TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Artigo “O Estudo Da Produção De Biossurfactantes Por Fungos Amazônicos”

Por:   •  8/10/2019  •  Resenha  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

PEREIRA, Daniel David Franco, DUVOISIN JR, Sergio, ALBUQUERQUE, Patricia Melchionna. O Estudo Da Produção De Biossurfactantes Por Fungos Amazônicos. The Journal of Engineering and Exact Sciences-JCEC. Manaus, AM, Brasil, Vol. 03 N. 04, 2017.

O artigo escrito por Daniel David Franco Pereira, graduando do curso de Engenharia Química da Universidade Estadual do Amazonas, e orientado em seu projeto de iniciação científica pelo Professor Sergio Duvoisin Junior, doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina, intitulado “O Estudo Da Produção De Biossurfactantes Por Fungos Amazônicos” põe em pauta a análise da produção de biossurfactantes de fungos isolados da região amazônica, considerando seu potencial produtivo e a importância desses compostos para diversos processos industriais, bem como caracterizar suas propriedades físico-químicas.

Segundo a introdução do artigo, surfactantes ou tensoativos são definidos como moléculas anfifílicas por apresentarem estruturalmente duas regiões de polaridades distintas tendo sua eficácia definida através da capacidade de reduzir a tensão superficial necessária para trazer uma molécula do interior do líquido para a superfície. Desta forma, os tensoativos possuem diversas aplicações industriais sendo as de maior utilização na indústria de produtos de limpeza, petróleo, cosméticos e de produtos de higiene. A partir disso, conceitua-se biossurfactante como pertencentes à classe de surfactantes naturais, obtidos a partir do metabolismo secundário de uma variedade de microorganismos apresentando diversas vantagens diante dos surfactantes sintéticos, sendo elas: maior tolerância a temperatura, pH e força iônica, biodegradabilidade, baixa toxicidade, entre outras.

Em metodologia, é apresentado o estudo dos fungos UEA_115 e UEA_105, sendo estes semeados em meio líquido acrescido de óleo de soja e cultivados em shaker. O resultado do estudo comprovou a produção de biossurfactante a partir dos fungos degradadores de madeira isolados da Região Amazônica. As moléculas tensoativas produzidas pelo isolado UEA_115 foram caracterizadas fisico-quimicamente e mostraram um bom potencial para uso industrial.

O estudo descrito no artigo, apesar de inicialmente ter relatado uma produção abaixo do esperado, em paralelo com a literatura vigente, demonstrou a existência de uma nova forma de cultivo e produção de biossurfactante de grande importância industrial, sendo portando, relevante para estudos futuros nesta área, além de evidenciar uma promissora comercialização deste produto, trazendo interesses também para a economia da região. O trabalho apresenta linguagem com diversos termos científicos sendo assim voltado para o público acadêmico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com