TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matrizes do Pensamento Cognitivo Comportamental

Por:   •  8/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  2.217 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHAGUERA DE RIO GRANDE        

Avenida Rheingantz, 91  parque coelho Rio Grande – RS

Curso: Psicologia

 

Matrizes do Pensamento Cognitivo Comportamental

Professora: Gesyka Waleda

   Kelly Butierres: 1556308307

   Jessica P. Mendes: 2485786625

                                                                                   Francisca A. Rodrigues: 1483970568

   Erika Patrícia R. dos Santos: 1585959225

Rio Grande, 23 de março de 2017

Introdução:

Terapia Cognitiva comportamental foi desenvolvida na década de 60 por Aaron Beck para o tratamento da depressão com o enfoque na solução de problemas atuais e modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais, com a psicoterapia estruturada e de curta duração baseando-se na compreensão das crenças e padrões de comportamento.

A Terapia Cognitiva comportamental tem como objetivo devolver ao paciente a flexibilidade cognitiva, como um modelo de transtorno emocional, tem como princípio básico o modelo construtivista que afirma que nossas representações de eventos internos e externos e não um evento em si, determinam nossas respostas emocionais comportamentais.

O terapeuta age sobre a cognição do paciente com o objetivo de alterar as emoções e comportamentos disfuncionais. As três principais áreas de distorção cognitivo na depressão o (Tríade Cognitiva) descritas por Beck são: Visão negativa de si mesmo, visão negativa dos outros, visão negativa do futuro.

        Beck desenvolveu o modelo Cognitivo, dividido em pensamentos automáticos, crenças subjacentes e Crenças centrais. O Pensamento automático está ligado a padrões de crenças disfuncionais, são pensamentos diários que ocorrem de forma involuntária moldando as emoções dos sujeitos, as crenças intermediarias são regras, padrões, normas e atitudes que guiam nossa conduta e as Crenças Centrais são ideias e conceitos mais cristalizados que se formam na infância e ao longo da vida.

Caso Clínico.

Daniel, 33 anos ensino médio completo, casado, 2 filhos, natural de minas gerais. Procurou ajuda psicológica devido a não estar conseguindo lidar com problemas relacionados a sua vida profissional, acarretando vários prejuízos a sua vida pessoal como brigas frequentes como a esposa e isolamento dos amigos.

         O Paciente relata que na sua vida profissional sempre teve problemas em si manter empregado, costuma ficar um pequeno período em cada empresa e acaba sendo demitido. No entanto nesse ano, o paciente relata ter sido demitido 3 vezes, sendo que da última vez não passou nem o período de experiência, e relata estar se sentindo frustrado, triste e apresentando traços de isolamento.

O paciente relata algumas situações que vem lhe causando sofrimento, a situação inicial remete a ter largado vários currículos e não ter sido chamado para as entrevistas, seus pensamentos eram “nunca vou conseguir emprego”, “Me sinto um derrotado” resultando em um comportamento de não procura mais emprego vindo acompanhado de uma sensação de tristeza.

         Outra situação é que a esposa tem discutido frequentemente, pois ele não está conseguindo manter a casa vindo em mente os pensamentos de “minha mulher vai me deixar” “sou uma vergonha para minha família” com isso Daniel não rebatia as ofensas da esposa pois realmente se sentia culpado pela situação e isso vinha acompanhado de um sentimento de medo.

No último relato ele afirma ter evitado se encontrar com os amigos, para não ter que responder alguns questionamentos que lhe causavam desconforto como por exemplo “Ainda está desempregado?”, “Já saiu do emprego de novo?”, “porque tu não para em nenhum emprego?” esses questionamentos vinham acompanhado dos seguintes pensamentos “Sou um incompetente”, “Não consigo parar em emprego nenhum”, “não vou conseguir manter minha família” seguido de um imenso sentimento de angustia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (141.3 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com