TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM NOVO OLHAR SOBRE O DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  11/11/2018  •  Artigo  •  7.624 Palavras (31 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 31

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

LUCIANA GOMES GASTALDI

UM NOVO OLHAR SOBRE O DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CARIACICA/ ES

2016


LUCIANA GOMES GASTALDI

UM NOVO OLHAR SOBRE O DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de graduação em pedagogia da Faculdade Multivix Cariacica, como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia.

 

Profª orientadora: Ma. Angela do Nascimento Paranha de Oliveira.

CARIACICA/ ES

2016


UM NOVO OLHAR SOBRE O DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 Luciana Gomes Gastaldi[1]

Marcleide Amaral Pereira[2]

Angela do Nascimento Paranha de Oliveira[3]

RESUMO: A escolha do tema deste artigo foi motivada pelo fato de que, durante nossos estudos no Curso de Graduação de Pedagogia, muito se falou sobre a importância de valorizar e trabalhar, de forma intencional, as várias linguagens da criança, incentivando sua autonomia e a expressão de desejos e ideias. Considerando o desenho uma dessas linguagens, acreditamos, devido nossas observações e experiência com a Educação Infantil, que o desenho é, muitas vezes, considerado “perda de tempo” em vista dos outros conteúdos “mais importantes” ou simples “passatempo” pelos professores, que usam o desenho como forma de aquietar as crianças entre uma atividade e outra. Ao contrário, o desenho é de extrema importância para o desenvolvimento cognitivo, social, psicológico e motor da criança, além de ser uma atividade que proporciona prazer ao indivíduo. Quando desenha, a criança está expressando ideias, sentimentos e sua visão sobre o mundo que a cerca, paralelamente, o desenho proporciona avanços cognitivos, à medida que várias estruturas, como a construção do pensamento, vão se aprimorando. Por este motivo, o desenho deve ser explorado de forma intencional pelos professores de Educação Infantil, na busca pela aprendizagem e o desenvolvimento integral do sujeito.    

PALAVRAS - CHAVE: Desenho. Educação Infantil. Intencionalidade. Desenvolvimento. Criança.

  1. INTRODUÇÃO

A escolha do tema deste artigo foi motivada pelo desejo de se pesquisar sobre um assunto de relevância, mas que, muitas vezes, é considerado inútil ou obsoleto perante os outros temas “mais revisitados” na educação. O desenho é uma forma de linguagem, que surgiu paralelamente à aparição do homem na terra e serve como forma de comunicação, expressão de ideias e sentimentos. Segundo Iavelberg e Menezes (2012, p.660) “a questão de como a criança aprende a desenhar não costuma receber muita atenção da pedagogia, não obstante o desenho infantil seja tema recorrente na história do pensamento pedagógico.”

Falar sobre o desenho exigiu pesquisa e observação atenta da realidade atual da educação, onde foi possível averiguar que muitos educadores não utilizam o desenho em suas práticas pedagógicas ou porque não compreendem a importância deste instrumento para o desenvolvimento de diversas habilidades, não apenas motoras, mas também sociais e cognitivas ou ainda, porque estão impregnados por rígidas práticas, que desconsideram o papel do aluno como protagonista do próprio aprendizado.

Influenciados pela pedagogia tradicional, muitos docentes ainda consideram o desenho infantil sem importância priorizando outros conteúdos que, para eles, são mais importantes, tais como aprender a ler e escrever. Outros o utilizam como passatempo entre uma atividade e outra, esvaziando esta atividade de intencionalidade e planejamento. Deste modo, as manifestações artísticas são há muito tempo, desconsideradas em sala de aula, tolindo a criatividade e a imaginação dos indivíduos. Assim, muitos alunos ainda passam dias colorindo desenhos prontos por se acreditar que não são capazes de expressar-se por meio das próprias produções artísticas e necessitam copiar os modelos fornecidos pelos adultos.  

Em dissonância para com o entendimento exposto, acreditamos que o desenho necessita ser considerado como ferramenta de grande importância para o desenvolvimento do indivíduo, que pode e deve perpassar o trabalho nos diversos eixos de aprendizagens,  pois contribui para a construção do pensamento, para as manifestações de ideias e para a representação da realidade vivenciada pelo indivíduo, além de ser uma atividade lúdica e prazerosa.

Ao representar os objetos do mundo, a criança constrói também representações mentais que mobilizam todos os sistemas perceptivos. Por isso, o ato de desenhar não pode ser coadjuvante na Educação Infantil, porque ocupa um lugar relevante em seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Aprender a desenhar é tão importante quanto aprender a falar ou escrever, já que o desenho é um modo de representar externamente a construção interna das estruturas espaciais, que resultam de uma interação com o real. (IAVELBERG, 2013, p. 2)

Segundo o Referencial Curricular Nacional (1998), o desenho se constitui como linguagem e deve ser estimulado na Educação Infantil. As crianças pequenas necessitam deixar sua marca no mundo e o fazem de forma espontânea e natural. Paralelamente, desenhar movimenta diversas outras engrenagens que contribuem para o desenvolvimento desde os primeiros anos de vida.

Para tal, é necessário que o desenho apareça intencionalmente no planejamento diário do professor e que este conheça as características de cada  (de todas as )fases do desenho infantil a fim de propor atividades onde os alunos poderão efetivamente construir o conhecimento, em vez de simplesmente reproduzir velhos conceitos e padrões.

O presente artigo pretende discorrer sobre a relação entre o desenho e o desenvolvimento humano e sua contribuição ao longo da história da humanidade, bem como a importância dos professores de Educação Infantil abandonarem concepções tradicionais da educação para fazer da sala de aula um espaço de construção do conhecimento e de desenvolvimento da capacidade criadora, sempre por meio de atividades planejadas com intencionalidade.

Espera-se, ao final deste trabalho, que os professores de Educação Infantil reflitam sobre a própria prática, avaliando suas concepções de educação e sobre a forma como estão utilizando o desenho em sala de aula e qual função estão dando para esta atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.6 Kb)   pdf (544.1 Kb)   docx (295.4 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com