TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lendo o artigo e suas respostas Estudos Interculturais da Piazza Carisa

Relatório de pesquisa: Lendo o artigo e suas respostas Estudos Interculturais da Piazza Carisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

Tarefa 2 – Leitura de artigo e respetivas respostas

Investigações Interculturais de Cariz Piagetiano

1-Quais as ideias fundamentais do artigo?

No presente artigo Teresa Sousa Machado explica verdadeiramente o comportamento de grupos culturais diferentes, tendo em conta o desenvolvimento cognitivo do modelo piagetiano.

O objetivo da psicologia é procurar respostas culturalmente distintas.

Após a leitura do mesmo verificamos que existem três perspetivas: a orientação absolutista, relativista e universal. Em relação á orientação absolutista, emprega com dificuldade a intervenção das culturas e do meio no desenvolvimento cognitivo. As orientações relativistas apresentam diferenças no desenvolvimento consoante o meio. E as orientações universais não assumem as capacidades cognitivas como únicas e universais e recusam a teoria que as capacidades estão ligadas a contextos particulares, devido às variáveis que podem condicionar o desenvolvimento de cada ser humano.

O confronto entre culturas, tem sido objeto de estudo por parte dos investigadores, tal como, o nível socioeconómico, o meio rural / urbano, a escolaridade, a subnutrição , ou seja , Dasen( in Machado , 2003) por este motivo torna-se difícil isolar os pontos fundamentais de cada um .

De todos os fatores acima referidos, a subnutrição é a que a mais tem influência no desenvolvimento.

Concluímos, que a autora fundamenta todo o seu artigo com teorias de vários pedagogos mas principalmente de Piaget, que apesar de ter uma teoria eficaz, esta não se aplica a todas as culturas.

2-Que conclusões são referidas pela autora?

A autora destaca que existe uma necessidade de expandir a teoria de Piaget, e dar mais importância aos fatores culturais.

Somente apos uma investigação de cada cultura é que poderá haver um teste justo. Os investigadores devem respeitar as caraterísticas de cada cultura, e não devem excluir os processos do desenvolvimento cognitivo, uma vez que não determinam um só caminho, como admitiu Piaget.

3- Qual a importância do contributo deste tipo de artigo para a futura prática profissional (educador/professor)?

Este artigo desempenhou um papel muito importante como uma futura educadora/ professora, pois o artigo dá importância a todos pormenores de cada cultura, escola e família, temos de ter em consideração que todas as crianças fazem parte da mesma sociedade, que nem todos pertencem aos mesmos grupos culturais, isto é, devemos respeitar as diferentes culturas que pudemos vir a encontrar numa sala de aula (numa turma), e devemos saber que o desenvolvimento cognitivo das crianças nem todas são iguais, porque existe vários fatores que podem prejudicar o percurso educacional/ de cada criança, como a alimentação, a economia.

Em suma, consideramos que todos os futuros professores / educadores deveriam ter em consideração os vários fatores culturais que podem determinar o desenvolvimento cognitivo da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com