TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Behaviorismo Não Tenta Explicar os Processos Cognitivos

Por:   •  2/11/2018  •  Dissertação  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  1.107 Visualizações

Página 1 de 2

Capitulo 4

O behaviorismo não tenta explicar os processos cognitivos?

Vamos ter que pontuar como a psicologia Cognitiva refere-se ao modo como as pessoas pensam e como o Behaviorismo vê.

O Behaviorismos adotou a teoria externalista para compreender o comportamento humano anulando o termo mente e seus correspondentes e por isso foi extremamente criticado.

Mais tarde por insistência de alguns se fez necessário trazer de volta a mente e principalmente o processo cognitivo.

“ A mente que a revolução cognitiva colocou em evidência é igualmente a executora das coisas. É a executora dos processos cognitivos.

Ela percebe o mundo, organiza os dados sensoriais em todo o significante e processa a informação” ( skinner, 2002. P.39)

É bem frisado que o termo mente utilizado pelos psicólogos cognitivos não tem nada a ver com os filósofos antigos e nem pelos psicólogos funcionalista e estruturalistas, não é nada transcendental.

A psicologia cognitiva investiga a maneira como o ser humano percebe, aprende, recorre e pensa, sobre as informações tentando compreender como se da os processos de informação do indivíduo.

Behaviorismo radical vê pensamento como comportamento que ocorre igual a qualquer outro comportamento, portanto não está guardado em algum lugar especial.

A teoria cognitiva é rejeitada por Skinner por dar pouco valor ao ambiente e valorizar mais a mente.

Skinner defende processos cognitivos como comportamentos, as pessoas executam e pode ser estudado pelo Behaviorismo.

Skinner entende que a estrutura do cérebro cabe a outra ciência estudar e não ao psicólogo, os cognitivistas estão reconciliando o conceito mente e tentam compreender através de processos de computador.

 Para Skinner isso é impossível pois o ser humano é único e o comportamento depende do ambiente da cada um é criado, nem o mais poderoso computador poderá entender e explicar o comportamento humano.

O que tem que ficar claro é que para Skinner o processo cognitivo parte  de um recorte externo ou seja o pensamento é um comportamento perfeitamente explicável e possível de se estudar.

A ciência cognitiva acredita que o cognitivo é algo a ser desenvolvido e compreendido, mas que já está lá, ou seja, já existe.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com