TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  23/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Nome:

Matrícula:

Polo:

AD2 – 2018/01

DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Coordenação: Profª Dr.ª Amália Dias

Caro (a) aluno (a): Essa é a sua Segunda Avaliação a Distância – AD2. Leia atentamente as

 instruções de cada questão abaixo, que definem as etapas de realização das atividades propostas.

Questão 1 (5,0 pontos)

A partir do vídeo sobre o educador Anísio Teixeira (que está disponível no módulo da Aula 09) escreva um texto de 10 a 15 linhas sobre o conteúdo do vídeo. Apresente em seu texto uma relação entre a trajetória intelectual e profissional deste educador e a história da defesa da escola pública gratuita no Brasil.

Dica: Escreva um texto pensando num leitor que não conhece o vídeo que você assistiu. Portanto, apresente uma introdução que situe a trajetória de formação do intelectual, suas ideias e ações no campo educacional e no período histórico correspondente. Após desenvolver o que foi solicitado na questão, lembre-se de produzir uma conclusão sobre a importância do intelectual estudado para a história da educação no Brasil.

Resposta:

 Anísio Teixeira ao iniciar seus estudos pós-graduação nos Estados Unidos entra em contanto com a corrente pragmatista que se desenvolvia em vários países. Final do século XIX e os primeiros 20 anos do século XX houve muitas visões educacionais e Anísio é influenciado por muitas delas vendo a necessidade de uma teoria educacional indissociável de um saber prático. Anísio passa a assumir uma posição filosófica firmada no exemplo de John Dewey que propunha uma educação como um processo de recriação do educando por meio da experimentação, sendo Anísio um dos percursores dessa visão no meio educacional brasileiro.                                                                                                 Anísio tinha como meta a reconstrução dos ideias de uma escola pública e gratuita de todos os níveis. Ele pensava em educação como um processo capaz de restaurar e quebrar as diferenças tão impregnadas na sociedade de seu tempo.                                                                                          Anísio foi pioneiro na implantação de escolas públicas, que refletiam seu objetivo de oferecer educação gratuita para todos. Para ele a escola além de integral, pública, laica e obrigatória, ela deveria ser também municipalizada, para atender aos interesses de cada comunidade cuidando também desde a higiene e saúde da criança até sua preparação para a cidadania.

Conclusão: Anísio foi um importante intelectual para a história da educação no Brasil porque a ele e ao seu pioneirismo devemos a implantação de diversas escolas públicas em todo território nacional, como forma de democratizar o ensino e tornar acessível á aprendizagem, independente da classificação social do indivíduo.

 Questão 2 (5,0 pontos)

A partir do vídeo sobre o educador Florestan Fernandes (que está disponível no módulo da Aula 11), escreva um texto de 10 a 15 linhas sobre o conteúdo do vídeo. Apresente em seu texto uma relação entre a trajetória intelectual e profissional deste educador e a história da defesa da escola pública gratuita no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com