TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Conhecimento

Ensaios: Gestão De Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  4.185 Palavras (17 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 17

Introdução

Conceituamos gestão do conhecimento, como uma prática que agregará valores à informação e depois irá distribuí-las , sendo um conjunto e processos que visa colaboras para criação, captura e compartilhamento do conhecimento tácito e implícito, entre as pessoas de uma organização, tendo como objetivo a criação de ferramentas que auxiliem na desseminação destes conhecimento entro desta organização.

Grandes empresas em todo mundo estão abraçando iniciativas da Gestão de conhecimento no intuito de explorar de maneira inteligente o seu capital intelectual. Vários executivos estão reconhecendo que sua mais importante vantagem competitiva é o "capital humano" ou "brainware" . As empresas estão sendo compelidas e alavancar o conhecimento interno e extremamente para poderem manter-se competitivas

Este trabalho tem o propósito de estudar o processo de Gestão Estratégica do conhecimento nas organizações através de uma análise crítica, onde levantamos o pressuposto de que este modelo de Gestão é utilizado para instrumentalização do homem e como mecanismo sofisticado de controle social, alienação e poder.

Gestão do Conhecimento

Definições básicas:

Gestão do conhecimento é um processo sistemático de encontrar, relacionar, organizar e apresentar a informação de maneira a melhorar a competência das equipes em áreas específicas. Isto é, procurar, selecionar, analisar e sintetizar criticamente ou de maneira inteligente e racional a grande quantidade de informação disponível, com o fim de que a empresa não tenha que estudar duas vezes um mesmo processo, e desta forma o rendimento organizacional e pessoal.

Utilizando a importante contribuição de Nonaka & Takeushi (1997), temos uma conceituação interessante, em que o conhecimento diferentemente da informação, refere-se a crença e compromisso. E para os autores, é preciso ainda classificar esse conhecimento em duas formas :

- Conhecimento explícito: mais facilmente transmitido, pois já está catalogado, em linguagem formal e historicamente é utilizado pelas organização ocidentais na forma de comunicados, manuais e outros documentos semelhantes.

- Conhecimento tácito: é o conhecimento considerado mais importante e mais difícil de ser identificado e transmitido. trata-se do conhecimento incorporado à experiência individual do colaborador e envolve crenças pessoais, perspectivas, intuições, habilidades e competências .

Além dessa definição, os autores em questão criaram uma espiral do conhecimento, que vai de tácito para tácito, de explícito para explícito, de tácito para explícito e de explícito para tácito. É um processo de articulação interna que permite a internalização do conhecimento por cada colaborador é renovável, sempre em níveis mais elevados, fazendo com que o indivíduo aprenda sempre mais e aplique os conhecimentos em áreas diferentes.

A gestão do conhecimento tem, portanto, que abarcar e abranger todas as áreas de uma empresa, permitindo que se conheça melhor a cadeia de relacionamento e de todas as informações advinhas dela. Clientes, fornecedores, colaboradores, canais de distribuição, processos de produção, concorrentes e mercado em geral são fontes ricas de informação, que contribuem para o gerenciamento dos conhecimentos de qualquer organização.

* Conceitos Básicos de Gestão do Conhecimento:

Para compreender Gestão do Conhecimento, deve-se iniciar escrevendo os conceitos de dados, informação, conhecimento , chegamdo por fim, ao processo de gestão do conhecimento.

Dado pode ter significados distintos, dependendo do contexto no qual a palavra é utilizada. Para uma organização, dado é o registro estruturado de transações. Genericamente, pode ser definido como um “conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos” (DAVENPORT & PRUSAK, 1998, p. 2). É informação bruta, descrição exata de algo ou de algum evento. Os dados em si não são dotados de relevância, propósito e significado, mas são importantes porque são a matéria-prima essencial para a criação da informação.

Informação é uma mensagem com dados que fazem diferença, podendo ser audível ou visível, e onde existe um emitente e um receptor. É o insumo mais importante da produção humana. “São dados interpretados, dotados de relevância e propósito” (DRUCKER, 1999, p.32). É um fluxo de mensagens, um produto capaz de gerar conhecimento. É um meio ou material necessário para extrair e construir o conhecimento. Afeta o conhecimento acrescentando-lhe algo ou reestruturando-o (MACHLUP, 1983).

O conhecimento deriva da informação assim como esta, dos dados. O conhecimento não é puro nem simples, mas é uma mistura de elementos; é fluido e formalmente estruturado; é intuitivo e, portanto, difícil de ser colocado em palavras ou de ser plenamente entendido em termos lógicos.

É preciso entender que o ser humano não é uma máquina para apertar parafusos, que pode ser utilizado para isso até que não sirva mais. É preciso considerar que o diferencial está na capacidade de criar e alavancar resultados. Por isso, para ter sucesso, as empresas não podem apenas utilizar o termo gestão do conhecimento como modismo, mas têm que implantá-lo na prática.

Incentivar a aprendizagem dos funcionários é muito importante no processo da gestão correta de uma empresa. Não adianta uma organização investir em funcionários criativos, capacitados, inovadores e dinâmicos se a política da empresa for conservadora e acabar por barrar ou inibir essas ações

Como os funcionários são os principais elementos de uma empresa, para que a organização tenha sucesso, é preciso oferecer um ambiente motivacional positivo e aberto às novidades. A empresa deve utilizar métodos arrojados e inovadores, para que o funcionário tenha mais incentivo e aprenda mais, deve-se enquadrá-lo em funções em que ele chances de desenvolver suas habilidades e capacidades. Isso os motiva, fazendo com que aprendam mais e repassem a aprendizagem para outros, colaborando,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com