros cristãos gravaram sinais religiosos nas catacumbas onde se reuniam em segredos. Há várias civilizações primitivas e antigas, que a imagem e a escrita estão presente como registro da história.

Se compararmos esses fatos históricos com o momento atual, a origem da escrita e da arte visual pode ser entendida hoje como o Grafite, possuindo uma adaptação aperfeiçoada em anos e anos da ação humana em registrar sua marca e fazer arte. Grafite é uma arte de rua (que esta conseguindo espaço em galerias) como voz ativa de uma sociedade insatisfeita e oprimida. Em tempos mais atuais (no inicio da Guerra Fria) temos o exemplo de Berlin que teve o maior pedaço de parede (1,3 km) decorado por grafiteiros naquele tempo. Ficaram marcadas sua derrubada e a distribuição dos fragmentos de paredes e tijolos, que estavam contidos além de inscrições, desenhos de paz e a liberdade, feitos por grafiteiros do mundo todo como uma lembrança. Tanto que alguns fragmentos foram vendidos e disputados por valores altos. O muro de Berlim veio abaixo após diversas manifestações de cidadãos da Alemanha oriental pela liberdade ao ocidente. Tais manifestações e a queda do Muro foram analisadas de diversas formas pelos historiadores e ficou visível a inserção da arte no meio urbano como forma de intervenção e auxilio nas reivindicações do povo, a arte auxiliando a expressão social.

A etimologia da palavra grafite significa bastone de grafita, mineral de carbono empregado fabricação de lápis. Origem da expressão grafismo que significa modo do escrever peculiar a um individuo. Apresentou também origem à palavra italiana graffito, no como plural graffiti. Com registro no Dicionário Oxford de Arte que significa arranhado, rabiscado, desenho ou inscrição gravada, pintada ou desenhada em uma parede.Grafite pode ser um desenho pintado ou uma inscrição escrita, atualmente já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana ( arte de rua) em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. As imagens ou desenhos realizados pelos grafiteiros são diversos, cada um tem seu estilo e motivações, maneira própria de expressão e também podem abranger vários objetivos, ser abstratos ou visivelmente identificados, esteticamente diferentes e empregando subjetividade.

Com utilização de palavra ou sigla no grafite, além do que está expresso no desenho ou na palavra grafitada são usadas fontes que marcam a identidade de quem escreve, sendo que cada grafiteiro e pichador têm sua própria “tag” (assinatura, nome, apelido) que pode ser complementada por desenhos siglas ou o puro nome. Em geral, os grafiteiros e pichadores firmam suas obras com a “tag” ou às vezes fazem da “tag” sua obra (mais comum os pichadores), que é complementada com referências ao bairro de residência e se forem pertencentes a um grupo. Então esse movimento de interligação entre grafite e nomes próprios é como registrar assinar ou fazer dessa assinatura sua arte.

2.2 A história do Grafite

Pelos relatos e vestígios vimos que o grafite pode existir desde a Origem da escrita, porém o grafite que conhecemos nas ruas surgiu através do hip hop.

Historicamente, o hip-hop surgiu como um movimento cultural produzido por jovens negros e latinos de Nova Iorque no fim de 1960, um período onde começou a surgir uma profusão de estilos subculturais que se estruturavam gradualmente sob a ótica de uma cultura transnacional, globalizada.

O hip-hop é um gênero musical, que desde a sua origem é associada a uma arte influenciada pelas condições de opressão estruturadas historicamente, e que permite uma reflexão para o leque de características que se incluem nessas condições, como por exemplo a luta pela igualdade.

O grafite, que é o nosso principal tema, é uma das estéticas artísticas associadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com