TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Teórica Sobre Educação Infantil

Por:   •  30/10/2018  •  Resenha  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO TEÓRICA

  1. Educação Infantil

De acordo com o Dicionário Aurélio, creche significa “Asilo diurno, onde se cuida de crianças cujas mães estão no trabalho; estabelecimento escolar destinado a crianças pequenas, (...). ”. No Brasil, há o surgimento da creche devido a urbanização e industrialização que vieram acompanhadas pela expansão da participação das mulheres no mercado de trabalho, assim como mudanças estruturais e organizacionais das famílias (BRASIL, 1998).  

Antigamente, as mães tinham o papel de somente cuidar de seus filhos e de seu lar, enquanto os pais trabalhavam e sustentavam a família, porém, aproximadamente nos anos 70, com a inserção crescente das mulheres no âmbito trabalhista, foi necessário a criação de um espaço que atendesse a demanda que as mães trabalhadoras exigiam; sendo este um espaço assistencialista para as crianças, que contava com a participação de um cuidador, que na maioria das vezes não apresentava uma formação apropriada para aquele ambiente (BRASIL, 1998).

Diante desse cenário, somente em 1988, a partir da Constituição Federal que houve o reconhecimento da necessidade de investimento ao atendimento às crianças de zero a seis anos. Significou um marco importante, onde foi determinado legalmente a garantia do atendimento gratuito da Educação Infantil em creches e pré-escolas como um dever do Estado e um direito da criança. Com isso, a Educação Infantil, juntamente com a Ensino Fundamental e Ensino Médio, passou a ser considerada Educação Básica, ou seja, a criança passa a se tornar um ser de direitos sendo um deles o acesso a instituições que têm por função educar e cuidar (BRASIL, 1998).

A Educação Infantil se estabeleceu como sendo a primeira etapa da Educação Básica, sendo assim de extrema importância para o desenvolvimento e aprendizagem na vida do ser humano. É nessa etapa que as primeiras experiências são marcadas, como o estabelecimento das bases cognitivas, dos aspectos físicos, da socialização, da vida emocional e afetiva (BRASIL, 1998).

É importante sempre enfatizar o fato de que a criança é um ser histórico e social, que está inserido em um contexto familiar, uma cultura, uma sociedade e que a partir desses pontos estabelecem uma referência. Por isso, é muito desafiador o papel da Educação Infantil, sendo que em um mesmo universo infantil existem crianças que vivem de maneiras distintas, que conhecem o mundo de maneiras diferentes e o compreendem de um jeito próprio (BRASIL, 1998).

As interações com o meio e com as pessoas são fundamentais e estabelecidas desde os primeiros anos de vida do indivíduo, é a partir dessas interações que há a construção do conhecimento. Nesse processo, as crianças possuem ideias e hipóteses diversas sobre as coisas que desejam descobrir, por isso o brincar é utilizado como um meio de expressão daquilo que sentem. O lúdico tem um papel significativo na vida das crianças, tanto no contexto da interação social, do processo de desenvolvimento e da aprendizagem (BRASIL, 1998).

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da educação e do desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Vol. I Brasília: MEC/SEF, 1998.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com