TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influencia dos pais e encarregados de educação no processo de ensino-aprendizagem

Por:   •  30/5/2019  •  Monografia  •  17.057 Palavras (69 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 69

UNIVERSIDADE TÉCNICA DE ANGOLA[pic 1]

[pic 2]

BULLYING NAS ESCOLAS

ESTUDO DE CASO: ESCOLA Nº 5086, 11 DE NOVEMBRO, VIANA KM 9.

A INFLUÊNCIA DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA ESCOLA DO ENSINO PRIMÁRIO EM LUANDA Nº 1036

A INFLUÊNCIA DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA ESCOLA DO ENSINO PRIMÁRIO Nº 1036, EM LUANDA

ADELINA PINTO M. DA COSTA

[pic 3]

        

                                                  LUANDA – 2019[pic 4]


DECLARAÇÃO DE AUTORIA

Declaro que este trabalho de fim de curso é resultado da nossa investigação pessoal e independente, o seu conteúdo é original de todas as fontes consultadas estão devidamente mencionadas no contexto, nas notas e nas referências bibliográficas.

Declaro, ainda, que este trabalho de fim de curso não foi submetido em nenhum momento, no seu todo ou em parte, em nenhuma Universidade ou outra Instituição do ensino Superior para qualquer grau académico nem esta a ser apresentado para outro grau além daquele que diz respeito.

         

                                       

A candidata

Adelina Pinto M. da Costa

Declaro que, tanto quanto me foi possível verificar, este trabalho de fim de curso é o resultado da investigação pessoal e independente da candidata.

O professor orientador

Inácio Rosa

_____________________________________

FOLHA DE APROVAÇÃO

Trabalho de fim de curso apresentado à Faculdade de Letras e ciências sociais da Universidade Técnica de Angola como um dos  requisitos para a obtenção do de licenciatura em Psicologia.

Aprovado em______/______________/______________

O departamento da Psicologia

Considerações______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

        

[pic 5]


DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho primeiramente a Deus Jeová, o pai todo poderoso, em especial ao meu filho Noélio Ricardo e aos meus pais Joaquim Augusto M. Da Costa (em memória), a minha mãe Maria Pinto da Costa, e a minha irmã Filomena Da Costa (em memória) pela coragem, fé, determinação e confiança durante estes cinco anos de formação.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a meu Deus Jeová pela dádiva da vida, por ter me dado a  segunda oportunidade de retomar aos estudos agradeço a minha família por me incentivar a continuar mesmo com dificuldades, agradeço em especial ao meu filho por ter sido paciente comigo, ao meu esposo pelo apoio incondicional, aos meus irmãos Lilí da Costa, Gelito Casseca, Nadioreth da Costa, Víctor da Costa, Carlos da Costa, Denise da Costa, Zelma da Costa, José da Costa, Victória Guimarães, Filomena Fragão, o Nelson Bilonda, a minha colega Catarina Bandeira, a Isabel Dongala e agradeço aos meus colegas do curso pelo apoio e força, ao meu orientador por ter sido diligente comigo e ter me feito perseverar até chegar aqui. Agradeço a todos que directa ou indirectamente contribuíram para a minha formação académica e para que concretização deste Trabalho de Fim de Curso fosse uma realidade.

EPÍGRAFE

 “A arte mais difícil e simultaneamente mais útil é a de saber educar.”

                                                                              Persischetti

RESUMO

A participação da família na escola vem sendo discutida amplamente na última década. Evidencia-se assim que a tarefa de educar não está concentrada na escola, mas esta, é de responsabilidade da família e da escola. Sendo a aprendizagem um processo complexo, vastamente estudado e discutido por teóricos como Piaget, Vigotsky e Wallon, destacados nesta pesquisa, observa-se a necessidade de buscar informações sobre a influência do ambiente familiar na aprendizagem escolar. Portanto, o objetivo precípuo desta pesquisa se delimita na observação desta relação, bem como da relevância da participação da família na escola. O problema gerador do estudo está na observação dos problemas recorrentes na Escola do Ensino Primário nº 1036, em Luanda, em relação a aprendizagem dos alunos e a relação familiar estabelecida. A escola atende a famílias de baixa renda e com baixo grau de instrução o que tem influenciado decisivamente na aprendizagem dos alunos. Assim, o estudo apresentará a teoria acerca da aprendizagem e também as discussões teóricas que evidenciam a necessidade da escola estar sempre aberta a receber os pais para conversas, festas e outras atividades que propiciem a interação entre comunidade e escola e por consequência os atraia para o auxilio no processo de aprendizagem. Para tanto utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica da qual se compõe os primeiros capítulos e a pesquisa de campo, sendo esta quantitativa utilizando o método de estudo de caso e no último capítulo apresenta-se os dados colhidos por meio de questionário com perguntas fechadas e uma análise sistematizada de acordo com as teorias já apresentadas. Portanto, ressalta-se que esse envolvimento escola e família poderá trazer muitos benefícios para a educação como um todo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (108.3 Kb)   pdf (671.7 Kb)   docx (195.5 Kb)  
Continuar por mais 68 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com