TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instinto

Casos: Instinto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

Segundo o texto apresentado e as explicações em sala feita pelos alunos, os instintos são típicos do comportamento animal, sobretudo com relação a comportamentos que favorecem a sobrevivência da espécie (acasalamento, busca de alimento, construção de ninhos, fuga). Os comportamentos instintivos podem assumir formas muito complexas, com longas sequências de ações especializadas para determinados fins (por exemplo, a reprodução e a alimentação). Para Darwin, muito do comportamento animal parecia ser algo não aprendido, mas automatizados e mecanicistas. Como vemos no nosso dia a dia e também com as experiências feitas por Darwin, vemos que os animais se adaptam a seus ambientes, por exemplo: os pássaros constroem ninhos, as galinhas põem e chocam seus ovos, os cães perseguem os gatos e os gatos fogem dos cães.

Mas os instintos não é algo inteiramente automatizado, para que suas ações sejam realizadas, os instintos tem que ser estimulados. O primeiro psicólogo a popularizar a teoria instintiva foi William James. James baseou-se bastante no clima intelectual criado por Darwin e seus contemporâneos para atribuir aos seres humanos a dotação de um grande numero de instintos físicos e mentais. Tudo que era preciso para traduzir os instintos em um comportamento direcionado para a meta, era a presença de um estimulo apropriado.

O psicólogo McDougall considerava os instintos como sendo forças motivacionais, irracionais e impulsivas, que orientavam a pessoa em direção a uma determinada meta. Portanto, os instintos (e as emoções a eles associadas) explicam o atributo do direcionamento para uma meta, algo tão perceptível no comportamento humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com