TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE INCONSCIENTE

Por:   •  19/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

CONCEITO DE INCONSCIENTE

Entendemos que o inconsciente está oculto ao consciente e que a qualquer momento pode ser trazido ao consciente e que está no comportamento do indivíduo.

Segundo Moura o inconsciente não é um lugar, uma coisa ele tem uma forma, uma lei de articulação. O consciente e o inconsciente operam cada um com determinada forma.

A representação consciente é a representação da coisa, mas a representação da palavra a ela pertencente. Já a representação inconsciente é apenas a representação da coisa. (Moura, 2008) (internet)

Segundo Patrícia Lopes a contribuição teórica mais especial de Freud é que o comportamento do indivíduo não é governado somente pelo consciente, mas também pelo inconsciente.

Uma vez que o objeto de estudo de Freud na Psicanálise é o inconsciente entendemos que a psicanálise é uma teoria com característica que é o determinismo psíquico, que tem como função explicar que não há descontinuidade na vida metal, que nada ocorre por acaso, tudo tem uma causa de acontecer. Que cada evento mental tem uma explicação consciente ou inconsciente. Moura diz que Freud descreve que eles ocorrem tão espontaneamente, ligando um evento consciente a outro.

O estado consciente é descrito pela experiência que o indivíduo percebe, incluindo lembranças, ações intencionais.

A consciência funciona de modo realista, de acordo com as regras do tempo e do espaço. Percebemos a consciência como nossa e identificamo-nos com ela. Parte do material que não está consciente num determinado momento pode ser facilmente trazida para a consciência; esse material é chamado pré-consciente. (Patrícia Lopes, 2016) internet.

Segundo Patrícia, no inconsciente existem duas pulsações que são forças complementares uma da vida e a outra da morte, são forças que levam a liberação de energia mental. Freud divide em duas categorias uma a da autopreservação, os instintos de vida, uma energia chamada de libido. E a outra tem a força destrutiva que é a força da morte e pode estar intrínseca.

O consciente é a parte da mente que estamos cientes, porém Freud se interessou mais pelo inconsciente, que é uma área menos explorada e exposta. (Patrícia Lopes, 2016) internet.

Portanto o foco da abordagem psicanalítica de Freud, diz (Moura, 2008) é que existe o inconsciente e que ele é constituído também de um receptáculo de lembranças traumática reprimidas, levando o indivíduo a adquirir um reservatório de impulsos rumo à ansiedade a qual ele rejeita por não tomar consciência daquilo que está em seu inconsciente, até que seja levado a fazer tratamento para conhecimento do seu comportamento de ansiedade.

CONCLUSÃO

A psicanálise foi um processo de conhecimento desenvolvido por Freud tendo como objeto de estudo o inconsciente, que nos leva a compreender que consciente como o inconsciente operam sistemas próprios, impondo a seus conteúdos determinadas formas e que tanto um como o outro tem formas diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com