TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freud- Invenção da Psicanalise

Por:   •  16/11/2015  •  Resenha  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  4.252 Visualizações

Página 1 de 6

No documentário da GNT, Sigmund Freud- a Invenção da Psicanalise (1997) ressalta a vida e obra do criador da Psicanalise, de maneira clara e factível, que marcou a historia da humanidade á descobrir que os homens não são capazes de controlar tudo que ate então era tido como especialidade do homem a consciência. Essa nova força ira demostrar uma realidade sexual e é chamada de inconsciente. Após construir o essencial de sua teoria, reuniu um grupo de homens, que se tornou a primeira associação freudiana, nas noites de quarta-feira, que ficou conhecido como Associação psicológica de quarta-feira.

Freud desde sempre valorizado por sua mãe do 3° casamento de seu pai, tinha como objetivo o sucesso, assim ingressou na Universidade de medicina se interessando pelas aulas praticas de biologia e zoologia. Em 1885 mudou-se para Paris, onde entrou em contato com Charcot e os casos de histerias, os quais eram tratados no hospital Salpetriere.

Em 1889 Freud se interessou pelo método catártico feito Breuer que usava no tratamento de Ana O. Pode-se inferir assim, que Freud sofreu influencias sobre sua teoria. Sendo essas, irrefutável para a criação da psicanalise. Foi a partir desse método catártico que Freud fez duas descobertas importantes são essas: A transferência e resistência, onde a transferência ao mesmo tempo em que se constitui a mola precursora da analise pode se torna resistência a ela.  Logo após, Freud casou-se com a mulher que havia lhe esperado Martha e montou seu consultório particular, onde começou atender casos de histeria e neuroses, notou-se a ineficácia do método usado até então e criou um novo método a partir do atendimento a uma paciente que lhe disse “não me toque, não fale, apenas me escute”. Assim, criou-se o divã e a terapia pela fala, onde o paciente falava livremente. Formulando assim, sua teoria a partir dos estudos sobre histeria. Onde segundo ele, essas eram derivadas de conteúdos sexuais reprimidos nas mulheres.

Em 1887 Freud elegerá como sendo seu amigo predileto Fliess, que também pesquisava sobre a fisiologia sexual. Trocando ideias e contribuindo para com a sua teoria. Entretanto, essa amizade não teve muita duração, pois Freud rompeu os laços com Fliess após uma acusação de roubo de ideias.

 Na sua época, é atribuída grande importância para a sexualidade, Freud a priori lançou-se através da teoria da sedução, onde todo os fatos relatados eram tidos como reais, após algumas indagações chegou na conclusão de que não seria possível todas terem sofridos realmente um abuso, criando nesse momento a teoria da fantasia, onde relata que os casos seriam reais sim, mas que essa realidade pertenceria a uma realidade psíquica do individuo. Entretanto, por toda sua teoria, ser envolta da sexualidade infantil, fato que era mal visto em sua época, recebeu varias criticas. Freud realmente era um revolucionário, que traz para sua época uma nova concepção da realidade.

A morte de seu pai leva-o a um intenso trabalho, e nesses trabalhos elabora teorias como a da libido e a energia sexual. Logo depois nos seus estudos, Freud detectou a importância dos sonhos por representar esses desejos recalcados de maneira simbólica, publicando assim o livro “A interpretação de sonhos”.  Associando conceitos como: ato falho, lapso, esquecimentos e sonhos. Para ele, todos possuem uma significação na vida do individuo. Este livro marcou uma nova etapa nas teorias freudianas e um grande avanço na primeira associação freudiana (quartas-feiras), cada vez mais frequentada.

Em 1905, Freud lança os 3 ensaios sobre a teoria sexual, gerando ainda mais criticas, pois relata sobre as fantasias sexuais das crianças, com comportamentos patológicos. A partir disso, Freud formula o complexo de Édipo, que é a representação inconsciente do desejo sexual pelo genitor do sexo oposto e hostilidade pelo o do mesmo sexo. Para ele, toda criança passará por essa situação, para que possa ser superada depois.

Em 1907, marca o inicio de um novo momento para a psicanalise. Freud encontra-se com Jung, que contestará mais adiante suas teorias e romperá seus laços, por Jung tomar novos caminhos. O primeiro interesse de Freud por Jung era o de não tornar a psicanalise exclusivamente judia, pois os homens envoltos da associação freudiana eram todos judeus e ele estava preocupado em abranger o campo de acesso da psicanalise. Nessa mesma data, Freud conhece Ferenczi que se torna o maior psicanalista Freudiano, o qual estudou a relação arcaica com a mãe.

Em 1910, Freud funda a Associação psicanalítica internacional e pede para que jung assuma, mesmo com as discordâncias entre ambos. Após o rompimento com Jung, outro nome aparece, este é Ernest Jones, que contribuirá muito com a expansão da psicanalise. Até aqui podemos evidenciar que com a evolução da psicanalise houve uma sucessão de aliados e rompimentos, pois Freud pretendia repassar suas teorias para com um seguidor fiel. Freud foi um homem ambicioso, como nota-se ao fato de querer cada vez mais evidenciar e progredir sua teoria. Também um homem que não aceitava contradição. Relatos do próprio Jung evidenciam o quanto ele não aceitava ser contrariado, o que também  nos comprovam vários rompimentos no decorrer de sua trajetória.

Em um congresso Freud conheceu Lou Andreas Salome, que vira a ser sua grande aliada, com uma grande amizade. Ela foi a primeira mulher nas noites de quarta-feira. Após a I  guerra mundial e o cenário caótico enfrentado na época, a psicanalise foi se difundindo. Criando associações e formando novos psicanalistas que tinha como objetivo estudar a priori as obras de Freud. Ferenczi por exemplo, teve como analisada Melaine Klein, que se interessou pelo desenvolvimento infantil. Entretanto, não seguindo fielmente os preceitos de Freud, mas estudando com tamanha profundida sobre o tema- relação arcaica com a mãe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com