TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSERÇÃO DE PESSOAS COM TRANSTORNOS MENTAIS NO MERCADO DE TRABALHO

Por:   •  15/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.658 Palavras (19 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 19

INSERÇÃO DE PESSOAS COM TRANSTORNOS MENTAIS NO MERCADO DE TRABALHO

INSERTING PEOPLE WITH MENTAL DISORDERS IN THE LABOR MARKET

LEOPOLDINO, Giovana Aparecida
Centro Universitário de Jaguariúna

OLIVEIRA, Thalia Silveira Alves de
Centro Universitário de Jaguariúna

BROGNA, Andréia Minosso
Centro Universitário de Jaguariúna

FREITAS, Viviani dos Santos
Centro Universitário de Jaguariúna

SOUZA, Luciana Gomes Almeida de
Centro Universitário de Jaguariúna

Resumo: O presente estudo irá abordar o procedimento da inserção de pessoas com transtornos mentais no mercado de trabalho, realçando os desafios que esse grupo enfrenta. O estudo objetivou apresentar como funciona o processo de recrutamento, a existência de preconceito no momento da contratação e como se dá a preparação no processo de adaptação, tanto da empresa como do colaborador. O trabalho foi realizado através de uma pesquisa qualitativa com análise de artigos, através de revisão bibliográfica disponibilizadas em plataformas virtuais. Sabe-se que as empresas têm obrigação de contratar pessoas com transtornos mentais, e oferecer um ambiente agradável, onde não haja preconceito, porém observaram-se poucos estudos na área, e verificou-se dificuldade entre as pessoas com deficiência intelectual entrar no mercado de trabalho, sendo necessários programas que o auxiliem, como a economia solidária. Ainda que o tema de inclusão de deficientes no mercado de trabalho seja uma temática que vem avançando em pesquisas ao longo dos anos, o foco no deficiente mental ou intelectual ainda é pequeno, o que mostra a importância de estudos nesta área.

Palavras-Chave: Deficiência; Trabalho; Condições de trabalho; 

Abstract: The present study will address the procedure for the insertion of people with mental disorders in the labor market, highlighting the challenges that this group faces. The study aimed to present how the recruitment process works, the existence of prejudice at the time of hiring and how to prepare the adaptation process, both the company and the employee. The work was carried out through a qualitative research with analysis of articles, through a bibliographical review made available in virtual platforms. It is known that companies have an obligation to hire people with mental disorders, and offer a pleasant environment where there is no prejudice, but few studies have been done in the area, and it was difficult for people with intellectual disabilities to enter the work, and programs are needed to support it, such as solidarity economy. Although the issue of inclusion of the disabled in the labor market is a topic that has been advancing in research over the years, the focus on the mentally or intellectually disabled is still small, which shows the importance of studies in this area.

Key words: ​Deficiency; Job; Work conditions;

 

INTRODUÇÃO

O trabalho é fundamental na vida do ser humano perante a sociedade, pois contribui com sua inserção no meio social. Nos dias atuais, pouco se expõe sobre pessoas com transtornos mentais que atuam no mercado de trabalho. Por este motivo, grande maioria da população acaba questionando se tal grupo está de fato capacitado para exercer atividade de trabalho.

Segundo Dalgalarrondo (2008), doenças mentais são vivências, estados mentais e padrões comportamentais que apresentam uma especificidade psicológica, isto é, as vivências de uma pessoa com transtorno mental apresentam uma dimensão própria. Sabe-se que tais especificidades psicológicas afetam o humor, raciocínio e comportamento do indivíduo, ou seja, o desequilíbrio mental se apresenta através de uma percepção distorcida da realidade, na perda de autocontrole, em alucinações e em comportamentos absurdos ou que não se justificam.

Ao falar sobre pessoas com transtornos mentais no mercado de trabalho, primeiro é preciso entender como funciona o processo de recrutamento & seleção e admissão de uma organização quando há uma vaga aberta. É preciso entender se há pré-requisitos específicos necessários para assumir a vaga; quais são esses pré-requisitos; que tipos de funções serão exercidas pelo colaborador; qual é o nível acadêmico desejado para a ocupação da vaga; se já teve outras experiências profissionais, quais foram, entre outras. Informações como estas, direcionam a organização na hora de estabelecer o perfil de colaborador que se espera para aquela vaga.

De acordo com Chiavenato (1999), o papel do recrutamento é divulgar no mercado as oportunidades que a organização pretende oferecer para as pessoas que possuem determinadas características, isto é, a divulgação da vaga para atrair candidatos qualificados. Logo após o processo de recrutamento, há um processo de elegibilidade dos candidatos, no qual, são separados perfis que possivelmente se encaixem a vaga e suas necessidades, ou seja, após o recrutamento dos candidatos, segue-se para o próximo procedimento: a seleção de pessoas. A seleção é uma atividade de escolha, de classificação e decisão e, portanto, restritiva e cheia de obstáculos e desafios. Nela são realizadas algumas entrevistas com os candidatos para que se possa conhecer um pouco mais sobre o perfil de cada um. O momento da seleção, é o momento em que a organização irá escolher a melhor pessoa para preencher a vaga, ou seja, escolher quem será admitido. (Chiavenato, 1999, p.118)

Segundo a lei Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015, Art. 2o “Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.”

Segundo a literatura (Foucault, 1972), antigamente, acreditava-se que as deficiências vinham de razões espirituais malignas, as quais, tornaram justificativa para exclusão social de indivíduos que apresentavam algum tipo. Com a criação de instituições que recebiam esses deficientes para tratamento de cura - forma encoberta de anular o convívio social - eles dificilmente retornavam para sua família e sociedade. Ao longo do tempo, com o crescimento científico, confirmou-se que transtornos mentais também vinham de razões físicas e biológicas, com isso, os esforços para encontrar uma cura aumentaram.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (197 Kb)   docx (47.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com