TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JEAN PIAGET QUANTO A CONSTRUÇÃO DO REALIDADE

Por:   •  24/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

JEAN PIAGET QUANTO A CONSTRUÇÃO DO REALIDADE

        Ele acredita que o conhecimento é elaborado pela criança de forma espontânea, De acordo com o estagio de desenvolvimento que ela se encontra.

• 1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos)

• 2° período: Pré-operatório (2 a 7 anos)

• 3º período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos)

• 4º período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante)

        Segundo Piaget, cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias. Para ele todos passam por essas fases de desenvolvimento e nessa sequência, porém quando cada fase inicia e cada termina vai muito do desenvolvimento biológico de cada pessoa. Por isso essa faixa etária é uma referência e não uma regra.

        Vygotsky discorda de que a construção do conhecimento proceda do individual para o social.  Segundo vygotsky a criança já nasce em um ambiente social e sua interação com adultos e crianças mais experientes que vai se formando a sua visão de mundo. A construção do real é, então, mediada pelo interpessoal antes de ser internalizada pela criança. Desta forma, procede-se do social para o individual, ao longo do desenvolvimento. 

         Já bruner acredita que, a aprendizagem é algo mais do cognitivo algo que se aprende internamente, não totalmente por fatores externos.

Bruner desenvolveu uma teoria de ensino ou instrução que sugere metas e meios para a ação do educador. Essa teoria leva em consideração a curiosidade do aluno e o papel do professor como instigador dessa curiosidade, daí ser denominada teoria (ou método) da descoberta.

        É também uma teoria desenvolvimentista, que tenta explicar como a criança, em diferentes etapas da vida, representa o mundo com o qual interage.

Entendia que os processos mentais eram cada vez mais explicados pela analogia do cérebro como um “processador de informação”.

        A partir das ideias de Piaget, acreditava que a aquisição do conhecimento é um processo que se dá pela experiência; mas, assim como Vygotsky, considerava esse processo uma atividade social, e não solitária. Logo, para Bruner, a aprendizagem não pode ocorrer sem ajuda: algum tipo de instrução é essencial para o desenvolvimento da criança, mas “instruir” não é conseguir que uma pessoa aloque conhecimentos na mente.

        Mas sim, ensiná-la a participar do processo. Precisamos participar e raciocinar de maneira ativa, porque é isso que confere sentido ao que foi aprendido.

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/psicologia/piaget-vygotsky--diferencas-semelhancas.htm

BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. 15ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (31.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com