TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CIRCULO SOCIAL E AS CRIANÇAS ATÍPICAS

Por:   •  24/2/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.318 Palavras (6 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 6

TEMA: círculo social e as crianças atípicas

RESUMO

Esta pesquisa surgiu do interesse sobre como a pandemia afetou o círculo social e as crianças atípicas.

Palavras Chaves:

Crianças atípicas; TCC; afastamento; comportamento;

1 - INTRODUÇÃO:

A presente pesquisa tem como foco principal analisar como as crianças atípicas vem sendo afetadas com o afastamento do seu círculo social causados pela pandemia de covid-19 que teve seu início na China, por tratar-se de um vírus com alta transmissibilidade o mesmo espalhou-se pelo mundo todo de forma muito rápida tendo como principais vítimas idosos e pessoas com comorbidades gerando isolamentos, lockdown em todo mundo, algo até então não visto no mundo, atingindo de maneira violenta a população mundial interferindo no dia a dia das pessoas, inclusive aquelas que demandam necessidades especiais como as crianças atípicas.  O termo atípico cada vez mais usado por pais, professores e médicos para definir características de crianças com deficiência, autismo e outras características que impactam no aprendizado, geralmente essas crianças necessitam de mais atenção e de um círculo social ativo, mas que foi fortemente afetado pela pandemia de covid-19, uma vez que devido aos isolamentos impostos prejudicou diretamente esse público. Tendo como ferramenta de análise a terapia cognitiva comportamental-TCC que nos auxiliará na observação e estudo do comportamento dessas crianças impactadas por esse evento mundial de dimensões catastróficas e depois de observados os prejuízos definir meios eficazes para minimizar esse impacto na vida dessas crianças.

2 - PROBLEMA

3 - JUSTIFICATIVA:

Ao observar que a pandemia afetou todas as pessoas da sociedade mundial, surgiu a dúvida de como foi que as mudanças trazidas pela pandemia afetou os indivíduos e como eles reagiram as mudanças, ao pensar sobre, concordamos que as crianças atípicas sofreram com essas mudanças tanto quanto todos mas elas não costumam ter uma voz ativa pra se expressar, então buscamos através da TCC, entender as mudanças do comportamento trazidas pela pandemia para as crianças atípicas e quais os impactos disso no desenvolvimento intelectual delas

4 – HIPÓTESE:

Ao pensar sobre a TCC, avaliamos que as crianças atípicas, que tinham uma vida social com mais dificuldade, ao chegar da pandemia tiveram suas vidas sociais interrompidas de forma a bruta e com vem o questionamento de o que a pandemia causou as crianças atípicas removendo elas dos seus meios sociais. Trouxe mudanças nos padrões das crianças o que trouxe comportamentos diferentes que podem estar ligados a quadros de ansiedade e depressão

5 – OBJETIVOS:

5.1. Objetivo Geral:

Analisar a partir da TCC se o afastamento do círculo social afetou o comportamento e desenvolvimento de crianças atípicas

5.2. Objetivos Específicos:

- Descrever/conceituar comportamento em TCC

 - Conceituar/definir desenvolvimento intelectual

- Classificar crianças atípicas

 - Identificar como as crianças atípicas vivenciaram esse distanciamento

- Descrever/ conceituar o que foi essa pandemia (o covid – o que é, o que causou, um pouco sobre)

- Definir o círculo social educacional

6 – METODOLOGIA:

A metodologia adotada na elaboração deste trabalho baseia-se na pesquisa descritiva, por meio de revisão bibliográfica, como recurso para obter informações concernentes ao problema formulado a partir do tema escolhido. A revisão bibliográfica é um momento importante do trabalho, uma vez que, é a partir dela, que se pode iniciar uma reflexão capaz de auxiliar no aperfeiçoamento do instrumento de coleta de dados a serem utilizados por ocasião da pesquisa de campo.

Uma abordagem quantitativa e outra qualitativa serão adotadas nesta investigação.  Para a obtenção dos dados quantitativos decidimos fazer uma pesquisa descritiva para poder observar nossos objetos de estudo, interrogar as opiniões e necessidades, coletar informações sobre o caso, analisar estas informações, registrar as inferências sobre os dados coletados e interpretar os dados sem interferir neles. Com base nos nossos objetivos de estudo utilizamos um grupo específico da cidade de João Monlevade para revelar as relações de crianças atípicas à nossa pesquisa. Delimitando a partir de uma grande análise que faríamos entrevistas com mães e profissionais que se disponibilizaram a falar como é se envolvem com essas crianças em questão. Colocando assim a nossa pesquisa no procedimento de observação, obtendo tudo paela internet e livros didáticos.

6.1. Amostra

A amostra será formada por pesquisas

6.2. Critério de inclusão: serão levados em consideração as pacientes crianças, que possuem autismo, síndrome de down e TDH.

6.3.  Critérios de exclusão: serão considerados os pacientes com algum déficit cognitivo, bem como os que se recusarem a participar em duas situações: 1. Quando o próprio sujeito solicitar sua exclusão do processo, não sendo ele obrigado a dar nenhuma explicação e 2. Quando o paciente aceitar participar da entrevista, e não comparecer ou não quiser finalizá-la.

6.4. Tempo e local da realização da pesquisa

O tempo da pesquisa será de ----  meses, de março de 2011 a fevereiro de 2013. Toda a coleta de dados e as entrevistas não estruturadas serão realizadas no

6.5. Estudo piloto

Visando testar o método de trabalho, os processos técnicos envolvidos na execução do projeto e os instrumentos de coleta de dados, um estudo piloto será realizado com 05 pacientes, utilizando todos os critérios de inclusão e exclusão. Os dados colhidos nesse estudo não serão considerados para o estudo principal.

O estudo piloto permitirá avaliar a clareza e a adequação dos termos norteadores da entrevista não estruturada.  Segundo Marconi & Lakatos (1990), a importância do estudo piloto consiste na possibilidade de verificar se os instrumentos elaborados para coleta de dados atendem verdadeiramente aos objetivos da pesquisa em questão, além de fornecer uma estimativa sobre futuros resultados.

6.6. Estudo principal: Para a coleta dos dados, as seguintes etapas serão realizadas:

a) Formação da população a ser examinada, com os dados coletados ....

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (327.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com