TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

I Don't Know

Trabalho Universitário: I Don't Know. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/7/2013  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Os microorganismos constituem o menor organismo dentro da imensa escala dos seres vivos,animais e vegetais que povoam o nosso planeta.( Evangelista,José-2001)

Estes estão em toda parte: solo, água, pedras, no interior e na superfície de seres vivos (humanos, plantas, animais, insetos etc.), entre outros locais. A maioria deles não se locomove e não tem mecanismos de defesas físicas frente a adversidades. (ADRIANA, A; e et al, 2011).

Muitos microorganismos do ar são provenientes do solo que podem abrigar microorganismos patogênicos, dependendo da natureza do animal, dos tecidos da plantas e das excretas presentes no ambiente esse microorganismos podem causar infecções.( Michael J.Pelczar Jr - E.C.S. Chan - Noel R.K rieg.2004)

A ubiqüidade dos microorganismos é baseada em três características principais: tamanho reduzido, que permite uma grande capacidade de dispersão; variabilidade e flexibilidade metabólica, que permite se adaptar e tolerar rapidamente às condições ambientais desfavoráveis; e sua grande capacidade de transferência horizontal de genes, que lhes permite recombinar e coletar caracteres positivos e persistir durante um longo tempo adaptando-se às condições ambientais instáveis.

Objetivo

Provar que o meio ambiente está repleto de microorganismos, podemos encontrá-los no ar e nos objetos que nos circulam. Pretende ilustrar a ubiquidade de grande quantidade e diversidade desses microorganismos.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Materiais utilizados:

• 1 Placa de Petri com Ágar simples;

• 1 Placa de Petri com Ágar ácido tartárico;

• Àlcool a 70%; e

• Estufa de incubação.

Métodos:

A placa de Petri com PCA simples favorece a sobrevivência de bactérias, já a placa contendo Àgar ácido Tartárico deixa o meio propício a sobrevivência de fungos e leveduras.

Pegamos as placas e dividimos em quatro quadrantes (I, II, III, IV), cada uma delas. Em seguida, com auxílio dos dedos devidamente esterelizados, coletamos resíduos presentes em diferentes lugares da UESB.

Deixamos as placas na estufa para que fossem analisadas na próxima aula, com ácido por cinco dias a temperatura ambiente e a sem ácido por 48h a 35° identificando as bactérias de acordo com a forma, elevação e margem e os fungos de acordo com coloração, micélios e esporos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com