TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de projeto de curso

Por:   •  2/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

Análise crítica do artigo:

Análise experimental do comportamento e sociedade : Um novo Foco de Estudo

O artigo de João Todorov e Maísa Moreira vem tratar inicialmente sobre Análise Experimental do Comportamento que é uma ciência proposta por Skinner , que trata da importância do ambiente e do seu contexto para explicar o comportamento humano.Skinner se preocupa em analisar a cultura, fenômenos e problemas sociais  .

Os autores começam então, baseados em Skinner, criticando analistas do comportamento que não se dedicam aos estudos acerca de problemas sociais. Afirmando que as pessoas precisam procurar as causas dos problemas olhando para as consequências produzidas pelas ações.

A questão destacada pelos autores se baseia em  Glenn,  e vem ampliar o objeto de estudo da Análise Comportamental, inserindo o conceito de Metacontingência  para estudos das práticas culturais e suas consequências. Os autores começam então a discorrer sobre esse tema em detalhes, mostrando que a Metacontingências são contingências entrelaçadas, onde um organismo depende do outro para se ter um reforçamento, produzindo assim um produto agregado e uma consequência cultural.

A questão levantada é extremamente importante pra a os novos estudos do comportamento humano em sociedade pois a metacontingência vem tratar da necessidade  das contingencias individuais serem interligadas, produzindo assim um mesmo resultado a longo prazo.

É importante destacar que os autores descrevem que as sociedades se comportam governadas através de Metacontingências, destacando a divisão da mesma em duas classes de contingências: Cerimoniais e Tecnológicas, baseados sempre nas falas de Glenn. As Contingências Cerimoniais (por exemplo, um pai que manda um filho fazer algo porque ele “está mandando”) e as Contingências Tecnológicas (por exemplo, um profissional da saúde dando uma ordem para se fazer algo, porque isso resultará em melhores condições à saúde do sujeito) compõe códigos e leis dos países, sendo que a grande maioria é cerimonial.

Analisando as duas contingências, para nós, existe uma vantagem maior nas contingências tecnológicas, pois estas possuem caráter construtivo para as práticas sociais.

Em resumo, a metacontingência é formada por um elo de união de comportamentos individuais que traz a longo prazo consequências que afetam toda a sociedade. Essas consequências podem ser controladas pelas regras da sociedade. Os autores trazem um exemplo dessa consequência, analisando assim a constituição brasileira que traz metacontingências cerimoniais e tecnológicas, entretanto eles são imparciais sobre o tema, nos fazendo questionar muito mais sobre o conceito de metacontingência, que precisa ser muito mais estudado e ampliado, precisam ir além de  estudos descritivos.

Colocamos em relevância, então, que o conceito de metacontingência, é um novo foco de estudo, que vem ampliar olhares para ir além do comportamento individual , trazendo uma compreensão da evolução das práticas culturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com