TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influencia da Filosofia sobre a Psicológica

Por:   •  21/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.072 Palavras (9 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 9

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO DE ANGOLA

CURSO DE PSICOLOGIA

CADEIRA DE HISTÓRIA DA PSCOLOGIA

GRUPO Nº 1

IVAN  MICHAJLOVIC  SECHENOV

DOCENTE: DRª MADALENA

LUANDA-2015

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO DE ANGOLA

GRUPO Nº 1

IVAN  MICHAJLOVIC  SECHENOV

TRABALHO DE HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

DOCENTE: DRª MADALENA

LUANDA-2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------- 4

VIDA E FORMAÇÃO INTELECTUAL --------------------------------------- 5

ORIGENS DE ORIENTAÇÃO CIENTIFICA DE SECHENOV------------- 7

PROJECTO DE UMA PSICOLOGIA OBJECTIVA E CIENTIFICA ------- 8

INFLUÊNCIA HISTÓRICA DE SECHENOV ------------------------------- 10

CONCLUSÃO ------------------------------------------------------------------ 12

BIBLIOGRÁFIA ---------------------------------------------------------------- 13

COMPONENTES DO GRUPO ------------------------------------------------ 14

                                      INTRODUÇÃO

Neste trabalho procuramos abordar a sua vida e formação intelectual, origens da sua orientação, projectos preconizados para a psicologia objectiva e científica, assim como a influência histórica para a psicologia.

Ivan Sechenov (1829-1905) foi um médico e fisiologista que tinha o interesse em aprender acerca dos reflexos do cérebro. Ele entendeu, pelas suas pesquisas, que existem vários reflexosque são involuntários, como por exemplo, quando entra algo em nosso olho, começamos a piscar. Mas ele também dá espaço e afirma que existem reflexos que são voluntários.

Mas foi com Ivan PetrovichPavlov que desenvolveu uma pesquisa sobre glândulas digestivas. Seus estudos levaram ao que ele chamou de secreções psíquico (nome que ele deu à produção de glândulas salivares sem a estimulaçãodirecta de alimentos na boca). A esta forma de pensar e de gerar teorias acerca dos reflexos inatos e condicionados, denominou-se Reflexologia.

  1. VIDA E FORMAÇAO INTELECTUAL

Sechenov Ivan Mikhailovich, fundador da fisiologia russa e objetiva tendências em psicologia e filosofia. Graduou-se na Faculdade de Medicina de Moscou University em 1856. Desde 1860 - professor de fisiologia na Médico-Cirúrgica Academy, em seguida, universidades Novorossiysk, São Petersburgo e Moscou. A base de seu ensino foi o materialismo e determinismo.

Após, a sua licenciatura em Medicina e já médico viajou para Berlim, onde aproveitou conhecimento de electricidade animal com Du Bois Reymond. Também teve a oportunidade de trabalhar e estudar em alguns dos laboratórios de destaque do seu tempo, aspecto determinante para as suas contribuições ao campo de estudo da reflexologia soviética.

Foi das suas investigações sobre o funcionamento do sistema nervoso central que emergiu a publicação em que " o conceito de reflexo veio sistematicamente entendido, pela primeira vez como unidade de análise, não como da fisiologia do movimento, mas sim do comportamento humano (e animal).[1] 

Em 1847, graduou-se em engenharia no Colégio Militar, mas em 1850, deixou o exército e ingressou como voluntário na Universidade de Moscovo, onde se graduou em 1856.

Em 1857-1859, visitou Lepsia e Viena, onde se dedicou ao estudo dos efeitos da intoxicação alcoólica aguda sobre o organismo. Ainda em Viena contactou grandes fisiólogos mundiais, como Karl Ludwig.

Em Heidelberga estudou Óptica, com o grande filosofo Helmholtz.

Em 1860, regressa a Rússia, concretamente em Sam Petersburgo onde começou a ensinar fisiologia, como assistente. Não satisfeito com o ensinar os avanços da fisiologia na Europa Ocidental, decidiu promover ele próprio a ciência, fundando um importante laboratório.

A sua actividade como docente e como investigador valeu-lhe imediatamente uma grande reputação no seio dos intelectuais russo.

Ivan M. Sechenov, desejava que a sua tese de doutoramento, concluída em 1860, fosse conhecida pelo maior número de pessoas possível, contudo, a publicação do trabalho ser tornou uma tarefa extremamente complicada pelas dificuldades impostas pelo Estado czarista russo.  

Por volta de 1862, Sechenov estudava no laboratório de Claude Bernard em Paris e ocupava-se dos centros nervosos inibidores dos movimentos reflexos em rãs. Nutriu-se das ideias de Charles Darwin e do associacionismo de John Locke. Nesse contexto, teve origem sua obra de maior importância chamada “Os reflexos do cérebro”. Uma das principais ideias defendidas e estudadas por Sechenov era que a vida psíquica não era independente do corpo, mas somente uma função do sistema nervoso central, principalmente do cérebro.

Os Reflexos do Cérebro, recebeu originalmente o título de “Uma tentativa de estabelecer a base biológica dos processos psíquicos ”, que teve este nome prontamente censurado pelo Governo russo. A doutrina religiosa postulava que o funcionamento do psiquismo era uma prerrogativa exclusiva da alma, viu obrigado a mudar o título original da obra e publicar em fascículos numa revista especializada (PESSOTI, 1976, p.100).

Ivan Sechenov via no reflexo uma unidade mínima de comportamento, válida ao mesmo tempo como unidade de análise experimental e como instrumento metodológico para explicar unidades de comportamento mais sofisticadas. Os processos psíquicos seriam, desta forma, componentes de um complexo arco-reflexo. Esta foi uma das primeiras tentativas cientificamente articuladas de abordagem da vida psicológica como uma função estritamente fisiológica em termos de reflexo.

 O uso do arco-reflexo como unidade de análise e a ênfase antime- tafísica evidenciam a importância atribuída por Sechenov à estimulação sensorial para a explicação dos processos psicológicos. Para ele, o avanço da fisiologia nervosa poderia viabilizar uma explicação consistente para o comportamento global, utilizando somente a terminologia da fisiologia dos reflexos. Sechenov lançou as ideias que mais tarde influenciaram teórica e metodologicamente outros importantes pesquisadores da reflexologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (166 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com