TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Psicodiagnóstico

Por:   •  4/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 4

conceito de psicodiagnostico: Processo avaliativo, clinico, cientifico e limitado no tempo, atraves do qual elabora-se uma descrição e uma compreensão da personalidade do paciênte para formular recomendações  terapeuticas adequadas

o psicodiagnostico visa identificar: Forças e fraquezas no funcionamento psicologico, com foco ou não na patologia.

O principio clinico do psicodiagnostico: Avalia o sujeito como um todo, a sua proposta é propor um prognostico, então deve considerar o sujeito como unico. Compreender como a psicopatologia se desenvolveu no sujeito é de extrema importancia, pois só vamos saber como descostruir, apos saber como se construiu.

O principio cientifico do psicodiagnostico: Precisa de respostas pontuais que poderão ter um grande impacto, seja ele positivo ou negativo na vida da pessoa.  Então é necessario a criação de recurso  que torne a avaliação mais segura, utilizando instrumentos cientificos, alem disso, os testes trazem conteudos de forma mais natural, evitando manipulação.

O principio limitado no tempo do psicodiagnostico: E um processo que tem inicio,meio e fim, e com encontros estruturados. “o psicodiagnostica esta fora do contexto terapeutico.”

Quando deve usar apenas o psicologo clinico: quando não é necessario outros recursos alem do modelo psicologico, incluindo tecnicas e testes proprios, para concluir ou excluir algo.

Quando compartilhar com o psiquiatra: quando tiver varios objetivos, exceto de classificação simples.

Quando usar a equipe multidisciplinar: em avaliações complexas e inclusas, quando for necessario integrar varios dados interdependentes ( psicologico e fisico).

Fale sobre classificação simples: Comparação da amostra do comportamento do examinado com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes. Levantamento do score e atribuição de uma classificação.

Fale sobre Descrição: Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, descrevendo o que o paciente tem como habilidade ou inabilidade.

Fale sobre classificação nosólogica: As hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos das psicopatologias,identificando se os comportamentos correspondem.

Fale sobre diagnostico diferencia: São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático e/ou dos resultados dos testes para diferenciar alternativas diagnósticas.

Fale sobre avaliação compreensiva: Investigação das características do sujeito (traços de personalidade, habilidades cognitivas), considera o caso numa perspectiva mais global, determinando o nível de funcionamento da personalidade, examinando as funções do ego (especialmente quanto a insight).

Fale sobre entendimento dinamico: Identificação do ambiente do sujeito, relações que ele apresenta. Procura-se entender a problemática de um sujeito, com uma dimensão mais profunda, identificando conflitos e chegando a uma compreensão do caso com base num referencial teórico.” Requer entrevistas muito bem conduzidas”

Fale sobre prevenção: Geralmente quando há a presença de alguns critérios, mas não é possível fechar o diagnóstico, faz-se o mapeamento de sintomas que possivelmente.

Fale sobre prognostico: Faz-se necessário o apontamento das intervenções necessárias para estabilizar um comportamento ou para remissão da psicopatologia, incluindo indicação da abordagem mais eficiente para o caso. “Depende fundamentalmente da classificação nosológica”

Fale sobre pericia forense: A avaliação do psicólogo que determina se há ou não a capacidade do paciente de análise crítica de determinada situação. Fornece subsídios para questões relacionadas ao dolo. Exame criminológico: identifica se o detento está apto ou não para viver em sociedade.

Qual deve ser o comportamento do psicologo: Determinar os motivos do encaminhamento, levantar dados da vida da pessoa, conhecer a historia clinica, levantar hipoteses, estabelecer contrato, usar testes, integrar os dados, comunicar resultado e encerrar.

Quais os passos do psicodiagnostico.

- I. Contato inicial: Contato do paciente demonstrando interesse pelo processo, explicitando o objetivo, geralmente por telefone.

II. Construção da hipótese inicial: Obtém-se através dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e consulta, quando houver, e da escuta ativa do relato do paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com