TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDIVIDUALIDADE DA PESSOA

Seminário: INDIVIDUALIDADE DA PESSOA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Seminário  •  1.956 Palavras (8 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 8

PERSONALIDADE INDIVIDUAL.

É o padrão caractéristico de pensar, sentir e agir.

EXPLORANDO O CONCEITO DE INCONSCIENTE.

A partir de relatos de seus pacientes, ele concluiu que a perda de sensibilidade na mão de uma pessoa poderia ser causada pelo medo de tocar os orgãos genitais, que a cegueira ou a surdez poderiam ser causadas, por não desejar ver ou ouvir, algo que despertasse intensa angústia.

ASSOCIAÇÃO LIVRE.

Na qual ele simplesmente solicitava ao paciente para relaxar e dizer o lhe viesse em mente, não importando o quanfo fosse constrangedor ou não cientifíco.

PSICANÁLISE.

Um elemento de destaque na concepção psicanálitica, da personalidade elaborada por Freud, foi a analogia que estabeleceu da mente como um iceberg.

INCONSCIENTE.

Bem maoir, contendo pensamentos, desejos, sentimentos e lembranças daquilo que não estamos cientes.

ESTRUTURA DA PERSONALIDADE NA PERSPECTIVA DE FREUD.

A personalidade humana, incluindo suas emoções e seus esforços, origina-se de um conflito entre nossos impulsos biológicos agressivos em busca do prazer e as restrições sociais que foram interiorizadas contra eles.

O ID.

É um reservatório de energia psíquica inconscienteem luta constante para satisfazer os impulsos básicos para sobreviver, reproduzir e atacar.

EGO.

Se desonvolve, a criança pequena aprende a enfrentar o mundo real, o ego operando sobre o princípio da realidade.

SUPEREGO.

Recém emergido, a voz da consciência que força o ego a considerar não so o real mas o ideal em que se concentra somente em como a pessoa deve se comportar.

DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE.

A análise da historias de seus pacientes convenceu Freud de que a personalidade se forma durante os primeiros anos de vida.

FASES PSÍCOSEXUAIS.

Durante as quais as energias do id que buscam o prazer, ficam concentradas em áreas dístintas do corpo sensíveis ao prazer denominadas zonas erógenas.

COMPLEXO DE ÉDIPO.

Segundo a lenda grega de Édipo, que, nem saber, matou o pai e casou-se com a mâe.

IDENTIFICAÇÃO.

O superego das crianças ganha força, à medida que elas incorporam, muitos dos valores dos pais.

FIXAR.

As energias buscadoras do prazer naquela fase.

MECANISMOS DE DEFESA.

Freud, afirmou que a angústia é o preço que pagamos, pela entrada da civilização, na condição de membros de grupos sociais, devemos controlar nossos impulsos agressivos , e não realizalos.

MECANISMOS DE DEFESA.

Estas táticas reduzem ou redirecionam a angústia de várias formas, sempre distorcendo a realidade.

RECALCAMENTO.

Expulsa da consciência os pensamentos e sentimentosincitadores de angústia.

REGRESSÃO.

Retrocedendo a uma fase de desenvolvimentoanterior ao mais infantil, assim quando enfrenta os angustiantes primeiros dias de escola, uma criança pode regredir ao conforto oral de chupar o dedo.

FORMAÇÃO REATIVA.

O ego inconscientemente faz os impulssos inaceitáveis parecerem seus opostos.

PROJEÇÃO.

Segundo Freud, disfarça os impulsos ameaçadores, atribuindo-os aos outros

RACIONALIZAÇÃO.

Ocorre quando inconscientemente geramos explicações autojustificadaspara esconder de nós mesmos os verdadeiros motivos de nossas ações.

DESLOCAMENTO.

De acordo com Freud, desvia os impulsos sexuais ou agressivos da pessoa para um objeto ou pessoa que é psicologicamente mais aceitável do que aquela que despertou os sentimentos.

AVALIANDO O INCONSCIENTE.

Os pesquisadores da área da personalidade ou psicoterapeutas, precisam de meios para avaliar as caracteristicas da personalidade. Os métodos de avaliação diferem porque são ajustados, para diferentes teorias de personalidade.

TESTES PROJETIVOS.

Visam a fornecer tal visão ao apresentar um estímulo ambíguo e depois, solicitar aos participantes que o descreveram ou que contem uma história sobre ele.

TESTE DE APERCEPÇÃO TEMÁTICA.

Um teste no qual as pessoas viam quadros com figuras ambíguas e depois inventavam historias sobre elas.

TESTE RORSCHACH DAS MANCHAS DE TINTA.

Apresentado em 1921, pelo psiquiatra suíço Hermann Rorschach, o teste supõe que o que vemos em seus dez borrões, reflete nossos sentimentos e nossos conflitos internos.

A PERPESCTIVA HUMANISTA.

Guiados por Abraham Maslow e Carl Rogers, os psicólogos humanistas, enfatizaram o potêncial de crescimento das pessoas saudáveis, com métodos personalizado, eles estudaram a personalidade, na esperança de promover o crescimento pessoal.

ABRAHAM MASLOW E A PESSOA AUTO REALIZADA.

Maslow, propôs que somos motivados por uma hierarquia de necessidades, se nossas necessidades fisiológicas são atendidas, ficamos preocupados com segurança pessoal, se atingimos um senso de segurança, buscamos então amar, ser amados e amar a nós mesmos, com nossas necessidades de amor satisfeitas, buscamos auto-estima .

AUTO REALIZAÇÃO.

O processo de realizar nosso potêncial.

CARL ROGERS E A PERSPCTIVA CENTRADA NA PESSOA.

O psicólogo humanista Carl Rogers, acreditava que as pessoas são basicamente boas e dotadas de tendências para auto realização. A não ser que sejamos limitados por um ambiente que iniba o crescimento, cada um de nós é como um broto pequenino,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com