TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos Cognitivos

Por:   •  30/10/2019  •  Ensaio  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

PROCESSOS COGNITIVOS

Professora: Daisy Seabra de Queiroz

TEORIAS E SISTEMAS PSICOLÓGICOS IV

Petrópolis – 2018 – Brasil

Em nossa vida, somos formados por alguns processos cognitivos, sendo alguns com maior participação em nossa vida psíquica. Nesta atividade serão abordados a sensação, percepção, atenção e a memória.

A sensação e a percepção são processos cognitivos intimamente ligados. A sensação diz respeito à captura sensorial dos estímulos ao nosso redor, através dos órgãos sensoriais. Isto é, enxergar, ouvir, tocar, cheirar e degustar. A partir desta entrada, ocorre a transdução destas informações. Por exemplo, os fotorreceptores, células sensoriais da visão, transformam a luz em ondas eletromagnéticas, estas que chegarão ao córtex occipital. A partir desta chegada, entra o processo de percepção, o qual dará sentido a esta informação. Por exemplo, se uma pessoa com medo de cachorros avistar um, assim que a imagem for recebida, será percebida e interpretada como algo assustador. Funcionando da mesma maneira para estímulos agradáveis.

Vale salientar que duas grandes escolas da Psicologia possuem pareceres diferentes sobre estes fenômenos. Esta acima abordada coaduna com a concepção partilhada pela maioria dos Cognitivistas, onde afirmam que são fenômenos separados, partindo da ideia que primeiro sentimos os estímulos para depois interpretá-los. Em contrapartida aos Gestaltistas, que postulam que sensação e percepção ocorrem de forma simultânea, onde captamos já organizando os estímulos.

Contudo, a todo instante somos bombardeados de informações, não sendo possível captar todas. Dando entrada a outro processo cognitivo: A atenção.

A atenção caracteriza-se pela seleção de informações ao nosso redor. Esta que é influenciada por fatores internos e externos. Os internos dizem respeito a nossa motivação e experiências anteriores, por exemplo, uma mulher grávida em um shopping consequentemente prestará mais atenção em bebês, outras mulheres grávidas, lojas de crianças, entre outras coisas. Como um rapaz solteiro prestará mais atenção em mulheres e artigos masculinos, como carros esportivos e roupas de seu gosto. Os fatores externos referem-se à intensidade, contraste, movimento e incongruência. A intensidade seria a força do estimulo, uma bomba, por exemplo, facilmente chamará sua atenção. O contraste tem haver com um conceito do Gestaltismo, o de figura e fundo, onde fachadas de lojas que utilizam deste conceito chamarão prontamente sua atenção. O movimento relaciona-se a movimentação de estímulos, como uma árvore de natal com luzes de LED se mexendo, também tende a chamar a atenção. E por fim a incongruência, que seria como exemplo, uma mulher fumando charuto, é algo que habitualmente não vemos, e consequentemente chamará nossa atenção. Vale ressaltar que são envolvidos processos conscientes e inconscientes. Os conscientes dizem respeito aos processos controlados, como digitar este texto. Nesta execução é gasto um nível considerável de energia mental, em comparação aos processos automáticos, como por exemplo, em motoristas experientes, ao ir dirigindo para casa no final do dia, muitas vezes por ser uma atividade cotidiana e o mesmo possuir uma prática considerável, quase não se é percebido a chegada em seu destino, por isso são considerados inconscientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com