TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Dissertações: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  1.944 Palavras (8 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 8

ETAPA 3:

Remuneração e Programa de Incentivo

Com a alta do dólar, o Brasil está passando por dificuldades em importar tecidos e com isso a nossa linha de produção com as novas tendências esta defasada, fazendo com que faltem alguns produtos nas grandes redes comerciárias, dando um prejuízo considerável nas empresas ocasionando crise no mercado financeiro.

As organizações estão tendo que aprender a trabalhar mais consciente, terceirizando serviços secundários, fazendo um controle de custos reduzidos e investindo onde é realmente necessário, a fim de atingirem de produtividade adequada e com qualidade.

Criando um Diagnóstico do Ambiente de Trabalho:

- Com que frequência à organização realiza exercícios periódicos de criação de ideias? No sentido de resolver problemas ou identificar oportunidades.

- Existe um sistema de premiação pela geração de idéias e inovação na organização?

- Os coordenadores e supervisores mostram-se efetivamente comprometidos com o processo da criatividade da organização?

- Os coordenadores, supervisores e funcionários estão suficientemente comprometidos com os processos de criatividade na organização?

Os Propósitos necessários para se alcançar objetivos organizacionais:

-Postura e Criatividade (Auto-Motivação).

- Flexibilidade para mudar e aceitar “O Novo”.

- Capacidade para suspender temporariamente o juízo crítico.

- Tolerância consegue mesmo e com os outros (sintonia intra e interpessoal).

Organizações: Trabalhar em Equipe resulta em:

PROPÓSITO:

As organizações são grupos de pessoas que perseguem o Algo que necessitam para se alto realizarem tanto no profissional (cargos elevados) como no pessoal (sonhos) e assim define-se uma melhor maneira de como chegar a essa escolha.

DIVISÃO DE TRABALHO:

Dentro da organização, cada pessoa e cada grupo de pessoas têm um papel específico possibilitando que realize sua missão (aonde pretende chegar).É a divisão do trabalho que permite superar as limitações individuais.

COORDENAÇÃO:

A coordenação funciona por três mecanismos principais:

- Hierarquia Organizacional: Uma organização hierárquica é um grupo de entidades estruturadas que se subordinam a uma ideia, pessoa ou grupo de pessoas central. A pessoa ou o departamento no comando fica no topo da pirâmide. Cada departamento fica abaixo do topo em ordem descendente de subordinação. O fundo largo da pirâmide é preenchido com a massa populacional da organização. Gráficos organizacionais podem ser desenhados para refletir uma estrutura.

- Comunicação Organizacional: A comunicação diária tipicamente ocorre entre um superior imediato e seu subordinado. O supervisor imediato é diretamente responsável pelos resultados entregados por seus subordinados. Iniciativas ou diretivas que envolvem a organização como um todo são entregues do topo da organização para baixo. As diretivas são enviadas especialmente aos superiores de cada departamento listado no gráfico organizacional, e esse departamento superior entrega a iniciativa aos seus subordinados.

- Planejamento: No caso da estratégia empresarial, segundo Chiavenato (2004), a estratégia é o comportamento utilizado pela empresa ou organização para lidar com situações inerentes a seu ambiente.

Para Rodrigues, apud OLIVEIRA (2002), a conceituação da função planejamento nas empresas não é tarefas das mais fáceis, muito em função de sua amplitude e abrangência. Assim, o planejamento pode ser conceituado como um processo concebido para se atingir uma situação almejada, de maneira eficiente, eficaz e efetiva.

A eficácia do planejamento por sua vez começa com o estabelecimento de objetivos e com a definição de planos para alcançá-lo. Dessa forma, torna-se importante estabelecer a abrangência dos objetivos organizacionais, assim como a abrangência do planejamento.

Seguindo a mesma linha hierárquica de abrangência, os objetivos e o planejamento existem em três níveis distintos: Estratégico, tático e operacional.

Planejamento estratégico

É mais amplo e abrange toda a organização, correspondendo ao estabelecimento de um conjunto de providencias a serem tomadas pelo executivo, visando uma situação futura diferente do passado. É projetado a longo-prazo e envolve a empresa como um todo e é definido pela cúpula da organização.

Planejamento tático

Abrange cada departamento ou unidade da organização. O planejamento tático é desenvolvido segundo uma estratégia predeterminada, em nível organizacional inferior, e com a finalidade de melhor utilizar os recursos disponíveis para a consecução dos objetivos.

Planejamento operacional

O planejamento operacional está relacionado a recursos, procedimentos, produtos e resultados esperados. Correspondem a um conjunto de partes homogêneas do planejamento tático, realizado no âmbito de execução das tarefas.

Tanto a definição da estratégia, como a elaboração do planejamento tem na formulação de objetivos organizacionais o atributo necessário em relação ao que se pretende alcançar. Nesse estágio identificam-se as alternativas estratégicas relevantes, qual seja a melhor direção a ser tomada.

Uma vez estabelecidos os objetivos busca-se em seguida avaliar as condições do ambiente externo da organização, a partir do mapeamento desse ambiente, visando estabelecer um conjunto de previsões.

Não menos importante a análise interna das forças e limitações da empresa permitem visualizar as potencialidades e limitações da organização em relação aos objetivos pretendidos.

PLANO DE AÇÃO

O Plano de Ação é o planejamento de todas as ações necessárias para atingir um resultado desejado. É momento importante para a entidade pensar sobre a sua missão, identificando e relacionando as atividades prioritárias para o ano em exercício, tendo em vista os resultados esperados. O Plano de Ação deve deixar claro tudo o que deverá ser feito, como e quando, para o cumprimento de seus objetivos e metas, quando a sua execução envolver mais de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com