TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freud

Tese: Freud. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Tese  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

1. Quais foram as bases para as obras de Freud? (No que, em quem, qual sua inspiração para escrever)

• Influenciado e incentivado a estudar o Sistema Nervoso por seu professor de fisiologia Esnert Brucker (faculdade de medicina) escreveu sua primeira obra em 1877 sobre a Origem das raízes da neuroses posteriores da medula espinhal dos amoceta e a wtima.

• Em 1882 Freud para se casar com Martha largou a carreira científica e decidiu a exercer a Medicina.

• Em 1884 Freud publicou três artigos importantes e fez uma apresentação para a Sociedade Psiquiátrica de Viena sobre os usos terapêuticos da cocaína. Esse experimento não atingiu suas expectativas, por isso seus artigos sobre a cocaína nunca foram aparecido em seus escritos publicados.

• Quando jovem, os escritos de Goethe e as teorias de Charles Darwin o inspiraram Freud a estudar medicina.

• Entre 1892 e 1895, desenvolveu novos estudos com o apoio direto de Wilhelm Fliess e Josef Breuer. Nessa época, utilizou pela primeira vez a hipnose como meio de cura para um caso de uma paciente histérica.

O sucesso obtido no caso motivou Freud e Breuer a produzirem a obra “Estudos sobre a histeria”, que descrevia toda a experiência desenvolvida em torno desse caso.

• Depois que o pai de Freud faleceu, em 1896, ele decidiu anotar e analisar seus próprios sonhos, remetendo-se a sua própria infância e, no processo, determinando as raízes de suas próprias neuroses. Tais anotações tornam-se a fonte para a obra A interpretação dos sonhos. Durante o curso desta auto-analise, chegou a conclusão de que seus próprios problemas eram devidos a uma atração por sua mae e hostilidade ao seu pai. E o famoso “complexo de Édipo, “que se torna o coração da teoria de Freud sobre a origem da neurose em todos seus pacientes. (Segundo Sigmund Freud, o Complexo de Édipo verifica-se quando a criança atinge o período sexual fálico na segunda infância e dá-se então conta da diferença de sexos, tendendo a fixar a sua atenção libidinosa nas pessoas do sexo oposto no ambiente familiar.)

• (1897) Paralisias cerebrais infantis. (Teoria do funcionamento especifico das células nervosas (os futuros neurônios)).

• Nos primeiros anos de século XX, Freud promovia diversas reuniões com jovens médicos interessados em descobrir os princípios da psicanálise. Nessa mesma época, foram publicadas importantes obras do pensamento freudiano como “Interpretação dos Sonhos” (1900), “Fragmento de análise de um caso de histeria” (1905), “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade” e “O delírio dos sonhos”, estes dois últimos publicados em 1907.

• Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, Freud sofreu com os distúrbios do conflito e a perda de sua filha Sophie. O sangrento combate e a tristeza pela morte de um ente querido serviram de pano de fundo para que ele escrevesse, em 1923, "O Ego e o Id", livro onde discorreu sobre as contradições que inserem os atos humanos entre a preservação da vida e a busca pela morte.

• Na década de 1930, a vida de Freud foi mais uma vez abalada com as abruptas transformações instituídas pela campanha anti-semita imposta pelo regime nazista. No ano de 1936, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com