TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES INDIVIDUAIS: UMA ANÁLISE SOBRE OS ALUNOS EM PROCESSO DE FORMAÇÃO NA GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

Por:   •  16/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.142 Palavras (13 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Taiane Fernandes Da Silva

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES INDIVIDUAIS:

UMA ANÁLISE SOBRE OS ALUNOS EM PROCESSO DE FORMAÇÃO NA GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

SEROPÉDICA, 2015


Sumário

RESUMO        

1.        INTRODUÇÃO        

2. OBJETIVOS        

2.1 Objetivos Gerais        

2.2 Objetivos Específicos        

3. HIPÓTESES        

4. JUSTIFICATIVA        

5. REFERENCIAL TEÓRICO        

5.1        Início da Administração Publica como disciplina        

5.2        O Relento        

5.3        Desenvolvimento de Competências        

5.4        Aplicação do Aprendizado na Prática        

5.5        Aperfeiçoamento da Formação        

 


RESUMO

  1. INTRODUÇÃO

Este artigo propõe-se analisar o prisma atual no que tange a formação dos acadêmicos de Administração Pública, na tentativa de promover resoluções sobre a trajetória acadêmica e posterior a esta, quando o indivíduo se depara com o fim de seu percurso dentro do meio institucional e confrontar-se com o mercado que o recebe, seja este Setor Público ou Privado. Somando ainda, identificar os pontos cruciais que um agende/administrador público tende a enfrentar, seja para ser um exímio gestor público e notório elaborador de conteúdo científico.

Esboçando o cenário ao qual estamos submetidos, fica gradativamente evidente a necessidade de um padrão elevado na gênese de gestores públicos. Tendo embasamento nas relações entre sociedade e desenvolvimento, há a nítida percepção de que a sociedade clama por atores de cunho especializado, que possuem domínio de assuntos inerentes à gestão pública de forma sustentável, que vise o progresso da sociedade e por mitigar o empobrecimento da máquina estatal. Busca-se mediante essas características o desenvolvimento da sociedade, visando o alcance do bem estar e o direito de participação social de fato.

“O desempenho da administração pública tem sido deficiente quer no que se refere a seu papel de importante ator no processo de formulação das políticas nas áreas de saúde, trabalho, segurança pública, urbana e metropolitana, transportes, educação etc., quer no que diz respeito à operacionalização e execução dos programas decorrentes dessas políticas. Igualmente deficientes têm sido os sistemas e estruturas de apoio administrativo em que se deveria respaldar mais eficientemente o processo governamental de produção de bens, prestação de serviços, regulamentação e fiscalização de atividades. (CAVALCANTI, 1981,  pg:32)”

Na intenção de explorar as vertentes que uma formação adequada e especializada a qual um discente de Administração Pública tende a ter, concatenando suas habilidades e competências juntamente de capacidade técnica, o presente trabalho tende a comparar esses quesitos com competências e habilidades individuais avaliadas pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).

2. OBJETIVOS

      2.1 Objetivos Gerais

Identificar e Analisar as competências e habilidades propostas nos cursos de graduação em Administração Pública e compara-las com as habilidades e competências apontadas pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Desta forma, objetiva-se identificar em quais pontos os cursos de graduação em administração pública do Brasil atendem ao perfil desejado do administrador público, traçado pela literatura especializada.

    2.2 Objetivos Específicos

Para o alcance do objetivo proposto nesse trabalho, pretendemos:

Relatar a origem e a evolução do curso de Administração Pública no Brasil, a fim de introduzir os leitores ao seu contexto histórico.

Identificar e expor as habilidades ensejadas pela literatura especializada na formação do Administrador Público.

Identificar e expor as habilidades propostas e adquiridas na graduação do administrador público existente no país. 

Comparar as habilidades ensejadas com as adquiridas no processo de formação dos discentes graduandos em Administração Pública, almejando constatar a conformação com habilidades exigidas nas atividades corriqueiras da função.

3. HIPÓTESES

As hipóteses consideradas no presente artigo são relativas à deficiência do desenvolvimento de competências dos graduandos em Administração Pública, podendo ser motivadas pela deficiência da metodologia de ensino utilizada pelos docentes. Uma metodologia restrita ao conhecimento teórico e que se distancia da realidade vivida pelo administrador público.

4. JUSTIFICATIVA

O recém-formado, ao se deparar com a realidade em sua área de atuação, pode encontrar dificuldades para aplicar e fazer o devido uso dos conhecimentos teóricos. No conjunto de déficits inclui-se a incapacidade das universidades de propor uma grade curricular adequada as reais necessidades da formação do administrador, além da ineficiência das instituições de oferecer estágios supervisionados que não condizem com as reais funções do administrador público. Tais dificuldades torna-se um problema para o exercício de atividade dos futuros gestores públicos, desvinculando-os do perfil requerido e das competências que deveriam ser desenvolvidas no decorrer da graduação em administração pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (180.7 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com