TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Bullying nas Escolas

Por:   •  11/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

BULLYING

O bullying é a situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneiras repetitivas por um ou mais colegas. O termo bullying vem de origem inglesa que significa “brigão” e mesmo sem uma denominação em português, entende-se como tirania ou opressão.

De acordo com a autora do livro “Fênomeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz.” Cleo Fante, afirma que o bullying é uma das formas de violência que mais cresce no mundo. E pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades e trabalho.

De acordo com a doutora em Psicologia Educacional e professora da UNICAMP, Telma Vinha, para a agressão ser considerada bullying tem que ter 4 características:

                 - Intenção do autor em ferir o alvo

                 -Repetição da agressão

                -Presença de um publico espectador

               - Concordância do alvo com relação ás ofensas

A presença de um publico espectador: ativo ou passivo

Diferente do que pensam, o bullying não se restringe apenas ao alvo-agressor, mas agressor-alvo-publico. Onde temos o publico ativo que são aqueles que reforçam a agressão, rindo ou incentivando. E aqueles que são públicos passivos, ou seja, estão tão acostumado com a prática que ignoram.

Bullying nas escolas publicas X bullying nas escolas particulares

De acordo com a unicef(Fundo das nações unidas pela infância) mostra que a prática do bullying é mais recorrente em escolas frequentadas por alunos de classe alta. Nas pesquisas e, escolas privadas, 13,2% dos alunos disseram que já foram alvos de crueldade e 15,1%sofreram por conta de algumas características físicas. Nas escolas publicas o percentual foi de 4,3% e 12,9% respectivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com