TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia estudo dirigido

Por:   •  3/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

1º) O QUE SÃO OBJETIVOS DA PESQUISA? CITE TRÊS EXEMPLOS DE OBJETIVOS.

É onde o pesquisador esclarece aquilo que pretende desenvolver, desde os caminhos teóricos até os resultados a serem alcançados. Dessa forma, o percurso investigativo torna-se mais fáceis. Ex: ANALISAR ACIDENTES - analisar a ocorrência de acidentes dentro de uma fábrica, para estabelecer políticas de prevenção; AVALIAR METODOS DE MELHORIA DE PROCESSO - avaliar diversos métodos de melhoria de processo, que para ser atingido de modo eficiente deve ser desdobrado em objetivos menores. Definir as melhores mídias digitais e planejar ações para que o youtuber Felipe Netto possa aumentar a sua notoriedade na internet.

2º) DIFERENCIE O OBJETIVO GERAL DOS ESPECIFICOS.

O objetivo geral deve resumir e apresentar a ideia central de um trabalho, descrevendo também a sua finalidade. Responde a questão: para quê pesquisar? Para Andrade (2009) o objetivo geral está ligado ao tema de pesquisa. Deve também ser apresentado em uma frase que inicie com um verbo no infinitivo.

O objetivo específico são os desmembramentos do objetivo geral, facilitando o percurso da pesquisa. Para Andrade (2009) os objetivos específicos referem-se ao tema ou assunto propriamente dito e definem as etapas que devem ser alcançadas para alcançar o objetivo geral de pesquisa.

3º) QUAL A FUNÇÃO DA PARTE INTRODUTORIA DO PROJETO DE PESQUISA?

Segundo Kauane Kovalski, o Projeto de Pesquisa apresenta uma série de funções importantes: pode constituir uma "carta de intenções" através da qual o pesquisador apresenta sua proposta para uma Instituição; pode configurar o retrato de uma pesquisa em andamento; pode se transformar em um precioso instrumento para o diálogo científico e acadêmico; pode configurar um instrumento importante para a elaboração de ideias e para auto esclarecimento de quem o produz.

4º) CITE E COMENTE ALGUNS VERBOS SUGERIDOS PARA ELABORAÇÃO DE OBJETIVOS.

De forma a assegurar que a transmissão de mensagem seja clara e assertiva, os objetivos devem ser iniciados por um verbo no infinitivo. Ex.: verbos para objetivos gerais focados em conceitos: compreender; entender; identificar;

Ex.: Verbos usados em objetivos específicos que indicam analise: comprovar; comparar; diferenciar.

5º) O QUE SÃO ELEMENTOS TEXTUAIS DE UM TRABALHO ACADÊMICO?

        Os elementos textuais constituem a parte do trabalho onde o tema/ assunto é apresentado e desenvolvido, são eles: introdução, desenvolvimento e conclusão.

6º) QUAIS AS PARTES (CAPÍTULOS) QUE COMPÕEM O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO?

Elementos pré-textuais

  • Capa
  • Folha de Rosto
  • Ordenação das páginas preliminares

Elementos textuais

  • Texto (introdução, corpo do trabalho, conclusão)
  • Lista das referências bibliográficas

Elementos pós-textuais

  • Notas
  • Índices remissivos de autores e/ ou assuntos (opcional)
  • Anexos (opcional)
  • Apêndices (opcional)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (83.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com