TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Monografias: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1:

A Revista Exame publicou, recentemente, reportagem sobre o que algumas cidades brasileiras do interior têm feito a fim de promover a empregabilidade dos cidadãos. A revista afirma que “A economia e a oferta de emprego em 48 cidades do interior do país crescem acima da média nacional.” Leia a reportagem correspondente, acessando o seguinte link: <http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/186/noticias/a-forca-das-cidades-medias-2>. Acesso em: 24 nov. 2013.

Atenção: Não deixe de observar que essa reportagem possui 8 páginas. Use os quadros com números ao final de cada página, para ir para a página seguinte. Leia a reportagem completa.

Agora, recorde que o gestor de pessoas é tido como articulador dos objetivos organizacionais e dos objetivos pessoais dos seus colaboradores, e que, dentre suas muitas funções, estão: o desenho de cargos, a seleção dos novos colaboradores, o treinamento, avaliação de desempenho, gestão do clima e da satisfação laboral.

Assim, com base na leitura da reportagem indicada e considerando todas as indicações que o gestor de pessoas deve seguir em sua função para realizar uma gestão de pessoas estratégica - conforme vimos em nossos estudos -, responda às perguntas propostas abaixo.

a) As especificidades das cidades apresentadas na reportagem podem alterar a metodologia de trabalho de um gestor de pessoas, quando este adota uma gestão estratégica de pessoas? Por quê? (2,0 pontos)

Sim. Em virtude da carência de profissionais especializados e da grande demanda de funcionários, o trabalho do gestor deve começar por uma consultoria interna visando uma maior ênfase na fase de recrutamento e seleção, gerando métodos para a atração e manutenção desses profissionais, procurando criar um comprometimento e adequando a necessidade desses novos colaboradores ao da corporação. Deverá ter sempre uma ação multidisciplinar onde deverá ter muita habilidade e bom relacionamento para criar parceiros para a empresa.

b) Quais pressões e quais desafios sofrem as organizações citadas na reportagem? (1,5 ponto)

As pressões e desafios são inúmeros. Vão desde a carência de profissionais especializados, passando pela dificuldade de manutenção desses profissionais e indo até a falta de estrutura das cidades. Para atrair profissionais, as empresas devem criar programas de incentivos agressivos, com salários vantajosos e benefícios, procurando atrair profissionais de outras praças, principalmente do Sul-Sudeste. Mesmo assim há grande dificuldades no preenchimento de postos de trabalho, como é o caso das cidades de Joinville-SC, Florianópolis-SC e Macaé-RJ. Muitas vezes as empresa tem que realizar o recrutamento de pessoas da própria cidade, muitas vezes sem especialização para o cargo, cabendo à empresa a responsabilidade pela capacitação, treinamento e especialização do colaborador, procurando desenvolver competências e habilidades para a formação de seu capital humano. Dar preferência aos trabalhadores polivalentes e as equipes multifuncionais. Buscar avaliação constante e melhoria continua desenvolvendo ações que estimulem e desenvolvam a competência desses profissionais.

c) À luz do que estudamos, explique o que você recomendaria aos cidadãos interessados em trabalhar nas empresas citadas, para que mantenham sua empregabilidade em dia. (1,5 pontos)

Recomendo o investimento na preparação e qualificação profissional com aprendizagem continuada, interesse e comprometimento. Buscar sempre fazer parte do capital intelectual da corporação além de ser dinâmico e procurar ter uma visão global e sistêmica do mercado.

(Fonte: < http://www.ihara.com.br> ). Acesso em 20 fev. 2014.

Questão 2:

a) Pesquise na internet uma Empresa que adote a Gestão Estratégica e apresente: (5 pontos).

* Nome.

Iharabras S/A Indústrias Químicas

* Ramo de negócio, produtos e serviços.

Defensivos Agrícolas

* Local onde atua.

Brasil

* Missão, Visão e Valores. (1,0 ponto)

Missão e Visão: Com criatividade e espírito pioneiro, faremos do Brasil o maior país agrícola do mundo. Sempre unidos pelos mesmos objetivos, façamos da Iharabras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com