TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NELL (Filme)

Por:   •  6/4/2015  •  Artigo  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 4

FILME: NELL (1994)

O filme relata a história de uma jovem que foi criada pela mãe sem contato algum com a civilização. Devido um derrame fácil a mãe teve dificuldades na fala, assim não podendo passar informações linguísticas (ensinar a fala), fazendo com que a moça crescesse com uma linguagem própria, por não ter conhecido as palavras.

Vemos ao ser descoberta o condicionamento clássico, que é a reação espontânea de defesa, ao ver o Drº Lovell pela primeira vez, pois a mesma nasceu com o instinto de proteção ao desconhecido e automaticamente ao crescer, aprimora suas defesas.

Ao ser descoberta a jovem Nell começa a intrigar os profissionais de psicologia por não saberem como ela se desenvolveu sem contato com outras pessoas, civilização, cultura ou coisas do cotidiano – O que é inata ou adquirido? Como conseguiu se desenvolver? Qual sua percepção das coisas ao redor? Será que pode ou não sobreviver sozinha? Tem problemas mentais, autismo, “louca”? Deveria ou não ser internada em um hospital?

Então é designado o terapeuta que a descobriu, para que comece a pesquisar e sanar todas essas dúvidas a respeito desta “eremita” que tem linguagem própria e única visão de mundo.

(Todos os que cuidam de alguém tem um motivo inconfesso. Até a Madre Tereza, pois ela queria saber a sua utilidade para o mundo e eu também. Drº ?)

Ao iniciar as pesquisas o Drº Jerome Lovell, depara-se com a história de uma criança que foi realmente criada por lobos, e destituiu uma linguagem própria para se virar na selva. Começa a observar as atividades diárias da jovem (30 anos), para começar a tornar suas hipóteses em fatos.

Junto com a psicóloga Drª Paula, o Drº Lovell começam achando que ela tem uma pessoa objetiva e uma subjetiva, com perfeita separação, pois ao se olhar no espelho Nell , passa a mensagem de “Ti e Mi”, como se fossem duas pessoas.  Ao conviver com a Nell o Drº Lovell começa a falar constantemente sobre a sua vida e situações diárias, com a intenção de mostrar uma outra linguagem e percepção, diferente da que ela tem e conhece. Tudo o que ela fala, ele anota para que possa começar a formular e entender a língua dela.

Ao lidar com o dia a dia de Nell, descobrem que sua linguagem vem de uma comunicação falha, pois na fase do desenvolvimento de Nell, a sua mãe teve uma espécie de AVC, comprometendo assim a transmissão das palavras “corretas” a filha que cresce com um conhecimento limitado e falho de palavras. Também descobrem que ela tinha uma irmã gêmea e que parte da linguagem era própria entre as irmãs. Ex: Aue a vent (árvore ao vento), pequen Nell e gade Nell (Pequena Nell e Grande Nell), as gar (anjo da guarda), maofeo com faca a baiga (malfeitor com faca na barriga). Atrás disso, eles descobrem que a mãe contou a filha que foi vítima de um estupro.

Atrás de condicionamentos comportamentais, eles começam os estudos para evolui-la em sua comunicação, o primeiro dele é o reforço positivo (condicionamento operante), ele deixa ela comer um pouco de pipoca e atrás disso, ele a trás para fora de casa durante o dia (pois ela só sai a noite), ela saí pega  a pipoca e volta pra dentro. Porém ele repete e ela acaba indo de vez para fora de casa.

Eles a levam para andar de caso na civilização que ela não conhece para ver qual será o comportamento dela diante do “mundo real” que ela nunca teve contato. Ela tem poucas reações com as cores, luzes e pessoas, porém uma das coisas que mostra a ela que incomoda são os sons do trânsito.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com