TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A participação dos pais no processo ensino aprendizagem

Por:   •  2/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.793 Palavras (12 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 12

ALINE CRISTINA DE SOUZA RODRIGUES 8059000

Pedagogia- Licenciatura

A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Tutor: Prof. Eliane Aparecida Piza Candido

Claretiano - Centro Universitário

JUIZ DE FORA MG

2018

A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

RESUMO: A educação é algo que cada vez mais tem preocupado a sociedade. Dentro do meio onde estamos inseridos, a família e a escola são os maiores colaboradores para a educação de uma criança. Neste trabalho estão presentes aspectos positivos sobre a participação da família no processo de aprendizagem de uma criança. Outro fator muito importante é o papel da escola neste processo, como a escola pode facilitar uma aproximação com os familiares dos seus alunos. Este artigo visa mostrar o importante papel que tem os pais quando se trata de educação e em conjunto com a escola tem a possibilidade de mudar a história da educação dos nossos dias.[a][b][c] Concluímos que família e escola devem andar juntas em favor do desenvolvimento cognitivo, afetivo e pessoal do indivíduo, bem como agregando valores para uma boa convivência do mesmo na sociedade. Família e escola são referenciais decisivos para a constituição humana. O artigo desenvolvido seguiu os preceitos do estudo exploratório, por meio de uma pesquisa bibliográfica, e esta pesquisa é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído de livros e artigos científicos.

Palavras-chave: Família. Educação. Escola.

INTRODUÇÃO

A preocupação com este tema começou dentro do meu próprio lar, pois tenho filhos com idade de 3 anos e outro de 11 meses. Ao deparar com a realidade de no próximo ano colocar meu filho na escola, veio a preocupação de qual seria o meu papel para ajudar no processo de aprendizagem desta criança. Então com isso busquei pesquisar qual seria a importância da escola e como a família pode ajudar no processo de aprendizagem.

A educação familiar é um fator bastante importante na formação da personalidade do indivíduo, salientando a importância de refletir o quanto a educação e os costumes transmitidos pela família, influenciam a conduta e o comportamento apresentado pelo indivíduo em qualquer local.

A escola e a família são instituições que com a vinda da modernidade surgem destinando ao cuidado e educação de crianças e jovens. Enfocar neste contexto a questão dos pais na mediação da aprendizagem de seus filhos é procurar trabalhá-los para este fim, fazendo-os perceber que a sua contribuição afetará de forma positiva no desenvolvimento do seu filho. Desta maneira é importante ressaltar o papel da família junto a criança, para que a mesma não tente transferir sua responsabilidade para a escola.

Sobre a divisão de responsabilidades em relação à educação da criança significa entre outros aspectos, que a escola deverá fazer uma reflexão sobre várias partes, inclusive tendo em vista, que os pais não são especialistas de educação. Quanto mais acertado estiver a família e a escola, certamente a criança poderá desenvolver melhor suas capacidades. Sendo, que no âmbito escolar encontram-se vários tipos de pais; o pai que preocupado com a aprendizagem do filho que vai regularmente a escola, está presente nas atividades da escola. O pai que está sempre apressado, e só vai quando é chamado, e não tira tempo para acompanhar o desenvolvimento escolar da criança pois acredita ser perda de tempo. O pai que não está preocupado e nem mesmo quando convidado aparece nas reuniões do filho, e se algo dá errado, diz que não foi essa educação que ele ensinou. Com isso é muito importante que a escola trabalhe com os pais a conscientização de os pais participarem ativamente na vida escolar de seus filhos.

Este trabalho tem como objetivo entender como são estabelecidas as relações dentro do ambiente escolar no âmbito dos relacionamentos entre os pais e a escola, e compreender quais são as expectativas assumidas por ambos os lados no cotidiano escolar.[d][e][f]

DESENVOLVIMENTO

A sociedade a qual estamos inseridos faz com que as pessoas sejam moldadas de acordo com as pressões exteriores que sofrem, desta forma entende-se que, cada indivíduo não pode escolher o tipo de educação que quiser. Ao contrário, o sistema educacional é imposto através dos fatores sociais, culturais e econômicos.  

Berger e Berger (1977 apud MELO, 2011) enfatizam que socializar o indivíduo é adaptá-lo em sociedade, isso envolve ensina-lo costumes, hábitos, linguagem, os modos de vida, as regras sociais, o que é permitido e o que é proibido. Socialização é o meio pelo qual o indivíduo aprende a ser membro da sociedade.

Toda educação consiste num esforço contínuo para impor às crianças maneiras de ver, de sentir e de agir às quais elas não chegariam espontaneamente [...].

 Desde os primeiros anos de vida, são as crianças forçadas a comer, beber, dormir em horas regulares; são constrangidos a terem hábitos higiênicos, a serem calmas e obedientes; mais tarde obrigamo-las a aprender a pensar nos demais, a respeitar usos e conveniências, forçamo-las ao trabalho etc. (DURKHEIM, 1984, p.5)

No processo de aprendizagem do aluno existem vários fatores que podem influenciar, sendo essenciais para que o mesmo tenha êxito. A família é fundamental neste processo ensino/aprendizagem do aluno, diante disso, acreditamos que boa parte do aprendizado da criança está relacionado ao interesse dos pais, ou seja, englobando dessa forma todos os responsáveis por ela. Mas o desinteresse dos pais ou responsáveis nas escolas, em saber como são os métodos de ensino dos professores, a relação de professor e aluno pode causar graves consequências mais tarde. As crianças precisam do apoio dos pais, para que seu aprendizado melhore e siga de maneira crescente, observar como é o comportamento da criança na sala de aula, o relacionamento que essa criança tem com os colegas e professores, para que aprenda desta forma respeitar as pessoas e suas diferenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (134.2 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com