TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Freud e Psicanálise

Por:   •  11/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Projeção.

Aluno (a): Ana Beatriz de J. O. Andrade

Professor (a): Marcos Macedo.

Data: 08/05/2016.

Resumo sobre Freud e psicanálise.

Psicanálise é a investigação de processos mentais, ou seja, tem como objetivo investigar, compreender e tratar a psique humana, e os problemas do ‘’inconsciente’’. Freud foi o principal teórico a desenvolver as teorias da psicanálise, e através dele temos duas bases primordiais, são elas: A descoberta do inconsciente e a formulação da teoria sexual infantil.

O conceito de ‘’inconsciente’’ para Freud, surge através do conteúdo desconhecido e das regiões obscuras do psiquismo. Ele propôs estudar o inconsciente como as fantasias, sonhos, esquecimentos, enfim, tudo aquilo que surge na consciência humana, porém eram tópicos ignorados por outros pensamentos dentro da psicologia. Ao se questionar por que os pacientes dele se esqueciam dos fatos sobre a vida deles, Freud concluiu que esses fatos teriam sidos reprimidos por uma parte do inconsciente do psiquismo, sendo assim, repressão é oprimir fatos indesejados do plano inconsciente. Ele também usou outro termo, o da resistência, que é a força psíquica que inibe o conteúdo inconsciente a revelar-se a consciência.

Pulsões: Freud definiu pulsão como uma energia orientadora do comportamento, dividindo-se em duas partes: Eros: A pulsão da vida (energia sexual e autopreservação) e Tanatos: A pulsão da morte (pulsão autodestruitiva). Freud tem a teoria do aparelho mental, que é composta por três elementos que se interagem, porém geram conflitos entre si, e cada um desses elementos cuidaria de algum aspecto da nossa personalidade, são eles: Id, Superego e Ego.

Id: Está conosco desde que nascemos, e é regido pelo ‘’princípio do prazer’’, mas seus desejos são frequentemente reprimidos. Tem a função de descarregar as tensões biológicas.

Superego: Tem a função de conter os impulsos causados do Id. Contém os valores morais. Esse não nasce com a gente, e sim aprendemos na sociedade para que possamos viver nela corretamente. É conhecido também como ‘’ideal do ego’’.

Ego: É a consciência, subtrai aos desejos do Id e a repressão do Superego. É conhecido como ‘’princípio da realidade’’, pois, apesar de racionalizar em favor do Id, ele busca as necessidades de satisfazer o Id sem transgredir o Superego.

A relação desses três elementos podem gerar conflitos, emoções negativas como a dor, angústia, ansiedade e etc. Para se proteger dessas consequências, o indivíduo utiliza meios chamados de mecanismo de defesa: Deslocamento, distração, fantasia, identificação, negação da realidade, racionalização, regressão, projeção, idealização e sublimação.

Freud contribui na teoria das fases de desenvolvimento sexuais dos indivíduos, sendo composta por três fases: Oral, anal e genital. Essas fases se desenvolvem nos primeiros meses de vida, também aos 5 ou 6 anos de idade, e estão ligadas ao desenvolvimento do Id.

Fase Oral: Conhecida também como fase da libido oral, onde o prazer se localiza na boca, por exemplo: Ingestão dos alimentos, no seio materno, chupeta, dedos.

Fase Anal: O desejo vem das excreções e fezes. Sujar-se, brincar com massinhas, argilas, barros e etc, também são objetos de prazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (103.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com