TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TRANSTORNOS MENTAIS NO TRABALHO

Por:   •  6/6/2021  •  Dissertação  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE CEUMA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CIÊNCIAS CONTÁBEIS - EAD

JORGE THIAGO DE SOUSA LIMA

        

TRANSTORNOS MENTAIS NO TRABALHO

São Luís

2019

JORGE THIAGO DE SOUSA LIMA

TRANSTORNOS MENTAIS NO TRABALHO

Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia do curso de Ciências Contábeis do CEUMA para obtenção da 1ª nota.

Prof. Orientador: Sergio Roberto Pinto.

São Luís

2019

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2. TRANSTORNOS MENTAIS NO TRABALHO.........................................................3

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................5

1. INTRODUÇÃO

Os transtornos mentais estão cada vez mais presentes no mundo do trabalho e podem ser provocados pelo assédio moral e sexual, jornadas exaustivas, metas abusivas, eventos traumáticos, perseguição do chefe, isolamento, entre outros.

O absenteísmo, considerado como a ausência do funcionário ao trabalho, é um fenômeno presente nas organizações que traz prejuízos para esta e para o próprio funcionário. O psicólogo organizacional e do trabalho tem como foco a saúde física e psicológica do trabalhador tendo como principal objetivo manter o equilíbrio entre as expectativas deste e da organização. Para atingir este equilíbrio é necessário que o psicólogo tenha conhecimento das suas possibilidades de intervenção bem como uma visão dinâmica de todo o sistema organizacional no qual está inserido.

2. TRANSTORNOS MENTAIS NO TRABALHO

Dentro do tema proposto, uma empresa denominada Polimetal. Empresa de capital nacional e sociedade Ltda. No mercado desde 1989 utilizando tecnologia própria, instalada no Distrito Industrial do município de São Luís/MA, atua no ramo metal-mecânico, com atividades de usinagem, caldeiraria abrangendo confecção e recuperação de subconjuntos, executando também serviços de manutenção, montagem, construção civil, elétrica e pintura industrial.

A Polimetal iniciou-se a partir da determinação de seus sócios, então funcionários de uma mineradora de grande porte, principal empregadora da época. Acreditando no potencial metalúrgico e na demanda do mercado existente na região, apostaram na sua fundação.

Atualmente a Polimetal ocupa área de 20.000 m2, destinados ao parque de produção onde estão localizadas as oficinas de fabricação – caldeiraria e montagem, mecânica, almoxarifado central, pátio de estocagem e instalações administrativas. Atualmente soma 162 funcionários.

Segundo as estatísticas os acidentes de trabalho vão além dos acidentes considerados típicos, ou seja, oriundos dos esforços do trabalho que provocam uma lesão física. De acordo com dados de pesquisa, os acidentes englobam também doenças profissionais que resultam diretamente das condições de trabalho, como por exemplo, a perda da audição, e as doenças do trabalho, no qual estão inseridas as doenças mentais. Esta última, que na maioria das vezes passa despercebida, mas que ultimamente vem sendo identificado pela Previdência com uma causa de afastamento do trabalho.

Os transtornos mentais afetam qualquer pessoa, qualquer tipo de crise pode gerar um problema mental. Algumas pessoas se afastam do emprego que tem pois não são capazes de realizar suas atividades, gerando assim uma incapacidade produtiva. Quando a pessoa procura um psicólogo, não é por estar louca, mas sim para dar uma definição aos problemas que está encarando. A função do psicólogo é fazer com que as pessoas que estejam com esses problemas mentais, possam enfrentá-los, criando assim capacidade para realizar suas atividades. As organizações tentam neutralizar essas consequências para ampliar o nível de produção profissional sem a perda de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com