TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habilidades e Competências do Psicólogo Escolar na Inclusão de Alunos com Deficiência

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.425 Palavras (6 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 6

Habilidades e Competências do Psicólogo Escolar  na Inclusão de Alunos com Deficiência

Justificativa:

     O tema do presente trabalho foi escolhido para entender qual é o papel do psicólogo escolar, e suas habilidades e competências na inclusão de alunos com deficiência no contexto escolar.Em 1970 a função do psicólogo escolar passou a sofrer transformações, resultado da lei nº 5692/71, que determinou a obrigatoriedade e gratuidade do ensino escolar para a população, o número de estudantes cresceu e a demanda por atendimento às crianças com problemas de aprendizagem também. Observou-se então que para solucionar as queixas escolares o atendimento individualizado ao aluno seria o melhor, juntamente com a  avaliação da capacidade de aprendizado do aluno e realizando testes, mas  não foi o suficiente para trazer resultados positivos para as diversas dificuldades escolares que surgiram.

      A atuação do psicólogo escolar então passaria por mudanças, foi então que se instaurou um olhar mais ampliado para o contexto escolar. O método de conhecimento educacional não é mais compreendido como uma construção individual, mas com um método de construção conjunta que será realizadas com ajuda  da equipe do contexto escolar. Alguns anos mais tarde a educação especial sofreu varias mudanças devido há vários movimentos sociais que reivindicaram igualdade entre alunos com deficiência e alunos sem deficiência, diante disto as escolas tiveram que se adequar para  assegurar  uma integração educativa positiva,surgido assim as denominadas escolas inclusivas que baseia-se na defesa dos direitos dos alunos com algum tipo de deficiência, para uma educação de qualidade,sem nenhum tipo de exclusão. Para o compreensão do contexto social e educacional é necessário a delimitação do objeto da psicologia escolar, dos caminhos da teoria e metodologia, que ele pode assumir, e a importância da escola na formação do aluno, isso lhe permitirá ter um norte para intervir na escola.

Atribuições do Psicólogo Escolar:

     A formação do Psicólogo no Brasil na maioria das vezes é voltada para uma perspectiva mais clínica e de saúde mental, a Psicologia pode contribuir muito para os processos educacionais. O profissional de psicologia durante curso tem a possibilidade de aprender e entender sobre relações interpessoais, desenvolvimento humano e processos de aprendizagem. Nesse sentido, é também o psicólogo que pode contribuir de varias maneiras com os processos de ensino e de aprendizagem. Segundo Andrada (2005), torna-se extremamente necessário que ele utilize os mais variados diálogos da educação, projetos pedagógicos e interdisciplinares, processos de aprendizagem, manejo e técnicas de grupo, dentre outras propostas de trabalho que priorize o olhar para o aluno e retire esses rótulos e diagnósticos sem análises e observações convincentes.

     A atuação no psicólogo escolar era baseada em um paradigma que se limitava em diagnóstico e encaminhamentos de alunos com problemas de atenção ou concentração, com deficiências intelectuais, problemas familiares, entre outras questões que explicariam o mau desempenho escolar. Atualmente, busca-se o desvencilho das práticas clínicas para um papel mais voltado para os problemas institucionais. O papel do psicólogo escolar exige um olhar diferenciado para com o aluno, família e a instituição. Nessa perspectiva, o psicólogo atende demandas da escola, sempre com foco educacional. Segundo Campos (2017), O desenvolvimento das compentecias  inerentes ao desempenho de suas funções o capacitara para cada vez mais ser um profissional de perfil ativo,critico,político,social e humano,cujas respostas planejadas na pratica encontraram respaldo na teoria.

Habilidades e Competências  do Psicólogo no Âmbito de Escolas Inclusivas:

     A atuação profissional do psicólogo muito avançou nos últimos anos,com a transição do modelo clinico-terapêutico para o modelo institucional,como referência para a intervenção do psicólogo escolar e educacional(Machado 2007);Souza ,2007a,Araujo2006).Sabe-se que a Psicologia pode contribuir de varias formas para os processos de aprendizagem e ensino do aluno, assim o psicólogo educacional/escolar poderá atuar com os vários profissionais, como os professores,diretores,coordenadores e educadores,contribuindo no processo do desenvolvimento de aprendizagem,ensino,social e nos processos de ensino,atuando em segmentos do sistema educacional,realizando diagnostico e intervenções preventivas ou corretivas em grupos ou de formas individuais. O psicólogo também devera trabalhar não só com crianças com algum tipo de deficiência ou  dificuldades de aprendizagem, também pode ajudar na formação continuada de professores, contribuindo com os conhecimentos de psicologia do desenvolvimento , psicologia cognitiva e psicologia da aprendizagem,assim terão  melhores  processos educacionais.Os psicólogos em escolas não devem realizar uma prática clínica,como de tratamento de problemas familiares ,emocionais, distúrbios etc., mas devem compreender os processos educacionais de algumas crianças que apresente dificuldades enquanto outras não.

      Segundo Del Prette,o conhecimento psicológico disponível sobre os fundamentos da educação  e dos processos  de ensino,sobre relações humanas e sobre alternativas construtivas na promoção de recursos profissionais e para o profissionais,aliado ao conhecimento das questões pedagógicas, culturais e políticas que caracterizem os atuais desafios  da educação ,conferem ao psicólogo uma habilitação particularmente desejável para atuação efetiva nessa área.É importante ressaltar que o psicólogo pode trabalhar não só com crianças com dificuldades de aprendizagem, mas também pode auxiliar na formação continuada de professores, contribuindo, por exemplo, com os conhecimentos de psicologia da aprendizagem e do ensino, psicologia do desenvolvimento e psicologia cognitiva para melhorar os processos educacionais.

Algumas Habilidades e Competências do Psicólogo escolar:

  • Ajudar as famílias a entender as necessidades de aprendizagem e saúde mental de seus filhos;
  • Realizar avaliações psicológicas e acadêmicas;
  •  Diminuir os encaminhamentos inadequados para a educação especial;
  • Planejar programas de educação individualizada apropriadas para alunos com deficiência;
  • Avaliar o clima da escola e melhorar a conectividade na escola entre equipe;
  • Comunicar de forma eficaz com os pais sobre o progresso do aluno e orientá-los sobre questões educacionais;
  • Avaliar as necessidades emocionais e comportamentais de estudantes;
  • Prevenir o bullying e outras formas de violência;
  • Reforçar as parcerias Família-Escola;
  • Monitorar o progresso dos alunos;
  •  Ajustar as salas de aula e rotinas para melhorar o engajamento dos alunos e a aprendizagem;
  • Melhorar o desempenho escolar, a motivação e o engajamento de alunos;
  • Realizar avaliações psicológicas e acadêmicas;
  • Modificar e adaptar currículos e formas de instrução;
  • Escolar, alunos e família; 

     Outro aspecto que é novo, e  o olhar para relação do professor –aluno que tornou-se relevante como objeto principal de investigação e cuidado.Também é função  do psicólogo escolar contribuir de maneira preventiva para a saúde mental dos professores, ter  uma atenção à saúde psíquica do docente devido às expectativas em relação aos resultados de seu trabalho. Com esse  trabalho o psicólogo escolar  pode prevenir, algumas doenças relacionadas ao contexto de trabalho,como a Síndrome de Burnout.Além desses pontos de atuação, outra forma de contribuir nesse âmbito é ajudar a diminuir a violência escolar,é também a segregação de pessoas portadoras de necessidades especiais e assegurar 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (164.1 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com