TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cuidado

Por:   •  11/6/2018  •  Abstract  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

I. Plano de Aula: Data: 18 de outubro de 2017

II. Dados de Identificação:

Professor (a):Sandra Lima

Disciplina: Psicologia Aplicada a Enfermagem

Turma:

Período: 2017.2

III. Tema: Cuidado

“Cuidar do corpo de alguém”, dizia um mestre do espírito, “é prestar atenção ao sopro que o anima”.(Boff,1999).É o cuidar do outro e das relações na sua singularidade pois somos únicos.

O cuidado visto como uma atitude ética em relação a si e aos outros levariam a inclusão de um todo maior, da sociedade, do meio ambiente, do respeito às pessoas (BOFF, 2005). Uma atitude; um sentimento; uma necessidade; um processo; uma ação; uma presença; o cuidado abrange dimensões teórico-filosóficas e, desta forma, torna-se difícil conceituá-lo. Boff,r afirma que o cuidado significa desvelo, solicitude, zelo e atenção. Essas são definições que aproximam a característica humana do cuidado. O fato é que o cuidado humano é essencial, pois sem o cuidado não haveria vida.

Quando Waldow,(1998) afirma que Cuidar visa aliviar o sofrimento, manter a dignidade e facilitar meios para manejar com as crises e com as experiências do viver e morrer . Demonstra o quanto o trabalho do profissional de saúde , se torna complexo, pois cada ser humano reagi as ações de forma diferenciada, levando o profissional de enfermagem busca uma visão abrangente e direnciada para o cuidado e o cuidar.

Ao afirma que a compreensão do cuidar pela enfermagem modifica a visão sobre o ser cuidado que deixa de ser mero objeto receptor de procedimentos e técnicas e assume a perspectiva de sujeito-ator, com capacidades para pensar, decidir, agir e transformar, Waldow (1998) reforça a necessidade de uma abrangência de percepção e conhecimento sobre o cuidar e o ser cuidado.

De acordo com , Silva e Damasceno (2005) afirmam que “... o cuidado de enfermagem é um complexo de ações com vistas ao suprimento de necessidades circunstanciais das vastas manifestações humanas dos pacientes...” ou seja as ações precisam estar voltadas para o cuidado em relação a pessoa e as suas singularidades.

IV. Objetivos:

Objetivo geral:

Reconhecer a importância do cuidar para área da saúde, objetivando a melhoria do padrão da assitência na enfermagem, considerando a singularidade de cada pessoa.

Objetivos específicos:

Refletir sobre a importância do papel do Técnico em Enfermagem no cuidado ao paciente.

Oportunizar ao aluno através de estudos teóricos o conhecimento sobre a visão do cuidar de forma anbrangente ao ser o humano e sociedade .

Adquirir habilidades ,iniciativa de identificar situações de risco e intervir de forma diferenciada através da visão do cuidar.

Facilitar o entendimento entre o teórico-prático do aluno para o desenvolvimento de habilidades profissionais , sensibilizadas diante do outro.

V. Conteúdo:

Entendendo o cuidar enquanto objeto da Enfermagem

Cuidar e curar representam as mesmas atitudes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com