TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Trabalho Universitário: GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  3.458 Palavras (14 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 14

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS: RECRUTANDO E SELECIONANDO PESSOAL1

RESUMO

Com as constantes inovações do atual mercado, é possível verificar que não são mais os avanços tecnológicos que fazem a diferença na hora de conquistar o cliente. O maior fator competitivo e de sucesso que uma organização possa ter é a sua equipe de colaboradores. Percebeu-se que as pessoas que compõem uma organização tornaram-se o principal ativo que uma empresa possa ter para encarar o mercado globalizado de hoje, pois, elas formam o “intelectual”, o ser pensante, o “cérebro” da empresa. Pensando neste contexto, é que se procurou mostrar a necessidade de desenvolver estrategicamente o processo de recrutamento e seleção de pessoal, que busca atrair a(s) pessoa(s) certa(s) para fazer parte da organização. Este, porém, deve ser realizado com cautela e utilizando as ferramentas corretas, que se ajustem à realidade da empresa, pois, as pessoas são as peças chave da organização, não podendo ser contratadas por acaso. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância do processo de recrutamento e seleção nas organizações, para a sua eficácia operacional e capacidade competitiva. Para a constituição deste artigo utilizou-se de pesquisas bibliográficas entre autores clássicos e contemporâneos.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão Estratégica. Gestão de Pessoas. Recrutamento e Seleção de Pessoal.

1 INTRODUÇÃO

A administração vem sendo testada diariamente pela tormenta que é o mercado globalizado, todos os dias os administradores precisam inovar para que a empresa tenha resultados positivos e sobreviva o repleto mundo de incertezas, ou seja, o mundo dos negócios.

E a grande de inovação adotada pelas empresas, é a gestão estratégica, que vem se tornando uma grande ferramenta para a busca do apogeu organizacional. As empresas, para se adaptarem às aceleradas modificações do mercado, vêm procurando inovar seus procedimentos continuamente, e, a gestão estratégica auxilia orientando as decisões empresariais, pois buscam integrar a visão do futuro e para o futuro nelas.

Pensando dessa maneira, é que se notou a importância das pessoas que compõem as organizações, são elas que trazem a criatividade e a habilidade para o ambiente organizacional. Portanto, ter pessoas não preparadas e desqualificadas gera prejuízos para a empresa.

Dessa forma, contratá-las tornou-se um fator importantíssimo e estratégico, pois ele deve buscar a pessoa certa para a função certa, assim as empresas passaram cada vez mais e com mais rigor desenvolver o processo de recrutamento e seleção de pessoal, que tem como intuito realizar essa função, trazer “o cara” ideal para compor o quadro de vagas da organização.

Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância da gestão estratégica, ferramenta que vem sendo muito utilizada nos dias de hoje, no processo de recrutamento e seleção de pessoal, que é imprescindível e de grande importância para as organizações que buscam o sucesso. E, é neste contexto que esta sua relevância, pois busca mostrar a necessidade e as dificuldades que as empresas estão tendo para a escolha do trabalhador certo para suas funções, visto que esta nele o “conhecimento” para a obtenção do êxito operacional.

Para desenvolver o tema, utilizou-se de pesquisas bibliográficas para sua constituição e buscaram-se as análises de autores clássicos e contemporâneos, e também publicações expostas na internet.

Tal trabalho esta organizado da seguinte maneira: primeiramente, mostra-se o que é uma organização e a importância de seus colaboradores, na seqüência exibem-se conceitos de gestão estratégica, englobando a gestão de pessoas e os recursos humanos, em seguida se discorre a cerca do processo de recrutamento e seleção de pessoal, após se expõem as análises obtidas com o estudo, nas considerações finais, e, por fim, apresentam-se as referências utilizadas nesta composição.

2 EMPRESAS E ORGANIZAÇÓES

A era em que vivemos está composta por instituições organizacionais que estão inseridas no meio social, empresarial e econômico, desenvolvendo atividades nos mais variados campos de atuação, que facilitam a vida social. Essas entidades são organizadas e estruturadas, destinadas à produção ou venda de mercadorias ou serviços, buscando como objetivo o lucro.

“Uma organização é a coordenação planejada das atividades de uma série de pessoas para a consecução de algum propósito ou objetivo, explícito através da divisão do trabalho e função e através de uma hierarquia de autoridade e responsabilidade” (SHEIN, 1982, p. 12).

A verdade é que praticamente tudo que é demandado pela sociedade, é ofertado por organizações, e estas existem e funcionam para fazer alguma coisa, não estão ao esmo ou ao acaso.

De acordo com Chiavenato (2002, p. 31) “organizações são unidades sociais, intencionalmente construídas a fim de atingir objetivos específicos”.

Em uma organização para que os resultados de trabalho transmitam confiança, seriedade e idoneidade são extremamente necessário que as pessoas que fazem parte dela desenvolvam suas funções com qualidade e eficiência. Para isso é necessário que as empresas planejem e se organizem para motivá-las e compromete-las com a estratégia organizacional.

Drucker (2002, p. 55) relata que “a empresa é criada e dirigida por pessoas e não por forças”. Portanto é preciso que estas tenham oportunidades de participar do processo produtivo, tendo a liberdade de ação e pensamento. E Chiavenato (2002, p. 19) diz também que elas “(...) são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões”. Desta forma torna-se extremamente necessário que a “força” operacional da organização esteja satisfeita com seu posto de trabalho, para que assim a organização possa participar do mercado competitivo com êxito.

Nos dias de hoje o fator que faz a diferença no mercado empresarial, globalizado e competitivo não são mais as estruturas físicas, a alta tecnologia e grandes capitais financeiros, estes fatores auxiliam e completam o agente fundamental que são as pessoas da empresa. Com as constantes mudanças e transformações que vem passando a sociedade no seu dia-a-dia, e sendo que, os processos produtivos, quase todos, são executados por organizações, é necessário que estas mostrem diferentes formas de características em sua estrutura, para se tornarem atraentes e competitivas no mercado globalizado (CHIAVENATO, 2002).

Uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com