TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Integral em Saúde

Por:   •  5/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 5

Atuação da fisioterapia

A amamentação como sendo um tema da nossa atualidade, no qual tem sido extremamente comentado, principalmente se tratando de redes sociais e de postos de saúde, os profissionais da área da fisioterapia que ira tratar do incentivo á amamentação serão os fisioterapeutas.

O trabalho dos fisioterapeutas se começa, ou pelo menos deveria começar durante o inicio de sua gestação, na onde o fisioterapeuta terá que avaliar os seios da futura mãe e também devera levar em consideração o seu tamanho, a sensibilidade e o formato dos mamilos (que são: plano, pseudoinvertido, invertido)

A fisioterapeuta ira avaliar e ensinar como a futura mamãe irá amamentar, ela ira e devera explicar e sanar vários duvidas como por exemplo; há mulheres que acreditam que por ter o mamilo plano (que é um mamilo que é nem para fora e nem para dentro) e o mamilo invertido (que é o mamilo voltado para dentro, com um estimulo bem complicado, que muitas vezes trás algumas dificuldades para a mãe amamentar) que não conseguiram amamentar o que é um mito, pois já foi descoberto que existem que ajudam e auxiliam na amamentação, como a massagem em cruz.

A medica também ira ajudar  com a postura da gestante, no qual dependendo do tamanho do seio da mulher, ela poderá vir a adotar uma postura cifótica ( que é uma violação na postura que é chamada de mudança no aparelho musculoesquelético e muscular), além de vir a ter diversas alterações fisiológicas que ela ira passar durante o período gestacional, e é ai que devera se adequar a postura para evitar dores maiores, além de fortalecer os membros superiores, e fisioterapeuta devera ensinar as posturas corretas para amamentação ( tanto para a mulher quanto para o bebê).

Devera ser bem orientado para a paciente:

  1. O tempo correto para se alimentar
  2. O tempo que o bebe pode ficar sem se alimentar
  3. As caretas que o neném pode fazer quando ele estiver com fome
  4. Alimentação, entre outras dicas básicas de nutrição
  5. Técnicas corretas de como acordar a criança para mamar quando necessário
  6. Uso de bicos artificiais e uso de pomadas
  7. Primeiros dias da saída de leite e a importância de se revezar entre os seios

Muitas pessoas acham que a fisioterapia mão pode ajudar se tratando da amamentação, o que é um MITO, ela pode ajudar muito, e quando não orientado direto como a questão da postura da criança e da mãe, pode se vir a trazer vários danos a saúde, todas as orientações e apoio faz a diferença durante esse processo no qual vai trazer mais conforto e paz para essa nova jornada que se inicia!

 

Atuação da enfermagem no incentive a amamentação

Desde o inicio de uma gravidez, quando a mulher descobre que esta gravida ela passa a se preparar psicologicamente para dar a luz para um neném, além de ter uma maternidade saudável.

ao mesmo tempo que a mulher passa a se preparar psicologicamente ela tende a ter maiores cuidados com a amamentação correta, fora o laço que a amamentação se torna entre a mulher-mãe e o seu bebê. Porem devido a correria dos dias de trabalho e o quadro atual nos vemos que as futuras mães têm apresentado um quadro de desmame cada vez mais crescentes nos dias atuais por conta da necessidade de voltar cedo para o trabalho, aonde as mães tendem a introduzir outros tipos de alimentos para que a criança não corra o riscos de não se acostumar com as outras fontes alimentícias. Por conta disso o governo estabeleceu a licença a maternidade que se tornou uma questão de politica publica, aonde o governo sancionou a lei 11.770 de 09 de setembro de 2008, prorrogando a licença a maternidade por 60 dias, e mediante a concessão do incentivo fiscal, foi alterada a lei 8.212, de 24 de julho de 1991, que foi de 120 dias para 180 dias para que as mães e bebes fossem beneficiados durante o aleitamento materno.

Diante de tudo isso, a enfermagem tem o grande papel na conscientização das mães sobre a importância do leite materno durante os seis primeiros meses de vida do neném.

Alguns benefícios que o aleitamento materno

  1. Existem bactérias benéficas que iram ajudar no desenvolvimento da flora bacteriana da criança, além de ser essencial para o desenvolvimento imunológico da criança;
  2. A amamentação facilita na interação do desenvolvimento cognitivo da criança por conta de ter um efeito positivo nas relações entre mae e filho
  3. A mae da criança ira produzir diversos anticorpos que são produzidos especialmente para proteger o bebe contra os patógenos adquiridos no seu entorno

A enfermagem tende a trabalhar junto com a sociedade na prestação devida de assistência e também na educação continuada, aonde ele ira ajudar no treinamento durante o pré-natal.

O profissional da saúde atuante da rede básica, hospitalar ou ambulatorial, enfrenta uma demanda bastante diversificada, e para isto, deve estar preparado para orientação da mulher no pós-parto, mostrando a existência de momentos oportunos de educação relacionados a amamentação, comprometendo-se não penas em repassar conhecimentos científicos, “mas principalmente pela arte e sensibilidade que pode desenvolver no outro os sentimentos, vontades e que induzem ao aleitamento materno” (AMORIM; ANDRADE, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (293.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com