TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conhecimento físico.

Monografias: O Conhecimento físico.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 5

O conhecimento físico

Segundo Piaget a experiência física e lógico-matemática da criança, é a única forma de construção do conhecimento.

É necessária uma metodologia pré-escolar consciente para que a criança pequena por estar em estágio mais primitivo da construção de sua inteligência em ações com materiais concretos.

Quando nos analisamos na condição de adultos, percebemos que temos dificuldades em trabalhar com conceitos que não abstraímos, por não ter obtido referenciais concretos.

Uma experiência física permite a descoberta de objetos e situações através da “abstração empírica”, que é a informação extraída dos objetos físicos através da observação. Ex.: A criança observa que o ursinho de pano é macio, mole e assim por diante. São informações físicas que a criança abstrai através de seus contatos sensório-motor com o ursinho.

Essa abstração é uma atividade cognitiva onde o individuo aplica as competências de seu estagio evolutivo, obtendo uma leitura de seu mundo.

Há uma interação dinâmica entre as das formas de conhecimento, no conhecimento lógico-matemático se cria relações diferenciadas na assimilação de estímulos do ambiente, para que isso ocorra são necessárias condições internas: quadros lógicos-matemáticos que possam atribuir significados.

Partindo desse raciocínio podemos ver que se o Homem não tivesse realizado ações concretas como amassar, dobrar, arremessar, assoprar, as leis físicas não teriam sido descobertas, e não teria construído a Química, a matemática ou a Biologia.

Concluímos assim que somente quando a pré-escola possuir recursos concretos permitindo a ação real da criança, poderá se afirmar que estará disponibilizando a construção do conhecimento e da própria inteligência.

Recursos concretos são os elementos da natureza como: animais, plantas, flores, pedras, terra. E também materiais de sucata, brinquedos industrializados e até mesmo nosso corpo, são esses recursos que dão a oportunidade para que a criança crie.

A descoberta inteligente dos atributos físicos.

No livro O conhecimento físico na educação pré-escolar, é colocado que a descoberta intuitiva de atributos e leis físicas da criança deve ocorrer na Pré-Escola por dois tipos de comportamentos que agem juntos, são eles:

• Uma mesma ação praticada com objetos diferentes, podendo assim ser modificadas e ajustadas de acordo com as necessidades

• Diferentes ações praticadas também com o mesmo objeto causando assim a possibilidade combinatória entre elas.

Como exemplo podemos falar sobre o fato da criança “apertar” diferentes objetos notando a diferença de consistência entre eles como frutas e blocos de madeira. Além de ações como balançar, cheirar e morder. Entre essas duas ações ocorrerá a abstração das qualidades físicas.

Contudo o objetivo dessas atividades é mostrar para criança diferentes texturas, movimentos e também a parte física principalmente. Podemos colocar outras mudanças na pré-escola para melhorar o trabalho o que há muito tempo era usado como “semana do vermelho”,” semana do quadrado” hoje são resumidas apenas como semana do “vermelho” ou o “quadrado”. E só serão distintos e absorvidos aquilo que a nossa inteligência puder isolá-los.

Atividades e recursos.

Ações perceptivas auditivas

o Área perceptiva: Audição

o Conhecimento físico: intensidade, duração, altura e timbres dos sons.

o Ações: cantar, assobiar, gargalhar, apitar, bater em algo ou com algo, tocar instrumento.

Atividades

• Explorar os sons do corpo: reproduzir sons; “corrente de sons” cada criança reproduz um som e a próxima deverá Reproduzir o que ouviu e criar mais um som;

• Explorar sons da natureza: vento, chuva, trovão; imitar animais;

• Jogos de reconhecimento da direção do som: gato mia;

• Pareamento de sons: latinhas com conteúdos diferentes;

• Exploração com sucata: potes de Danone; palito de sorvete.

Ações perceptivas gustativas e olfativas

o Área perceptiva: olfato e paladar

o Conhecimento físico: odores e sabores

o Ações: cheirar, provar, mastigar, beber, comer.

Atividades

• Características aromáticas: flores, temperos, frutas;

• Identificar objetos pelo cheiro;

• Identificar objetos iguais a partir de seu odor (colocando os itens dentro de recipientes que não tenha identificação pela visão);

• Identificação gustativa: com alimentos salgados, doces, amargos, azedos.

Ações perceptivas táteis

o Área perceptiva: tato;

o Conhecimento físico: forma, tamanho, espessura, textura, peso, temperatura;

o Ações: apertar, tocar, pisar, morder.

Atividades

• Jogos de adivinhação: dentro de um saco colocar diversos objetos, senti-lo e descrevê-lo para que os amiguinhos descubram o que é; Parear objetos através do toque: lixas de diferentes texturas; peso através de recipientes com areia, pedra;

• Caminhar descalço sobre texturas: seco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com