TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interpretação Teste Piramides

Por:   •  4/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 3

Interpretação Parcial

Execução metódica ou sistemática

É identificada quando a pessoa executa as três pirâmides usando o mesmo procedimento no que diz respeito ao modo de colocação dos quadrículos sobre o esquema. O modo de colocação se repete de forma idêntica nas três pirâmides, não ocorrendo variações. Essa atitude revela um comportamento que tende, no geral, a ser bastante organizado, constante, meticuloso ou mesmo rígido. A pessoa, no caso, tende a separar previamente as cores que pretende usar, conta os espaços e planeja antecipadamente seu trabalho. Pode ocorrer que as três pirâmides sejam praticamente idênticas no aspecto formal, mas não necessariamente.

Aspecto formal

As pirâmides I, II e III foram identificados como tapetes com início de ordem, sendo tapetes puros nos quais se observam um ou mais tons repetidos em posições simétricas, que, no entanto, não chegam a caracterizar claramente uma formação simétrica. Trata-se de uma forma de transição e significa melhores possibilidades de adaptação e busca de equilíbrio emocional, embora não suficientemente desenvolvidas.

Modo de colocação

As pirâmides I, II e III foram identificadas como colocação ascendente, onde o indivíduo preenche o esquema partindo da base e indo em direção ao topo. Esse modo de colocação é mais compatível com o princípio lógico de uma construção e parece demonstrar uma atitude mais estável e madura. É mais frequente em adultos, sendo praticamente inexistente em crianças.

E a forma identificada foi a de colocação direta, na qual segue o sentido da esquerda para a direita, como na escrita ocidental, e costuma aparecer em decorrência do treino em leitura e escrita. É o mais habitual e sua presença demonstra adequação ao esperado, sem maiores implicações.

Agrupamento de cores em duplas

A única cor em dupla encontrada com base na tabela de frequências foi Az e Am, significando que a introversão e a extroversão se contrapõem revelando conflito sobretudo quando esses valores estão mais aumentados que as demais cores. Trata-se de um sinal de imaturidade e, foi verificado mais frequentemente em crianças e adolescentes. Indica disposição neurótica, principalmente se essas cores aparecerem combinadas em pirâmides em camadas, escadas ou ladrilhos, sugerindo transtorno obsessivo. Pode ser também um indicador de produtividade.

Síndromes cromáticas

Síndrome de normalidade: Az + Vm + Vd (59%)

Seu significado liga-se à capacidade de manter uma conduta normal e adaptada, decorrente de certa estabilidade e equilíbrio emocional.

Síndrome de estímulo: Vm + Am + La (51%)

Essas cores indicam a capacidade de extroversão e a de contato afetivo e social, observando-se tendência ao egocentrismo e à desadaptação.

Síndrome de vivacidade: Vm2 + Am2 +La2 + Az2

Tonalidades fortes e brilhantes correspondem à afetividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com