TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ambiente Mãe Bom, na Contemporaneidade em Winnicott

Por:   •  5/1/2018  •  Monografia  •  10.792 Palavras (44 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 44


[pic 1]

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICANÁLISE HOLÍSTICA

MARIANGELA SABOIA DA SILVA

O AMBIENTE MAE BOM:

Na Contemporaneidade em Winnicott

                                                      São Paulo

2016

MARIANGELA SABOIA DA SILVA

O AMBIENTE MAE BOM

Na Contemporaneidade Em Winnicott

Trabalho de conclusão apresentado em cumprimento às exigências da Sociedade Brasileira de Psicanálise Holística como parte dos requisitos para formação. Orientador: Professor Ms.Marcos de Oliveira

São Paulo

2016

DEDICATÓRIA

A Deus, ao Paulo Roberto, pelo apoio e

companheirismo. À Maíra, Naara e Tainá

AGRADECIMENTOS

Á família Saboia da Silva e a Tainá Saboia pelas caronas nas noites frias de Osasco.

Ao Ver. Gerson Correia de Lacerda, pelo total apoio e confiança

Ao Prof. Marcos Oliveira, nosso orientador por tudo que nos ensino sobre a psicanálise.

Diretora do C. Presbiteriano: Mary P. Camilo, pela confiança e colaborção.

Aos funcionários do C. Presbiteriano: Adriana Vioto Cardoso Collino , João Evangelista Oliveira e Simone Luchini Rodrigues.

Aos colegas do curso de psicanálise da SBPH

E as funcionárias da SBPH.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.................................................................................................. 06

1. A IMPORTANCIA DO AMBIENTE MAE NA FORMAÇÃO DOS LAÇOS AFETIVOS........................................................................................................ 09

1.1. A mãe boa e a potencialização dos laços afetivos.................................

1.2. A mãe não suficientemente boa e os rompimentos dos laços afetivos................................................................................................................

2. O AMBIENTE COMO FACILITADOR DE AFETOS EM WINNICOTT..............

3. UM RELATO DE CASO NO ATENDIMENTO TERAPEUTICO.......................

CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................

(Falta paginação)


Resumo:

Este trabalho tem como objetivo expor consequências e pôr em evidências as transformações ocorridas no ambiente familiar ao longo dos anos, e o desempenhar de seus papeis. O papel da família como um todo, e da mãe como esse ambiente bom, que amamenta, brinca e leva para a escola no    momento certo, e essa interação é de fundamental importância para seu crescimento saudável. Essa mãe suficientemente boa contemporânea ao mesmo tempo que deseja ser uma mãe devota e com dedicação total ao seu filho ela é ao mesmo tempo uma mulher que está inserida no mundo do trabalho, e necessita da escola principalmente na primeira infância como um ambiente também adequado ao desenvolvimento saudável no aspecto físico, emocional e afetivo do seu filho.

Palavra- chave: Ambiente, família, mãe, contemporâneo, afeto.

INTRODUÇÃO

Os laços afetivos se formam desde o início da vida dos indivíduos, e uma grande protagonista responsável por essa poderosa façanha, equilíbrio emocional e afetivo é a mulher, que em sua função de mãe e o pai em sua função de pai, ao constituírem esse ambiente suficientemente bom, responsável direto pelo bem-estar de suas crianças e futuros adultos que atuaram na sociedade de maneira saudáveis, independentes e criativos.

A presença da mãe e pai suficientes bons em um ambiente parental integrado num objetivo comum de fortalecer e otimizar o tempo que essa mãe e pai trabalhadores têm para ficarem com seus filhos, seja de intensa qualidade e afeto, capaz de suprir seu bebê de suas necessidades em relação a esse ambiente.

Vivemos numa sociedade com características totalmente diferente daquela que viveu Winnicott, entretanto suas concepções de valores positivos para as famílias são importantes e valiosos para a saúde física e mental, a prática da amamentação, a brincadeira entre as crianças e com os seus pais, e a criança sozinha, e o espaço humanizado no ambiente escolar, são essencialmente importante de se manterem.

A nossa sociedade globalizada onde se busca o prazer de forma desenfreada motivados pela avidez insaciável do afeto, segurança, confiança e sobretudo amor. Sociedade essa geradora de profundas angústias que já são percebidas desde a infância. O ambiente mãe boa, mostra a importância da preservação de valores que são inerentes ao ser humano, para sua saúde mental, afetiva e emocional independente da época e condição social que ele se encontre. O autor estudado, valoriza um ambiente parental em especial a mãe como sendo devota. No atual contexto a mulher vive de maneira tão diferente da mulher do século XX, e como mesmo com tantos afazeres e tantas atribuições no seu cotidiano ele poderá manter a essência da sua função de mãe suficientemente boa, dedicada e devota. É essa temática que nós pretendemos abordar no presente trabalho

No primeiro capítulo destacaremos a importância do ambiente mãe na formação dos laços afetivos, aqui o enfoque será as características da mãe suficientemente boa e a mãe não suficiente boa, e as consequências das suas atitudes na formação psíquica, física e afetiva do seu bebê. O segundo capítulo o ambiente como facilitador de vínculos afetivos, busca fazer um embasamento teórico fundamentado nos princípios que determinam para o autor Winnicott, o que é o ambiente, e sua importância na saúde mental e física. O terceiro capítulo, apresentamos um relato de caso no atendimento psicoterapêutico, de um garoto que foi atendido no período de estágio numa determinada escola em Osasco. Nesse capítulo o foco será a importância da terapia como processo de integração e educativo para o indivíduo consigo mesmo e com o ambiente. O objetivo dos capítulos é fazer uma releitura entre a função do pai e mãe suficientemente bom no contexto atual, sobre um ambiente saudável e importância de um profissional da área psicológica no ambiente escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (68.5 Kb)   pdf (320.7 Kb)   docx (51.9 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com