TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investigando Conceito de Apercepção

Por:   •  27/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.175 Palavras (17 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 17

INVESTIGANDO O CONCEITO DE APERCEPÇÃO PARA A PSICOLOGIA

INVESTIGATING THE CONCEPT OF APPERCEPTION FOR PSYCOLOGY

Jéssica Caroline Hilário[1]

Maria Eduarda Cirino[2]

Ederson Ribeiro Costa[3]

RESUMO:

A pesquisa se iniciou a partir do questionamento sobre o fenômeno da apercepção, ao notar que apesar de aparecer nos cursos de psicologia, o termo era abordado superficialmente, deixando lacunas sobre sua origem e seu funcionamento, se tornando, portanto, insuficiente para sua compreensão. Foi realizada uma revisão de literatura acerca do conceito de apercepção, com o objetivo de apresentar a sua construção histórica e discutir as mudanças e semelhanças nos olhares apresentados em áreas como filosofia, psicopedagogia, psicologia e psicanálise. A revisão localizou 98 artigos nas bases de dados Lilacs (31), Pepsic (10), Scielo (6) e Capes periódicos (51).  Durante a pesquisa encontrou-se um artigo que apresentava o conceito de apercepção, ao notar a escassez de materiais referenciados na língua portuguesa, utilizou-se materiais que abordavam indiretamente a apercepção, artigos e livros oriundos das referências dos trabalhos científicos e que também foram referenciados em outra língua.  Como resultado foi apresentado a apercepção como fenômeno atrelado a nossa consciência, participação na construção da identidade do sujeito que é carregado de influências subjetivas como sentimentos e emoções, além de participar do processo interpretativo de uma nova percepção.

Palavras-chave: Apercepção, apperception” and psicologia, “psychology”

ABSTRACT:

The research started from the questioning about the apperception phenomenon, noticing that despite appearing in psychology courses, the term was superficially approached, leaving gaps about its origin and functioning, thus becoming insufficient to its comprehension. A literature review was carried out about the concept of apperception, with the objective of presenting its historical construction and discussing the changes and similarities in the looks presented in areas such as philosophy, psychopedagogy, psychology and psychoanalysis. The review found 98 articles in the Lilacs (31), Pepsic (10), Scielo (6) and Capes periodicals (51) databases.  During the research, when noticing the scarcity of materials referenced in the Portuguese language, we used materials that indirectly approached apperception, articles and books originating from the references of the scientific works and that were also referenced in another language.  As a result, the apperception was presented as a phenomenon linked to our consciousness, participating in the construction of the identity of the subject that is loaded with subjective influences such as feelings and emotions, in addition to participating in the interpretive process of a new perception.

INTRODUÇÃO

O conceito de apercepção está associado a área da psicologia, mais precisamente relacionado a aplicação de testes, contudo, o termo está relacionado a demais áreas do conhecimento, possuindo sua origem na filosofia. É possível observar o desdobramento acerca do conceito conforme o desenvolvimento de teorias filosóficas, sendo posteriormente introduzido na psicopedagogia e na psicologia. Conforme o avanço das discussões acerca do mecanismo aperceptivo, notou-se semelhanças e diferenças entre teorias e pensadores.

Na psicologia cognitiva, o estudo da percepção é fundamental para entender como o cérebro processa e interpreta as informações sensoriais e como essas informações são usadas para gerar uma resposta compreensível e significativa para o indivíduo. (ANDREWES, 2016)

Para Gibson (1979), a percepção, encontra-se como uma relevância limitada para a percepção visual no mundo real, que possibilita identificar e reconhecer objetos que estão à nossa volta. Tais identificações precisam de informações sensoriais, por exemplo, para ver, ouvir ou sentir objetos que são constantes no mundo.

Esse autor declara que a percepção do ambiente é direta, e está se referindo que não são divididas pelas imagens retinianas[4], neuronais ou mentais, mas sim que é uma forma de extrair informações de luz do ambiente, onde se faz necessário olhar em volta e observar as coisas. (GIBSON, 1979, p. 174).

O processamento cognitivo da atividade da mente, inclui as informações retiradas do ambiente visual, com o conhecimento armazenado sobre os objetos e a interação entre o indivíduo e seu ambiente. Além disso, a percepção envolve manter contato com o ambiente por ser rico em informações.

Apesar da apercepção ser conhecida através do teste projetivo do Teste de Apercepção Temática - T.A.T., há dificuldade de encontrar informações nas bases de dados eletrônicas a respeito do mecanismo aperceptivo em língua portuguesa, possuindo pouquíssimos referenciais teóricos no Brasil e países lusófanos abordando o assunto, quase sempre associado ao teste de Henry Murray. Desvendar tal mecanismo se torna essencial uma vez que, o teste projetivo faz parte do cotidiano de avaliadores, professores e alunos de psicologia, contudo o termo costuma ser abordado brevemente e raramente é discutido em salas de aulas, assim contribui-se com a ciência psicológica apresentando como é compreendido o termo apercepção e como tem se feito o seu uso. Pensar o conceito de apercepção vai além do ganho psicológico, pois na atuação psicológica, não ter claro o conceito determina avaliações falhas ou pobres, não contribuindo para diagnósticos e tratamentos adequados para a sociedade, sendo insuficiente a compreensão do seu potencial de uso.

Objetiva-se investigar o fenômeno da apercepção para a psicologia, apontando a origem do termo, as diferentes concepções a respeito do conceito e os fatores psicológicos que o influenciam. O trabalho visa levantar e aprofundar dados acerca do assunto em língua portuguesa, apontando a relevância do processo aperceptivo, a fim de referenciar futuras pesquisas.

Para Neitzel (2020) o termo apercepção na teoria herbatiana[5] está associado aos processos psicopedagógicos. Herbart considera o processo de apercepção uma assimilação a partir de percepções captadas anteriormente. Dependem de representações e do modo como é formada a estrutura cognitiva, sendo, portanto, construída a partir da individualidade do sujeito. Nesse viés, “apercepção é o processo de elaboração de novas percepções a partir das estruturas já constituídas [...] alterna a recepção entre inibir e fundir as novas experiências” (NIETZEL, 2020, p. 196).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (210.8 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com