TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIVRE ARBÍTRIO VERSUS DETERMINISMO E AS 10 RAZÕES DA PSICOLOGIA CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

Por:   •  2/11/2017  •  Resenha  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

FACULDADE ESTÁCIO

Magda Maria Ferreira de Lucena

TRABALHO DA DISCIPLINA TSP I

RESENHA

LIVRE ARBÍTRIO VERSUS DETERMINISMO E AS 10 RAZÕES DA PSICOLOGIA CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL.

Maceió-AL

2017.2

[pic 3][pic 4]

Magda Maria Ferreira de Lucena[pic 5]

RESENHA

LIVRE ARBÍTRIO VERSUS DETERMINISMO E AS 10 RAZÕES DA PSICOLOGIA CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL.

Trabalho apresentado à disciplina TSP I, do curso de Psicologia da Faculdade Estácio Maceió (noturno), para obtenção da avaliação da AV1.

Profa. Analyne

Maceió-AL

2017.2[pic 6]

SUMÁRIO[pic 7]

1.RESENHA.............................................................................................................04

        

 REFERÊNCIAS........................................................................................................06

  

  1. RESENHA - LIVRE ARBÍTRIO VERSUS DETERMINISMO E AS 10 RAZÕES DA PSICOLOGIA CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL.

A redução da maioridade penal é um tema bastante polêmico em nossa sociedade, tendo em vista sua importância nos debates em diversas áreas do conhecimento, cabendo aqui destacar, a Psicologia, o Direito, a Sociologia, a Pedagogia, e requer um olhar multidisciplinar, voltado para os interesses políticos e sociais da população.

Considero importante refletir aqui sobre a questão do alto índice de violência em nosso país e estado, e principalmente do envolvimento dos nossos adolescentes, em diversos tipos de violências, tanto como agressores e também como vítimas. Inúmeros fatores estão diretamente relacionados com essa temática.

 Diante da crescente situação de vulnerabilidade e riscos que os jovens e adolescentes estão expostos, a Psicologia se posicionou através do Fórum de Entidades da Psicologia, apresentando as 10 razões contra a redução da maioridade penal, de forma coerente com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), defendendo o desenvolvimento dos indivíduos, respeitando cada etapa da vida,

O Livre-arbítrio é a doutrina que afirma que o Homem é autônomo e responsável pelas suas ações. O livre arbítrio possibilita o Homem ser um sujeito moral. O Determinismo radical afirma que o livre-arbítrio é incompatível com a concepção de um mundo regido por leis causais. Tudo o que acontece é motivado, nossos atos são livres e atos livres não são motivados.

Para Aristóteles, a liberdade é algo respectivamente involuntário e por isso subjetivo. Sartre, dizia ser livre é estar condenado a nulidade. O mundo é para ser sentido, vivido em toda sua plenitude.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com