TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos cognitivos

Por:   •  31/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  815 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo dirigido

Disciplina: Processos Cognitivos

  1. Compare o que as seguintes abordagens falam sobre o ato de pensar: a) Funcionalismo b) Behaviorismo, c) Estruturalismo, d) A psicologia Cognitiva.

  1. O que significa cognição? E Psicologia Cognitiva? Tente dar a resposta mais completa que conseguir.

A cognição envolve  fatores como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio., esses fatores fazem parte do desenvolvimento intelectual. A psicologia cognitiva está ligada ao estudo dos processos mentais que influenciam o comportamento de cada indivíduo e o desenvolvimento cognitivo (intelectual)

  1. O que é atenção seletiva? Dê exemplos de sua utilização.

é uma capacidade do cérebro que seleciona informações importantes e faz com que se ignore informações irrelevantes. Quando você consegue “selecionar” em que você presta atenção, você está usando sua atenção seletiva. Ela se refere ao ato consciente de concentrar a atenção, em outras palavras, sua habilidade de evitar distrações de estímulos tanto externos (por ex., barulhos) quanto internos (por ex., pensamentos). Um bom exemplo de atenção seletiva é conseguir se concentrar na voz do seu amigo numa local cheio de pessoas conversando ao mesmo tempo.

  1. O que é consciência?

A consciência é uma qualidade da mente, considerando abranger qualificações tais como subjetividade, autoconsciência e a capacidade de perceber a relação entre si e o outro.

  1. Defina Memória de Trabalho e qual a função de cada um de seus componentes?

A memória de trabalho, que alguns acreditam ser parte da memória de curto prazo, atua no momento em que a informação está sendo adquirida, retém essa informação por alguns segundos e, então, a destina para ser guardada por períodos mais longos, ou a descarta.

Falta as funções de cada compoente

  1. Como Noam Chomsky define a aquisição da linguagem?

Chomsky afirma que a capacidade dos seres humanos para falar é geneticamente determinada e faz parte do código genético da espécie, de maneira análoga ao pássaro que aprende a voar.

     

     O caminho para o desenvolvimento da linguagem se faz por analogia e por tentativa e erro, até a criança conseguir internalizar as estruturas lingüísticas.

  1. Cite duas diferentes teorias sobre aquisição de linguagem e discorra brevemente sobre o tema.

A teoria behaviorista da linguagem parte do pressuposto de que o processo de aprendizagem consiste numa cadeia de estímulo-resposta-reforço. O ambiente fornece os estímulos - neste caso, estímulos lingüísticos - e a criança fornece as repostas - tanto pela compreensão como pela produção lingüística. A criança, por esta teoria, durante o processo de aquisição lingüística, é recompensada ou reforçada na sua produção pelos adultos que a rodeiam.

Segundo Chomsky adepto do gerativismo, a criança possui um Dispositivo de Aquisição da Linguagem, DAL e que é acionado através de frases ou falas, IMPUT, dos adultos, gerando assim a gramática a qual a criança está contextualizada. Mas neste sistema somente algumas regras serão ativadas, pois a criança escolhe quais regras serão usadas para uso da língua nativa, descartando as que não se adequão.

Um outro assunto abordado, é a Gramática Universal, a criança já nasce com uma gramática em sua cabeça, onde se guardam todas as regras, de todas as línguas, uma enorme quantidade de conteúdo. Mas a criança transforma esta gramática, na gramática de sua língua, retirando só o que necessário para o uso e aprendizagem da mesma e descartando o restante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com