TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preconceito contra pessoas com transtornos mentais

Por:   •  23/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.822 Palavras (12 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 12

                                              [pic 1][pic 2]

IUNI EDUCACIONAL – UNIC RONDONÓPOLIS

“Preconceito contra pessoas com Transtornos mentais.”

                                                                Nathália  

                                                                   Indiamara

                                                            Elaine

                                                             Jéssica

                                                             Juliany  

                                                        Kaio

                                         

                                                               Prof. (ª) Suelen Machado

Rondonópolis – Psicologia 2ºB

2013/2

SUMÁRIO

1 Introdução        3

2 Transtorno mentais e a “Reforma psiquiátrica”        4

3 Transtornos mentais e sua trajetória historica        6

3.1 Transtornos mentais: E relação com o determinismo, percepção, crenças, poder, atitudes e afins.....        6

4 Transtornos mentais: Dados estatísticos _        7

5 Legislação ou projetos de lei        

6 Referência bibliograficas         

1. Introdução

O presente trabalho tem por objetivo realizar um detalhamento acerca da pessoa com transtorno mental e os preconceitos dos quais ela é vitima, trazendo em pauta a discussão acerca da pessoa com transtorno mental, bem como as situações por ela enfrentadas em suas vivências cotidianas. Tendo como proposta evidenciar a discussão acerca do preconceito e das conseqüências geradas por este preconceito.

Desta forma, num primeiro momento, faremos uma pequena introdução à trajetória da saúde mental no Brasil, como ela se configurou e como esta hoje articulada, dada a Reforma Psiquiátrica que ocorreu por volta de 1970, e visa a desinstitucionalização da pessoa com transtorno mental, configurando um atendimento mais humanizado.

Também se dará uma explanação acerca dos estigmas e preconceitos que vitimizam as pessoas com transtorno mental, donde será explicitado o que é transtorno mental, suas determinações, e, destaca-se que toda e qualquer pessoa não esta imune de vir a desenvolver um transtorno mental.

2. Transtornos mentais e a Reforma psiquiátrica

A loucura é uma condição da mente humana caracterizada por pensamentos considerados “anormais” pela sociedade, louco é aquele que tem atitudes consideradas fora do padrão da sociedade, seja porque perdeu a razão, seja porque adota um comportamento diferente do que é costume, é resultado de doença mental, quando não é classificada como a própria doença, voltamos à Grécia antiga quando se definia loucura como tudo aquilo que a sociedade enxergava como sendo seu “outro”: a estranheza, a ameaça, a alteridade radical. Inicialmente por mais que seja completamente diferente de hoje a loucura não era sinal de algo negativo, especialmente doença, muito pelo contrario na Grécia antiga filósofos como Sócrates e Platão ressaltaram uma loucura tida como divina, a fala incompreensível era vista como ter acesso a verdades divinas. Na idade média, eram associados ao demônio e vistos como entes possuídos. Diferente da época, Aristófanes acreditava que a doença mental pudesse ter características específicas e uma causa definida. Ele justificava o pensamento da época, que atribuía à doença mental uma manifestação divina, à peculiaridade da doença que causava assombro aos demais. Por pensar na doença mental como orgânica, Aristófanes defendia uma intervenção a base de banhos, purgativos e de alimentação especial. Paulatinamente a loucura vai se afastando de seu papel de portadora da verdade e vai se encaminhando em uma direção completamente oposta. Temos varias concepções, definições e abordagens sobre a “Loucura” ao longo do tempo, temos a loucura como um estado de perda da consciência de-si-no mundo.

que condena a pessoa a existir à maneira de uma coisa.

Louco era solto as ruas, expulso das cidades e vivia à margem da sociedade, com uma nova versão de verdade e de razão, e por isso visto como uma ameaça. No Renascentismo, o louco era temido por possuir um saber secreto, acessível somente aos seus delírios – “... dá realidade ao sonho, profundidade a ilusão, eternidade ao instante...” – por outro lado na mesma época, o louco é aquele que toma o erro como verdade, a mentira como realidade, a feiúra como beleza, a violência como justiça. A loucura é considerada fraqueza. Por muito tempo, os portadores de doenças mentais foram considerados alienados.

O tratamento extremo da época se estendeu até o século XVII, as reformas políticas e sociais, na virada do século XVIII para o século XIX, inspiraram o francês Philippe Pinel a dar o primeiro passo para mudar a vida dessas pessoas. A loucura tornou-se uma questão médica e passaria a ser vista como uma doença que poderia e deveria ser tratada, foi quando houve surgimento de clinicas como locais de internação e os estudos sobre a psiquiatria. Com a constante necessidade de dominar a loucura e defender-se de todo o diferente as clinicas se transformaram em locais de repressão, os pacientes eram isolados da família que desconhecia ou ignorava o que se passava com ele. Foi quando surgiu o termo “alienista” para os médicos que ficavam responsáveis por estes doentes

No século XX, Freud cria a psicanálise que se popularizam em todo o mundo, apesar de toda essa evolução entre 1940 e 1960 algumas terapias beiravam á barbárie, havia o eletro choque (utilizado usado nos dias de hoje), a malarioterapia (contaminação do paciente com o protozoário da malaria na tentativa de criar distúrbios), a insulinoterapia (coma diabético provocado por meio de injeção) e o uso do cardiazol (droga para provocar convulsões). Tendo assim a necessidade da criação dos primeiros hospitais psiquiátricos no Brasil, que surgiram quase que exclusivamente com o objetivo de resolver um problema localizado em outro estabelecimento de assistência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (215.7 Kb)   docx (168.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com