TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENHO COMO LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  3/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.197 Palavras (9 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

CURSO: PEDAGOGIA 3º SEMESTRE

O DESENHO COMO LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

SANTOS 2019.

RESUMO

O avanço da Educação Infantil é fundamental para quem atua na área da Educação, principalmente a Educação Infantil. O amplo conhecimento, a dedicação e compreensão das fases no desenvolvimento infantil. Uma fase tão importante na Educação infantil é a linguagem expressiva (desenho), mas pouco explorada. Através do desenho a criança se manifesta, reproduz o que vivencia no que esta ao seu redor, se comunica, desenvolve habilidades, supera desafios. Desenhando, a criança interage com uns com outros, expressa seus pensamentos, ideias, suas fantasias, seus medos, suas alegrias, suas tristezas.

O principal objetivo deste trabalho é compreender através da teoria ministrada em sala de aula, a importância das fases da produção gráfica (desenho), e bem como sua evolução na educação infantil, quais benefícios e como o professor é importante como instrumento mediador nesta fase, assimilando o conteúdo com os resultados obtidos na pesquisa e nos desenhos feitos por crianças com a faixa etária  de 03 até 15 anos de idade, bem como explicaremos cada fase a partir do desenho ilustrado. Respeitando as limitações de cada criança e bem como seu entendimento na sua idade e também com a devida autorização por parte dos pais para mostrar aqui os desenhos.

Palavras-chave: Aprendizagem. Educação Infantil. Desenho.

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 4

2.DESENHO COMO SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO 5

2.1.Fases do grafismo segundo LOWENFELD6

3.CONSIDERAÇÕES FINAIS8

4.REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

5. ANEXOS...10


  1. INTRODUÇÃO.

A educação no geral, antigamente não dava tamanha importância para o desenvolvimento e a formação da criança. Aos poucos com estudos sobre a Educação Infantil as teorias da psicologia foram ganhando espaço e estudiosos começaram a ter uma ampla visão sobre a construção e desenvolvimento cognitivo desde o nascimento até seu desenvolvimento depois de adulto. O RCNEI (1998) é o que instrui o profissional da educação com base dos parâmetros elaborados pelo Ministério da educação segundo a Lei, cita sobre esse desenvolvimento infantil:  

A criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca. A criança tem na família, biológica o não, um ponto de referência fundamental, apesar da multiplicidade de interações sociais que estabelece com outras instituições sociais. RCNEI, 1998. Vol 1. Pág 21.

Falar sobre a formação e desenvolvimento do caráter do ser humano não é uma tarefa fácil, a Psicologia estuda diversas fases que ajuda na evolução do desenvolvimento humano. O desenho é uma das fases que compõe parte deste desenvolvimento, pode-se dizer que o desenho é a forma da criança se expressar, é o processo da necessidade tão importante que a criança tem que passar. O papel do professor em sala de aula é compreender, observar, estimular e ter uma visão ampla de uma criança quando se expressa através de desenhos. Desenhar para uma criança não é apenas um desenho, mais sim a forma dela se comunicar, é uma linguagem. O desenho faz com que a criança descubra o melhor de si, suas habilidades são desenvolvidas.  

Para uma definição mais ampla de desenho, pode-se dizer que é arte que utiliza essa técnica de representação. Já para a Educação Infantil é forma da linguagem e expressão. Segundo PIAGET (1971), o desenho como ser criado a partir de um traçado, nesta fase inicial obtém o desenho a assimilação. A criança através do desenho expressa tudo o que está ao seu redor. Toda criança em algum momento pede papel para desenhar, buscar instrumentos para praticar a arte, expressa suas ideias, vontades, se não tiver um papel, faz na parede, nos móveis, na mão, no pé, se não tiver lápis, usa um graveto, um giz, uma tinta. Por isso a importância do desenho infantil, mostra o grau da maturidade que a vive, da sua parte emocional e afetiva, como esta se desenvolvendo a sua parte motora e cognitiva.

  1. DESENHO COMO SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO.

Para autores estudiosos, o desenho infantil (grafismo infantil) foi um dos temas abordados. Pode-se citar FLORENCE DE MÉREDIEU, JEAN PIAGET, LUQUET, VICTOR LOWENFELD E LEV VYGOTSKY. O grafismo para estes autores tem várias fases e etapas que são comuns conforme a criança se desenvolve. Desde o rabisco sem intenção até o desenho completo é representado como um sistema semiótico feito pela criança. PIAGET, fala que a criança consegue ver além de um desenho, mais que sabe, no desenho ela consegue elaborar objetos e eventos, por isso a importância de conhecer e estudar o processo do desenho, juntamente com o que a criança transmite. Em cada estágio, o desenho assume um caráter próprio. Estes estágios definem maneiras de desenhar que são bastante similares em todas as crianças. LUQUET (1969) se interessou pelo desenho infantil, fazendo um analise cognitiva sobre o mesmo. O autor buscou fatos e respostas para o que estudava como o que e como a criança desenhava, e o que aquele desenho representava para ela. Com os erros e imperfeições no desenho, associou que a falta de atenção e a falta de experiência, afirmando que existe uma ação natural e voluntária para o realismo.

 LUQUET classificou quatro estágios do desenho infantil: O realismo fortuito, realismo fracassado, realismo intelectual e realismo visual.

Realismo fortuito é o período de 2 anos e é o famoso rabisco. A criança traça sem noção do que está fazendo, e passa a nomear seu desenho.

Realismo fracassado: é o período de 3 a 4 anos, já descobriu a forma- objeto, já sabe sua identidade, a criança reproduz a forma do desenho, é também a fase de fracassos e sucessos parciais.

Realismo intectual: é o período de 4 aos 12 anos, é caracterizado por  a criança desenhar aquilo que sabe, já com a personalidade formada é o principal estágio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (160.1 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com