TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intervenção E Diagnostico Psicopedagogico

Seminário: Intervenção E Diagnostico Psicopedagogico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  Seminário  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

Conceitue intervenção psicopedagógica, seus tipos e cite dois autores que trabalham com este tema.

Fala-se de intervenção como uma interferência que um profissional tanto o educador quanto o psicopedagogo realiza sobre o processo de desenvolvimento ou aprendizagem do sujeito, o qual pode estar apresentando problemas de aprendizagem. O objeto de estudo da Psicopedagogia é as dificuldades de aprendizagem humana, uma área do conhecimento que estuda questões ligadas a afetividade e a cognição, lida com o processo de aprendizagem e com os problemas dele decorrentes, seus padrões evolutivos normais e patológicos, bem como a influência do meio (família, escola, sociedade).

Enfocando dois campos de atuação: institucional e clínico.

Alguns dos autores que trabalham com este tema: Edith Rubisnstein Pedagoga, Psicopedagoga e Terapeuta Familiar.

Nádia Aparecida Bossa Autora e palestrante na área de Educação, Psicopedagogia e Neurociência.

Qual a relação ou a diferença entre intervenção e diagnóstico?

Intervenção, sua intervenção é preventiva e curativa, intervir para prevenir, montar, formar o diagnostico, caráter preventivo enfatiza que a função do psicopedagogo é detectar possíveis problemas no processo ensino-aprendizagem e "resolvê-los", também, preveni-los evitando que surjam outros.

Diagnostico, processo de investigação, onde o psicopedagogo assemelha-se um a detetive a procura de pistas, selecionando-as e centrando-se na investigação de todo processo de aprendizagem, levando-se em conta a totalidade dos fatores envolvidos neste processo.

Cite dois exemplos de situações em que o psicopedagogo deve intervir.

A intervenção pode ser de forma preventiva, a qual detecta as dificuldades e promove sugestões metodológicas, orientação vocacional, educacional e ocupacional ou de forma terapêutica. Seja em escolas, identificando alunos com dificuldades ou em hospitais, elaborando diagnósticos das pessoas internadas. Também pode trabalhar em centros comunitários, em consultórios ou orientando pessoas quanto ao processo de aprendizagem. Em contrapartida, numa linha terapêutica a função é tratar a dificuldade de aprendizagem, diagnosticando e desenvolvendo técnicas remediativas.

Como deve ser a ligação do psicopedagogo com a família? Justifique sua resposta.

O aprendizado não é adquirido somente na escola, é construído pela criança em contato com o social, junto com sua família e no mundo que o cerca. A família é o primeiro vínculo com a criança e é responsável por grande parte de sua educação, e de sua aprendizagem, e por meio desta aprendizagem ela é inserida no mundo cultural, simbólico e começa a construir seus saberes. Na realidade atual, o que temos observado é que as famílias estão meio perdidas, não sabendo lidar com situações novas: pais que trabalham o dia todo fora de casa, pais que brigam o tempo todo, desempregados, usando drogas, pais analfabetos, separados e mães solteiras. Essas famílias acabam transferindo para a criança, e esta entra num processo de dificuldade, e acabam depositando toda a responsabilidade para a escola, sendo que, em decorrência disso, presenciamos gerações cada vez mais dependentes, e a escola tendo que desviar de suas devidas funções para poder suprir outras necessidades. Cabe ai o psicopedagogo intervir junto à família das crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, por meio de uma entrevista e de uma anammese com essa família, para tomar conhecimento de informações sobre sua vida orgânica, cognitiva, social e emocional.

Estar atentos no que a família pensa, seus anseios, seus objetivos e expectativas com relação ao desenvolvimento do filho é de grande importância para o psicopedagogo chegar a um diagnóstico.

...

Baixar como  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »