TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O APERFEIÇOAMENTO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Por:   •  30/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


Sumário

1     INTRODUÇÃO......................................................................................................4

2     APERFEIÇOAMENTO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS.......................................5

3     CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................8

4     REFERÊNCIAS.....................................................................................................9


1-INTRODUÇÃO

Buscarei neste trabalho mostrar as possibilidades e também as dificuldades para trabalhar com a interdisciplinaridade no contexto escolar. A princípio da interdisciplinaridade é buscar o entrosamento entre as disciplinas para uma maior percepção, aprendizagem e conhecimento. O professor é o mediador na tarefa de levar o aluno a aprender, por meio de uma metodologia que o coloque como sujeito de sua própria aprendizagem, selecionando conteúdos em função dessa construção progressiva. A relação que o professor estabelece com seus alunos é parte de um processo de mediação, levando em consideração que a escola é um espaço de interações.

           Através deste sentido, poderemos trabalhar de modo interdisciplinar entre as áreas do conhecimento, com a Reciclagem e com o Tangram entre outras, as atividades desenvolverá a criatividade das crianças, a imaginação e também a construção e aquisição de conhecimento e pensamento artístico. Explorando as diferentes habilidades básicas desenvolvendo a autoestima. O trabalho com a interdisciplinaridade nos permite tornar a sala de aula um ambiente enriquecedor e motivador, no qual os alunos tornam-se parceiros dos professores no processo de aprender e o lúdico possibilita a construção e reconstrução do conhecimento é de suma importância á brincadeira para o desenvolvimento social e cognitivo da criança, pois é através dela que a criança consegue expressar seus sentimentos em relação ao mundo social, é o que eu percebo trabalhando ao lado delas.

        A interdisciplinaridade promove a busca constante de novos caminhos desafios, indo além da mera observação, passando a edificar um novo modelo de aprendizado até então desconhecido por muitos, na escola busca conseguir unir disciplinas diferentes, construir ligações entre elas que vão além de conteúdos ensinados.

         

  1. APERFEIÇOAMENTO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Organização dos espaços e tempo para as atividades contribuem com o trabalho do educador no desenvolvimento de ensino e aprendizagem. Deste modo, o educador pode organizar os cantos da sua sala de aula como: atividades de leitura; atividades de artes e atividades de educação física entre outras. Sendo assim fica uma ligação com as disciplinas, caminhando uma ao lado da outra, destacando que o professor é o grande responsável pelo processo de transformação da realidade.

Para Piaget (1979, p.166-171), a interdisciplinaridade pode ser concebida como uma recomposição ou como uma reorganização dos âmbitos do saber na perspectiva de impulsionar um ou vários estudos a respeito de um assunto e dele extraírem possibilidades de pesquisas para darem origem a novas recomposições e novas reorganizações na construção do documento.

Percebo que esta forma de atuação pedagógica é fundamental para o desenvolvimento e habilidades das crianças de forma global, através do processo de interdisciplinaridade. As atividades desenvolvidas são importantes para que o aluno possa assimilar de forma significativa o processo de aquisição. A diversificação desperta o interesse pelo tema. O professor devera fazer a apresentação do mesmo para as crianças.

Vejo também que o educador precisa selecionar situações importantes dentro da vivência em sala de aula, perceber de que forma isso influencia o processo de aprendizagem, além de compreender que no vivenciar e no brincar a criança é mais espontânea. Preparar o material sobre o estudo que será feito, e explicar como serão realizadas as atividades dentro da sala de aula em cantinhos diferentes e preparados com os temas.

Umas das propostas pesquisadas foram trabalhar com a Reciclagem e o Tangram, poderemos trabalhas nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Artes e educação física. Com certeza trabalhar com a reciclagem e viável, pois contribuem para a preservação do meio ambiente e a diminuição da poluição do solo, da água e do ar, possibilita desenvolver habilidades manuais, criatividade, consciência ambiental, moral ética e cidadã em todas as idades, podendo também envolver toda a comunidade na participação conjunta de ações. Assim também o tangram, que promove aprendizagem significativa como a lógica, motivação, criatividade, e um meio facilitador da aprendizagem ele possibilita o desenvolvimento da concentração e atenção, os educando desenvolvem á aprendizagem multidisciplinar aprendem a trabalhar em grupo, desenvolve o raciocínio, possibilita a criação de estratégias e regras, trabalha com emoção, tudo de forma lúdica e prazerosa.

Neste sentido, Vigotsky (2010, p. 147) ressalta que, a brincadeira é um mecanismo educativo do instinto e organizadora do comportamento emocional. Porque quanto mais á criança brinca mais ela se desenvolve os mais variados aspectos, desde os afetivos, emocionais, motor, cognitivo até o corporal. Por meio de atividades livres a criança tem a oportunidade de viver e reconhecer a sua realidade é necessário organizar de tal forma os espaços e atividades escolares para que todos os segmentos tenham condições de questionar, discutir, analisar, opinar, decidir e participar da execução e avaliação do processo de construção de uma proposta pedagógica verdadeiramente interdisciplinar.

Encontram-se muitas dificuldades para realizar o trabalho interdisciplinar nas escolas, pois, falta de conhecimentos em relação a conteúdos de outras disciplinas faltam recursos materiais espaços físicos adequados, faltam de projetos ou cursos específicos, e materiais de apoio, a interdisciplinaridade requer diálogo com outros conhecimentos, compartilhar saberes e o mais importante vontade de participar fazer o diferencial.

No presente serão desenvolvidas atividades que envolvem a interdisciplinaridade nas disciplinas de Língua Portuguesa, Artes e Educação Física, a primeira atividade será com o tema Alimentação. Em Língua Portuguesa proporcionar oportunidade de leituras, escritas, roda de conversa, trabalhar sobre o respeito á mesa e como comer corretamente, consciência para o corpo e o respeito aos costumes. As atividades de Artes foram apresentando o formato e a produção de desenhos trabalhando a criatividades dos educando nas confecções de painéis em relação aos temas propostos, podemos utilizar a música de “Aline Barros” Verde Que Te Quero Verde, para melhor fazê-los entender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (146.6 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com