TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geração canguru

Por:   •  15/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  7.885 Palavras (32 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 32

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ - UNICESUMAR

BRENDA SANTIAGO LEMES

DAIANE MOURA

ELIANE SILVÉRIO

LETICIA THAYSE CARDOSO

NAIARA SILVA

GERAÇÃO CANGURU: “VOA SOZINHO OU VOLTA PARA O NINHO”

MARINGÁ

2015

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ - UNICESUMAR

BRENDA SANTIAGO LEMES

DAIANE MOURA

ELIANE SILVÉRIO

LETICIA THAYSE CARDOSO

NAIARA SILVA

GERAÇÃO CANGURU: “VOA SOZINHO OU VOLTA PARA O NINHO”

Projeto de pesquisa da disciplina Estágio em Psicologia I do curso de Psicologia da área da Saúde do Centro Universitário de Maringá.

Prof. Gilcineia Rose da Silva Santos

MARINGÁ

2015

RESUMO

O presente trabalho teve como principal objetivo pesquisar quais os projetos futuros e quais os motivos, que levam jovens adultos há permanecerem mais tempo na casa dos pais mesmo após terem adquirido independência financeira. O trabalho teve como base o método qualitativo e quantitativo, a partir de uma pesquisa de campo, na qual, foi aplicado um questionário contendo 10 questões fechadas contemplando temas relevantes ao prolongamento da convivência familiar. O referido questionário foi aplicado em uma amostra de 114 jovens entre 22 a 35 anos,graduandos de Psicologia e Engenharia Civil, do 5° ano de uma universidade particular em Maringá-PR.Este estudo revelará as motivações para esse prolongamento familiar decorrente das novas configurações de família e da geração de filhosque permanecem com os pais.

Palavras chaves: Família – dependência – independência – liberdade

INTRODUÇÃO

À crescente mudança na concepção de família vem mudando ao longo do século. Alguns fatores contribuem para estas mudanças, a entrada da mulher no mercado de trabalho, a redução do número de filhos, a expectativa de melhores condições de vida, a presença ativa de jovens em sua família, os valores e sentimentos. Segundo Winnicott (1993), a família é a única entidade que pode atender as necessidades do indivíduo. Tais necessidades incluem tanto a dependência como o caminhar do indivíduo em direção a independência.

Zimerman (2000) trabalha com modelos de famílias, citando sete tipos de famílias, o presente artigo aborda essas configurações familiares. Desse modo é possível perceber as mudanças ocorridas pela família, e suas diferentes características, mudanças essas claramente visíveis através de fotografias. Olhando fotos de família há 50 anos, nota-se uma expressão no rosto de seriedade e rigidez, deixando claramente visível a diferença entre quem é pai e quem é filho. Já as fotografias atuais mostram-se com descontração e informalidade, com atitudes de afeto que às vezes é difícil definir quem é pai ou filho com um simples olhar. Podemos dizer que as famílias antigamente tinham papéis mais rígidos e definidos, em forma hierarquizada, enquanto que hoje se pode dizer que a família é mais dinâmica, flexível, com uma hierarquia menor, e papéis que mudam facilmente.

Nesse contexto, ao contrário da geração dos pais, que experimentaram as revoluções, a busca pela liberdade e a conquista da independência, os filhos de hoje preferem o conforto e sua casa, enquanto parte dos jovens ainda lutam pela conquista de seu "canto", surgem nas famílias os "cangurus". Ao contrário da frase citada em música que diz: "no dia em que sai de casa..." nada se parece com a nova geração conforme apontado por Eizirik e Balas Olá (2013) entre tantos outros autores de geração canguru, que se caracterizam por se tratar de jovens adultos de ambos os sexos que mesmo após terem adquirido independência financeira, permanecem na casa dos pais. Esse fenômeno é comum em jovens de classe alta, nos grandes centros urbanos, mas esse fato está se expandindo em todas as classes, sendo mais comum nos jovens do sexo masculino.

A justificativa dessa geração segundo Eizirik e Balssols (2013) é a de que morando com os pais os jovens poderiam continuar estudando e preparando - se por mais tempo para um mercado de trabalho cada dia mais exigente.

Existem também aqueles jovens que saem de casa para estudar fora, mas ainda assim dependem financeiramente dos pais, recorrendo a eles diante de qualquer problema.

 O presente artigo tem a finalidade de pesquisar quais serão os projetos futuros de jovens graduandos de psicologia, do 5° ano de uma universidade particular em Maringá-PR, e se após terem, terminado a graduação caminharão sozinhos ou voltarão para o ninho? E qual será serão impacto dessa escolha na vida deles.

OBJETIVOS

Objetivos gerais:

Verificar os motivos que levam jovens adultos permanecerem mais tempo na casa dos pais mesmo após terem adquirido independência financeira.

Objetivos específicos:

  • Levantar o numero de alunos do 5° ano do curso de psicologia que moram com os pais.
  • Levantar o numero de alunos que não moram com os pais durante a graduação
  • Verificar o numero de alunos que após a conclusão do curso de graduação pretendem voltar a morar com os pais.
  • Analisar os motivos pelos quais os jovens continuariam morando com os pais.

 

JUSTIFICATIVA

O interesse por esse estudo surgiu mediante ao fato de que muitos filhos estão prolongando de buscar a sua independência, e acabam morando e permanecendo por mais tempo na casa dos pais. Desta forma tentaremos entender e justificar o porquê dessa falta de independência de uma parte dos jovens em relação a sua vida individual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.4 Kb)   pdf (532.6 Kb)   docx (246.3 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com